Menu
Somos Todos UM - Home

LADO SOMBRA - MEDIDAS PROFILÁTICAS

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor João Carvalho Neto

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 7/7/2005 5:47:53 AM


Fiquei muito contente com o resultado do meu primeiro texto publicado no site Somos Todos Um – “O Lado Sombra”. Por conta desse sucesso recebi diversos e-mails com comentários, perguntas e sugestões. Dentre essas, alguns leitores pediram que desenvolvesse mais o tema da profilaxia e do tratamento do tema em questão. Partindo do pressuposto de que a definição do conceito “lado sombra” já está desenvolvida no artigo anterior, passemos então a refletir sobre como podemos prevenir ou lidar com a existência de aspectos inconscientes de nossa personalidade, mas que governam nossos pensamentos e atitudes.

Primeiramente, temos que estabelecer, talvez para a decepção de muitos, que não é possível evitar o desenvolvimento do lado sombra, já que ele surge como um processo natural do psiquismo, a partir da infância, e tem funções defensivas importantes quanto a características nossas com as quais o Ego não consegue lidar e que, por isso mesmo, mantém em regime de repressão. É necessário esclarecer que quando dizemos que o lado sombra encontra-se reprimido nos aproximamos de uma definição freudiana dos conteúdos inconscientes, enquanto que o conceito “lado sombra” compõe a teoria psicanalítica de Jung. Contudo, a diferença principal fica quanto à origem de sua constituição que para Jung seria um arquétipo primordial absorvido do inconsciente coletivo pelo psiquismo humano, enquanto os conteúdos reprimidos, para Freud, seriam fruto das experiências infantis que foram transferidas para o inconsciente por não serem suportadas pelo Ego. Em ambos os casos, continuamos a ter, ao longo da vida, complexos emocionais estruturados na mente que, muitas vezes, ganham autonomia.

Assim, não existem medidas profiláticas para impedir o surgimento do lado sombra. O que falamos no texto anterior é sobre medidas profiláticas para sermos felizes, ou seja, impedir que o lado sombra ganhe autonomia e passe a governar nossas vidas mesmo à nossa revelia.
Nesse sentido, a profilaxia para o alcance da felicidade corresponde à terapia para a elaboração do lado sombra.

A palavra elaboração ganha um sentido especial quando tratamos de conceitos psicanalíticos transpessoais. Elaborar significa refletir verbalizando uma emoção para que, na instância do Ego, sejam apreciados os prazeres e desprazeres em jogo, ou seja, nossa sujeição aos desejos inconscientes ou nossa necessidade de adaptação às exigências da realidade exterior a fim de que o resultado final possa ser utilizado como produto de experiência para o amadurecimento da alma.

Vamos tentar traduzir melhor a idéia. Todos os conteúdos inconscientes ficam registrados sob sua forma simbólica e não verbal. Dessa maneira, para os trazermos à atividade reflexiva do Ego consciente é preciso dar-lhes uma forma concreta e verbal. Aí se inicia a elaboração. Só que alguém já deve estar se perguntando: se o conteúdo é inconsciente e eu não o conheço como trazê-lo à luz da razão?

Certamente que os conteúdos inconscientes não podem ser observados diretamente, mas o podem indiretamente pelos sintomas que eles produzem. Esses sintomas vão desde atos falhos (erros de linguagem como chamar a esposa de mãe, o marido de filho), passando por cargas emocionais despropositadas que aplicamos em determinadas situações, por repetições de nossos discursos, naquilo que criticamos nos outros (que funcionam muitas vezes como um espelho de nós mesmos), pelos conteúdos dos sonhos, tiques nervosos e até sintomas físicos reais como dores e disfunções orgânicas. Através de um estudo detalhado desses comportamentos podemos retornar às origens das pulsões que os produzem concluindo sobre os conteúdos guardados no inconsciente.

Diante desses conteúdos é preciso refletir sobre quais as motivações que nos levaram a reprimi-los, ou seja, que conceitos equivocados sobre nós mesmos tentamos manter e que são ameaçados caso esses conteúdos sejam conhecidos. Essa clarificação proporciona a percepção exata de nossos mais profundos desejos muitas vezes altamente censuráveis pelo Ego e que evitamos enxergar. Disso, surge uma outra questão: que imagem nós desejamos manter para o mundo exterior? Uma imagem que, apesar de irreal, traz alguma forma de gratificação.
Todas essas reflexões vão clarificando a visão que temos de nós mesmos, tornando nossos pensamentos e decisões mais conscientes e próximos da realidade.

Contudo, mesmo aí o lado sombra ainda não está passível de controle. Somente a experiência do cotidiano em que vamos confrontando nossos comportamentos mais espontâneos com a compreensão de nossa mente é que, entre erros e acertos e pouco a pouco, o caminho de nossa libertação vai surgindo.

É difícil? Exige paciência e perseverança? Certo que sim, mas vale a pena. Qualquer esforço valerá sempre a pena quando nos mostre a verdade. Aliás, como disse Jesus: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Somente a verdade nos conduz à felicidade ainda que seja necessário derramar lágrimas para que lavemos nossas almas.

João Carvalho Neto
Psicanalista
Autor do livro “Psicanálise da alma”

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 21


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor João Carvalho Neto   
Psicanalista, Psicopedagogo, Terapeuta Floral, Terapeuta Regressivo, Astrólogo, Mestre em Psicanálise, autor da tese “Fatores que influenciam a aprendizagem antes da concepção”, autor da tese “Estruturação palingenésica das neuroses”, do Modelo Teórico para Psicanálise Transpessoal, dos livros “Psicanálise da alma” e “Casos de um divã transpessoal"
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa