Leis Universais, Cap. 19



Autor Geraldo de Souza
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 8/9/2011 4:46:51 PM
Comentário final:
Segundo os pitagóricos, tudo, no nosso contexto, é regido por dez leis, cada uma representada por um número respectivo, as quais eles denominavam "Mãe de Todas as Coisas". O estudo das mesmas permite um melhor entendimento sobre a natureza das coisas, dos seres, dos eventos que compõem o mundo em que vivemos. A partir daí, é possível ainda se chegar a inúmeros enunciados, tomando-se por base a combinação dos significados, conforme veremos mais adiante.
As leis são as seguintes:
1 – Lei da Unidade: a unidade, referente a cada e a todo ente criado. Há um leitor como ele mesmo, uma tela do computador como ela mesma, e nenhuma outra pode ser igual, ou seria a própria.
2 – Lei da Oposição: se refere às oposições que compõem uma unidade. Qualquer unidade finita é fruto da oposição entre ato determinante e potência determinável. A partir daí desenvolvem-se as demais, em diferentes categorias, relativas a cada ente.
3 – Lei da Relação: a relação entre os opostos, necessária para o surgimento de uma unidade - pois, como exemplo principial, algo só pode ser determinável se houver a ação do determinante - para sua manutenção, e mesmo, como se verá mais adiante, sua corrupção.
4 – Lei da Reciprocidade: para que se estabeleça uma relação, é necessário haver reciprocidade entre os opostos. Esta está condicionada à natureza de cada um dos opostos, onde se observa a eficácia do que está atuando, somada à eficácia daquele que é determinado, tendo-se em conta ainda a natureza da resistência por este empregada. Esta lei é a simbolizada pelo Yin-Yang (o primeiro predominantemente passivo-ativo, o segundo predominantemente ativo-passivo).
5 – Lei da Forma: expressa a disposição das proporções intrínsecas, como resultado da maneira como os opostos interatuam numa determinada unidade.
6 – Lei da Harmonia: representa harmonia intrínseca e com o meio (neste caso, formando séries, sistemas, ou seja, outras categorias de unidade), necessária para a preservação do ente. As relações harmônicas se dão dentro de uma normal relativa àquela totalidade, segundo seu interesse.
7 – Lei da Evolução: resulta da oposição aplicada à lei anterior, ou seja, onde há harmonia, pode haver desarmonia (externa ou intrínseca). As relações de oposição destes aspectos podem provocar mutações substanciais, que podem vir a acarretar o rompimento da harmonia anterior. Neste caso ocorrem mutações, pois o ser integra-se a uma nova harmonia.
8 – Lei da Superação: é a assunção, ou seja, quando um ente perde sua natureza anterior por razões desarmônicas intrínsecas e/ou extrínsecas e assume nova conformação, passando a compor uma nova unidade. Vale destacar que isto só pode ocorrer (assim como na lei anterior) dentro dos limites da potência determinável correspondente.
9 – Lei da Integração: representa idéias como as da salvação e da ressurreição, ou seja, é observada quando um ser salta para uma nova forma evolutiva, um estágio superior, depois de retirado do ciclo da evolução. Integra-se então no Todo (universalidade cósmica), que não se desnatura apesar da dinamicidade de seu conteúdo.
10 – Lei da Unidade Transcendente: as coisas integradas no Todo seguem então a direção do Bem que lhes transcende, à Unidade que é origem e fim de todas as coisas, o Ser Supremo.
A combinação pode se dar com dois algarismos (Leis Diádicas), três (Leis Triádicas), etc. e pode-se chegar a enunciados como estes:
"Em toda unidade... encontramos uma reciprocidade";
178 – "O cumprimento do ciclo evolutivo de uma forma é simultâneo ao advento de uma nova transformação e ao surgimento de uma nova forma".
As leis aqui apresentadas constituem o que os pitagóricos conheciam por "Tétrada Sagrada", também chamada de "Década Sagrada", tendo em vista o resultado da soma dos quatro primeiros números:
1 + 2 + 3 + 4 = 10.
Textos: "Planeta Editora"









CONSULTAS AGENDADAS: REGIOES DE SANTO AMARO E INTERLAGOS... (SAO PAULO-SP). *TERAPIA DE PSICANÁLISE, ABORDAGEM JUNGUIANA, COM HIPNOTERAPIA ERICKSONIANA... *TERAPIA DE REIKI USUI ENERGIA NATURAL DE CURA. *COACHING COM PNL/APOIO PESSOAL/EMPRESARIAL... Contato inicial por email. Seja bém-vindo! Aguardando seu contato. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |