Krishna - Artigo IV



Autor Erick Schulz
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 6/11/2008 7:17:31 PM
Mas Árjuna queria saber qual é o destino do homem depois de sua morte..... Se tivermos de obedecer sempre a mesma ordem?.... Ou podemos escapar deste destino?....
Jamais escapamos da lei suprema e obedecemos a ela sempre.... Disse Krishna, eis aqui o mistério dos renascimentos. Como as profundidades do céu se abrem aos raios das estrelas, assim as profundidades desta vida se iluminam a luz desta verdade. E Árjuna continuava perguntando sobre os mistérios da reencarnação, pelas leis que governam nossa matéria, as trigunas (Satwa, Rajas e Tamas). Quando Krishna pressentiu esse profundo momento de interesse de Árjuna sobre os mistérios da vida, Krishna aproveitou o momento e concluiu: “Escuta, um grandessíssimo e profundo segredo, o mistério soberano, sublime e puro. Para se alcançar a perfeição, tem que se conquistar a ciência da unidade (síntese ou yoga), que está acima da sabedoria; há de elevar-se ao Ser Divino que está acima do ATMA, sobre a própria inteligência. Mas este Ser Divino, este amigo sublime, está em cada um de nós. Porque Deus reside no interior de todo homem, mas poucos sabem encontrá-lo. E é esta a via de salvação”.
Uma vez que hajas pressentido ao ser perfeito que está sobre o mundo e em ti mesmo, decide-te abandonar o inimigo, que toma a forma do desejo (por coisas materiais). Domina vossas paixões. Os gozos que procuram os sentidos são como as matrizes dos sofrimentos que hão de vir. Não faça somente o bem: SEJA BOM...... Renuncie ao fruto de vossas obras, mas que cada uma de vossas ações seja como uma oferenda ao Ser Supremo. Aquele que se rende à Deus, alcança a perfeição. Unido espiritualmente, alcançarás esta sabedoria espiritual que está acima do culto das oferendas, e sente uma felicidade divina, porque aquele que encontra em si mesmo sua felicidade, seu gozo e ao mesmo tempo também sua luz, é UM com DEUS. .. e sabendo a alma que tenha encontrado à Deus, estará liberta dos renascimento e da morte, e beberá a água da imortalidade.
Deste modo, Krishna explicava sua doutrina a seus discípulos e pela contemplação interna, os elevavam pouco a pouco as sublimes verdades que se haviam revelado sob os relâmpagos da visão direta. E assim aconteceram vários ensinamentos aos discípulos de Krishna. Todos ficavam sempre muito embevecidos com suas palavras e discursos. Aqui eu diria: leia o Gita, com todo o seu coração e discernimento átmico, pois Nele está contido toda a beleza da vida, na sua mais profunda verdade, que somos todos nós. Depois de haver instruído a seus discípulos no monte Merú, Krishna foi com eles até as margens do rio Ganges, para converter o povo. Entrava nas cabanas, e se detinha com as palavras. Ao entardecer, nos arredores das aldeias, a multidão se agrupava ao seu redor. O que pregava ao povo era a caridade ao próximo. Ele dizia: “O mal que praticamos aos nossos próximos, nos perseguem como nossa sombra do corpo”. As obras que tem como base o amor ao próximo, são as que devem ser ambicionadas pelo justo, pois serão as que pesam mais na balança celeste. Se acompanhares os bons, teus exemplos serão inúteis; não temas em viver entre os maus, para conduzi-los até o bem.
Quando os semi-sábios, os incrédulos, lhe pediam explicações sobre a natureza de Deus, respondia com sentenças como esta: “A ciência do homem é vã; todas suas boas ações são ilusórias quando não sabe relacioná-las a Deus; somente Deus pode compreender Deus..... Não eram essas as únicas coisas novas de seus ensinamentos; embelezava e arrastava a multidão, sobre tudo que dizia de Deus vivo, de VISHNU. Ensinava que o Senhor do universo havia encarnado mais de uma vez entre os homens; se havia manifestado sucessivamente nos sete rishis (mestres ascencionados), em Vyasa (também mestre Ascenso), e em Vasichta, e se manifestaria de novo.
Mas Vishnu, gostava de falar através dos humildes: de um mendigo, através de uma mulher arrependida, de uma criança... Por meio dos exemplos mencionados e tantos outros, Krishna predicava o culto à Vishnu. O renome do profeta do monte Meru se difundiu pela Índia. Nesta ocasião, o velho Nanda já havia morrido, e suas duas filhas que Krishna amava viviam separadas. Saraswati, irritada pela partida de Krishna, havia buscado recompensa em um casamento com um homem de casta nobre, que se apaixonou por sua beleza, mas em seguida a repudiou e a vendeu a um comerciante. Tempos depois, voltou a sua cidade natal a procura de sua irmã; esta não tinha se casado, e vivia com um irmão como sua servente. Saraswati contou toda sua estória para a irmã, e esta lhe disse que somente Krishna poderia salvar-lhe. Explicou a irmã que ELE tinha se tornado Santo, um grande profeta, e que Ele vivia pregando ao redor do Ganges. Então resolveram ir ao encontro DELE. Krishna se dispôs a ensinar sua doutrina aos guerreiros, porque por turnos predicava aos monges, também aos homens da casta militar e ao povo. Aos monges ensinava, com a calma da idade madura, as verdades profundas da ciência divina; entre aos Rajás celebrava as virtudes guerreiras e familiares com o fogo da juventude; ao povo falava, com a sensibilidade da infância, de caridade, de resignação e de esperança.
Logo as duas irmãs se encontraram com o Mestre, e foram por Ele reconhecidas como suas seguidoras, e as nomeou como Saraswati sendo sua seguidora da fé, e Nichdali como sua seguidora do amor. Kansa reinava ainda em Madura. Depois do assassinato de Vasichta, o rei não havia encontrado paz sobre seu trono. Nysumba, esposa de Kansa, Também se rendeu ao fracasso, e só pensava em seus poderes perdidos. O rei ainda inconformado mandou outra tropa de soldados até as margens do Ganges, com a finalidade de persuadirem Krishna, para levá-lo à presença do rei. O Mestre muito intuitivo, logo percebeu a intenção, e muito inteligentemente, pediu um tempo aos soldados e antes de irem ao rei, começou a falar do Rei do Mundo, Mahadeva. Claro, aí vocês já podem imaginar, Krishna conquistou a todos, e sendo assim não O levaram até a presença de Kansa.
Inconformado, Kansa voltou para pega-lo com mais soldados de sua confiança, mas com a convicção de que não iriam ouvi-Lo....... Tudo em vão...... Mais uma vez Krishna encanta a todos. Nesta altura Ele já estava sendo chamado até de Mago. Kansa triplicou sua guarda, e mandou colocar cadeados em todos os portões do palácio. Certo dia ouviu um grande ruído na cidade, gritos de alegria e de triunfo. Os guardas lhe trouxeram a noticia de que era Krishna que entrava em Madura, e que todo o povo rompia suas portas para recebê-Lo. E tudo isto era fato: Entrou sob uma chuva de guirlandas de flores; todos o aclamavam; todos O saudavam como vencedor da serpente, o herói do monte Meru, mas acima de tudo ao profeta de VISHNU.
Seguido de brilhante cortejo e saudado como um libertador pelo povo, Krishna se apresentou ao rei Kansa e sua mulher, lhes dizendo que apesar de merecerem castigos pêlos seus erros, por um reinado de injustiças, ainda assim Ele não iria lhes conferir a morte, pois queria mostrar aos seus seguidores que não é matando que se reequilibra um mal feito, e sim triunfando sobre seus inimigos.
continua no artigo V ...









Erick Schulz - Vice Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, Diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e Emissário Instrutor da Milenar Escola Iniciática Hindu Suddha Dharma Mandalam. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |