LIBERTE-SE - 7
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Era Dourada - Expansão da Consciência
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 6/7/2014 9:36:34 AM
CONSCIÊNCIA NO MOMENTO PRESENTE
Ao testemunharmos nosso Estado Interno nas situações que nos causam estresse, perceberemos os pensamentos e cargas emocionais persistentes que nos causam desconfortos e a grande quantidade de tempo e de energia que dispensamos neste processo. Nestas situações que conscientemente identificarmos como desgastantes e decidirmos não ser interessante para nós mantê-las, podemos iniciar um treinamento para nos desapegarmos delas.
A respiração tem um papel importantíssimo dentro deste processo, pois através dela podemos sair do piloto-automático. Fazer uma série de respirações abdominais, inspirar profundamente pelo nariz e expirar pela boca com a mandíbula relaxada, de quatro a sete vezes, ou mais, se necessário, em todas as situações que nos causam estresse e observar a nossa realidade interna é um hábito muito útil que nos possibilita sairmos da condição de sermos dominados pela mente e pelo estresse e assumirmos a condição de testemunha, de observador da mente.
Ao optarmos em parar para respirar conscientemente, e não automaticamente como fazemos quando estamos inconscientemente identificados com a mente, nas situações que nos causam estresse, estaremos dando espaço para a nossa Divindade manifestar-se em nossa vida. Inspiramos a verdade, a luz e a consciência e expiramos as tensões, as cargas emocionais. Desapegamos-nos da ilusão, relaxamos e iniciamos o processo de reconexão com a nossa Divindade. Começamos a resgatar o nosso poder pessoal diante da vida e das circunstâncias.
Após uma série de respirações para liberar a carga emocional do Estado Interno que nos desejamos nos desapegar, o próximo passo é ancorarmos no momento presente focalizando a nossa atenção para o aqui-agora. Este treinamento é muito útil, não só quando desejamos nos desapegar de um determinado Estado Interno desconfortável, assim como quando estamos em atividades do dia-a-dia que realizamos de maneira automática, tais como dirigir, caminhar, tomar banho, limpar e arrumar a casa ou situações em que temos que esperar algo ou alguém.
Basta apenas estarmos atentos para o que acontece no momento presente, apenas observar sem julgar nem interpretar nada. Tomar consciência do que estamos vivenciando no momento em que estamos realizando estas atividades: as sensações que estamos experimentando, mantermos-nos atentos ao que estamos vendo, às luzes, às formas, aos espaços, aos sons que estamos ouvindo, aos cheiros, à temperatura, às sensações corporais, ao movimento do nosso corpo, às áreas de desconforto e à tensão muscular em nosso corpo, ao que está acontecendo ao nosso redor ou, ainda, simplesmente percebermos a nossa respiração, o ar entrando e saindo do nosso corpo, o movimento do abdome, o caminho que o ar faz desde que entra em nosso corpo até o momento que ele sai.
Quando nos propomos a estar no momento presente é interessante observar que a mente tentará incessantemente nos trazer preocupações, pensamentos, idéias, emoções, desconfortos e outros estímulos que nos tirarão do objetivo principal de nos mantermos focados no momento presente. Não há nenhum problema nisto, pois esta é uma das características da nossa mente. Porém, podemos aproveitar este desvio para conhecer um pouco mais sobre nós mesmos, tomar consciência do nosso Estado Interno, fazer algumas respirações para liberar a carga emocional, e voltarmos a focalizar nossa consciência no momento presente.
Ao iniciarmos a praticar a autoconsciência, a atitude de testemunharmos a nossa mente e os nossos Estados Internos, perceberemos que nossa atenção na maior parte do tempo não está no momento presente. Perceberemos o quanto vivemos inconscientemente. Não há nada de errado nisso. Nós iremos sempre alternar entre os estados de consciência e inconsciência. Só o fato de sairmos do piloto-automático e nos darmos conta que não estamos no presente, já é um grande passo.
Quando nós assumimos a posição de testemunha de nosso Estado Interno, nós assumimos o poder, deixamos de ser a emoção e não permitimos que ela assuma o poder. Porém, algumas situações que nos causam estresse provocam uma grande carga emocional dentro de nós e a tendência nestes momentos é de ficarmos inconscientes e reféns da emoção. Desta maneira seremos a emoção e estaremos desconectados da nossa Divindade interna e perdemos o poder de decidir e agir conforme a nossa vontade, pois reagiremos no piloto-automático, de acordo com o programa estabelecido em nossa mente pelas crenças subconscientes condicionadas pelas experiências passadas. Como conseqüência, também, haverá um grande desgaste em nossa energia o que afetará não só o nosso bem-estar, assim como a nossa disposição física e mental, pois grande parte da nossa energia estará sendo consumida pela emoção deste momento.
Todos nós possuímos determinados Estados Internos que nos leva a um grande sofrimento e devido ao nosso apego aos nossos padrões e às crenças subconscientes relacionadas a eles, teremos uma tendência maior a realimentá-los e uma certa dificuldade de nos desconectarmos deles. Nossa atitude em relação a estes Estados Internos mais persistentes, neste primeiro momento, é tomarmos consciência deles e praticarmos conscientemente a respiração para liberar carga e refocalizarmos a nossa atenção no momento presente. Existem Estados Internos mais persistentes que exigirão de nós uma força interior mais profunda e uma determinação maior em não realimentá-los com a nossa atenção e a nossa energia. Sem a nossa identificação constante com eles e sem a energia que nós, antes, dispúnhamos a eles, eles tenderão a ficar enfraquecidos, com menor intensidade e menos freqüentes.
Com o treinamento e a prática, aprenderemos a resgatar nosso poder e passaremos a vivenciar no nosso dia-a-dia uma freqüência e intervalo de tempo cada vez maiores de consciência, de ancoragem no momento presente e de maior conexão com a nossa Divindade interna.
Sair do condicionamento de viver inconsciente pode parecer ser difícil no início, mas é bem possível, basta apenas paciência, boa vontade, perseverança e treinamento, pois é um processo que se desenvolve gradualmente. Se quisermos ter um bom condicionamento físico sabemos que é necessário ter disciplina para fazermos exercícios físicos regularmente. Se quisermos ter um bom condicionamento espiritual, é necessário ter disciplina para pararmos regularmente em determinados momentos do dia-a-dia, respirarmos, tomarmos consciência do nosso Estado Interno, dos pensamentos, dos desconfortos, das emoções e treinarmos para nos desapegarmos dos Estados Internos que não nos interessa . Pouco a pouco, com a prática constante, torna-se um hábito prazeroso, uma brincadeira na qual nos leva ao desapego de nossa mente. Como conseqüência, abrimos espaço para a manifestação da nossa Divindade e fortalecemos a conexão com ela, o que nos permite descobrir quem realmente somos, o poder que temos e vivenciar, cada vez mais, uma sensação de paz, liberdade, amor, alegria e criatividade na nossa vida diária. É o processo do despertar, viver cada vez menos os pesadelos da ilusão da mente e nos apropriarmos do poder sobre as nossas atitudes e decisões, a nossa vida, o nosso futuro e o nosso destino.
Jorge Salum - Psicoterapeuta - www.eradourada.com.br
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |