Liberdade é fazer o que quer na hora que quiser... ou não?
Atualizado dia 26/03/2024 12:59:35 em Autoconhecimentopor AILZA GABRIELA ALMEIDA AMORIM
Quando perguntamos a qualquer pessoa qual é o seu maior desejo, a primeira resposta é “liberdade”. Entretanto, essa liberdade está mais relacionada ao “tempo livre” para si do que para a sua independência financeira. Está mais voltada para a liberdade, para “curtir a vida”, sair com os amigos, ir para a farra, viver suas fantasias, maratonar séries, enfim, fazer o que bem quiser do seu tempo.
Engana-se quem pensa que liberdade é fazer o que quer, na hora que quer e do jeito que quer. Este conceito de liberdade está mais próximo do conceito de irresponsabilidade. O verdadeiro sentido da palavra “liberdade” vai muito além de se fazer o que quer com o tempo que se tem.
Quem pensa em liberdade como apenas curtir a vida, acaba estagnado numa vidinha mais ou menos. Dormir até tarde, ou seja, aproveitar a liberdade de curtir a cama impede você de ler um livro que pode dar um insight legal para uma vida mais próspera e abundante. Gozar a liberdade de rolar o feedback das redes sociais tira de você a oportunidade de construir a sua vida enquanto você assiste a vida, muitas vezes irreais, dos outros. E, ao assistir a vida alheia, através da tela do seu celular, você está se comparando para baixo, investindo no sonho do outro que, certamente, lucra com o seu tempo diante da tela, com o seu like, com o seu compartilhamento.
Divertir, relaxar faz parte da vida, sim, porém, não é a sua prioridade, não deve ser a maior parte do seu tempo, até porque tempo é a moeda mais cara do mundo. Uma vez desperdiçado, não tem como recuperá-lo, não tem volta. Afinal, a vida acontece em tempo real, não vivemos rascunho, não dá para passar a vida a limpo. Por isso é de fundamental importância que você reflita sobre o destino que você tem dado ao seu tempo e replaneje a sua rota, coloque o seu sonho em primeiro lugar e distribua o seu tempo de forma produtiva para a realização de tal sonho. Desligue-se do sonho dos outros e foque no seu sonho. Comece a sua caminhada a partir do que você tem, do que já conquistou e conquiste sempre mais.
Quantas vezes que, em nome de ”gozar a Liberdade”, de não saber dizer não para um amigo, para uma festinha, você não se disciplina com os cursos e outras tarefas a fazer? E ao deixar tudo para depois, em nome da liberdade, quanta coisa você faz na última hora e se decepciona consigo mesmo porque não produziu com a qualidade que você é capaz? Quantas vezes você se decepciona por perder os primeiros lugares do concurso, ou mesmo nem entra na classificação? E era um concurso que você "dizia" querer tanto. Quem quer tanto alguma coisa tem tal coisa como foco sem se desviar. Quando o desejo é inabalável, nada nem ninguém faz você mudar de rota.
Reforçando o real sentido da liberdade: é fazer o que tem que ser feito para conquistar e poder fazer o que deseja. Leia de novo: Liberdade é fazer o que tem que ser feito para conquistar e poder fazer o que deseja. Isso me remeteu há um tempo no qual eu estudava para um concurso na educação. Eu já tinha estudado tanto que estava exausta. Guardei os materiais e falei com a minha mãe: Chega! Cansei! Ela pegou os materiais e falou: Pois volte a estudar porque enquanto você está parada os seus concorrentes estão estudando. Foi um choque de realidade. Busquei forças, tomei um café e retomei os estudos. Que bom que passei e assumi a minha vaga. A gente vai muito além depois de estar candada. Acredite e vá porque você consegue.
Agora, se você não sabe o que quer, nem para onde ir, certamente você deve sentir-se como uma partícula solta no espaço movendo-se através do movimento dos outros, como a minha mãe dizia: como uma folha de bananeira que balança pra lá e pra cá conforme o vento. Recalcule a sua rota! Pare para um mergulho em si! Recomece!
Como eu já disse algumas vezes, a disciplina não aprisiona, liberta. Leia o texto: https://www.somostodosum.com.br/clube/artigos.asp?id=61056
Você pode estar pensando: Ok, li tudo isso e quero dar um jeito na minha vida, mas como? Veja algumas dicas, reflita sobre elas e adote aquela ou aquelas que tenha(m) a ver com você. Dica de ouro: buscai primeiro o reino de Deus e tudo mais vos será acrescentado. O reino de Deus está dentro de você. Conecte-se com Ele e você se erguerá sobre uma base sólida. Descubra-se, conecte-se com a natureza, pratique o silêncio, e você descobrirá porque está aqui, descobrirá a sua missão.
Não é fácil mudar hábitos mas, você pode construir novos hábitos aos poucos, com disciplina e persistência. Aproveite e comemore as pequenas vitórias. Isso dará a você mais força e ânimo para continuar a sua jornada.
Se você gostou deste artigo, compartilhe! Vamos ajudar mais e mais pessoas a dar um "up" em suas vidas.
Gratidão
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 25
Conteúdo desenvolvido por: AILZA GABRIELA ALMEIDA AMORIM Ailza Amorim é Terapeuta de Prosperidade para Mulheres, Mestre em Educação, Palestrante, Reikiana e Practitioner de Barra de Access. Ajuda mulheres a ressignificar crenças, a criar uma nova realidade para conquistar a prosperidade plena. Atendimento individual e/ou em grupo, online. Agende uma consulta gratuita via whatsapp (38) 988539363 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |