Menu
Somos Todos UM - Home

Labirintos do passado

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Flávio Bastos

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 25/06/2008 21:35:23


"Pois nada há de oculto que não se torne manifesto, e nada em segredo que não seja conhecido e venha à luz do dia".
Lucas

O termo "corromper", conforme o Dicionário da Língua Portuguesa, significa "apodrecer, adulterar, depravar, perverter, subornar". Não bastasse essas definições, o mesmo dicionário conceitua corrupção como "devassidão".

A Organização Mundial de Saúde estabeleceu na sua classificação dos transtornos do comportamento, os seguintes critérios para o diagnóstico de "anti-social":
a) A indiferença insensível pelos sentimentos alheios;
b) Incapacidade de experimentar culpa;
c) Propensão marcante para culpar os outros ou para oferecer racionalizações plausíveis para o comportamento em conflito com a sociedade.

O caráter anti-social independe da posição social do indivíduo, basta observarmos uma recente descoberta que chocou a opinião pública européia. Baseado em denúncia, a investigação policial encontrou uma série de irregularidades médicas que vinham ocorrendo na "Clínica do Horror" como apelidou a imprensa italiana, desde extração de órgãos até mutilações de mamas. Situações em que foi comprovado que não seriam necessários tais procedimentos cirúrgicos.

O noticiário nacional esta repleto de informações sobre corrupção envolvendo políticos, funcionários públicos, empresários e profissionais liberais. Muitas destas pessoas quando concluiram o curso de formação, fizeram o juramento de bem servir à sociedade brasileira.

Os maus exemplos se multiplicam em todas as esferas das sociedades, sejam realidades sociais de primeiro, segundo ou terceiro mundo. Mas o que estimula essas pessoas a agirem voltadas para interesses próprios em que a síntese do comportamento é a marcante indiferença e insensibilidade com os sentimentos dos outros?

Numa linguagem simplificada, estamos falando de "egoísmo" e ausência de sentimentos de culpa ou de autocrítica, onde o patrimônio público é colocado a serviço de interesses privados e em detrimento da sociedade. Uma verdadeira inversão de valores...

Sabemos que o espírito quando reencarna na Terra, traz consigo traços de caráter formados no decorrer de outras vidas. Somos um somatório do que viemos sendo vida após vida e, quando aqui chegamos, temos a oportunidade através da educação transmitida pelas figuras referencias da infância (pai, mãe ou substitutos) de transformarmos traços negativos de caráter em traços positivos. observa-se nesse sentido, a extrema importância dos pais em relação à responsabilidade na educação de seus filhos...

Quando na infância, os filhos não encontram o respaldo positivo de seus pais, eles tendem a fracassar e a realçar os mesmos traços de caráter que os acompanham há séculos. Na falta de valores éticos, morais e espirituais que poderiam transformá-los para melhor, ocorre o que observamos acontecer na sociedade atual em que o dicionário definiu no início deste artigo.

Portanto, o transtorno de personalidade anti-social explica-se pela ausência de valores não herdados pela educação, e pela continuidade de um padrão comportamental em que o indivíduo vem apresentando através de sucessivas vidas. A confusão que hoje observamos quando tentamos analisar o comportamento do corrupto ou do corruptor, está no desconhecimento que temos do verdadeiro e profundo significado da educação enquanto base transformadora de consciências, onde os valores espirituais devem ocupar "cadeira cativa" nesse processo.

Pelo outro lado da questão, estamos ingressando em um tempo em que as manifestações do psiquismo humano não são atribuídas apenas ao que a pessoa absorveu das experiências infantis. Cada vez mais as pesquisas do inconsciente avançam para a necessidade dos psicoterapeutas adquirirem por intermédio da atualização e reciclagem de conhecimentos, a atenção flutuante entre as realidades dimensionais do paciente.

A psicoterapia, assim como a regressão à fase infantil ou à situação intra-uterina, têm demonstrado, sem sombra de dúvidas, que o foco do tratamento direcionado à infância do indivíduo é extremamente importante. No entanto, não basta, porque falta o complemento que diz respeito à investigação do inconsciente em relação à(s) vida(s) passada(s). É com a atenção flutuante no sentido das manifestações do inconsciente em consonância com a realidade interdimensional do ser, que o psicoterapeuta apura a sua percepção para distinguir o conteúdo infantil do conteúdo de origem remota, principalmente quando os dois se misturam exigindo do profissional a busca do "fio da meada" que encontra-se perdido nos labirintos do passado.

Resumindo: os problemas que assolam o ser humano, entre estes as doenças, passam pelo desconhecimento do profundo significado do exercício do amor em nossas vidas. A prática do bem - é o que todas as religiões cristãs nos informam - é o ponto de partida para a cura e a auto-cura de todos os males que afligem o indivíduo concebido na sua integridade bio-psico-espiritual.

Somente passaremos a entender as patologias mentais quando encontrarmos as suas origens misturadas entre passado recente e pretérito remoto do indivíduo, pois são cada vez mais evidentes as relações entre ambas ao apontarem as sintonias que formam o padrão comportamental que acompanha tais desequilíbrios.

O confuso psiquismo dos considerados "anti-sociais", sejam eles os corruptos de "colarinho branco", os profissionais da "Clínica do Horror" que lucraram com as desnecessárias cirurgias, ou os criminosos de alta periculosidade que encontram-se nos presídios, só será devidamente esclarecido à luz da ciência, quando a mesma admitir a imortalidade do espírito. A partir desta abertura, uma luz intensa impulsionará a expansão da consciência humana rumo aos esclarecimentos a respeito dos estados de desequilíbrio em intrínseca relação com a verdadeira história do indivíduo.


Psicanalista Clínico e Interdimensional.
flaviobastos




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa