Menu
Somos Todos UM - Home

Lidando com frustrações!

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Paulo Salvio Antolini

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 9/4/2011 6:03:36 PM


 

Lidando com frustrações.

Vocês já pensaram que grande parte de nossos problemas e insatisfações estão ligados ao fato de não sabermos lidar com nossas frustrações? Frustração é a não satisfação de uma expectativa que mantínhamos. A realidade contraria o esperado. É comum que uma frustração venha acompanhada de uma manifestação agressiva de quem passou por ela. Quando as pessoas não estão com os "pés no chão", criam em suas mentes possibilidades mirabolantes que, no decorrer do tempo, não se concretizam. As decepções vão aumentando e, conseqüentemente, as insatisfações também.

A expressão: "ele(a) é um frustrado" exprime que a pessoa é uma insatisfeita. Aquela que tentou e não conseguiu e agora passa a "despejar" nos outros seus rancores, suas magoas advindas do não conseguir.

Uma expectativa se cria através do vislumbre de possibilidades que nos conduzam a um determinado resultado. Se partirmos de premissas falsas, sem base, sem estrutura, construiremos um "castelo de cartas" que irá despencar aos primeiros ventos. E normalmente isso acontece quando o individualismo predomina. Através dele, deixa-se de se levar em conta as outras pessoas ou condições além das que se almeja, achando que tudo é possível e tudo se pode.

Aqueles que têm dificuldades de lidar com frustrações manterão um comportamento infantil frente à realidade, pois é a forma que encontram de se auto-afirmar após ter sofrido uma frustração. É a falta de maturidade emocional se manifestando. Quantas vezes vocês já ouviram ou disseram: "parece criança", para pessoas cuja reação não está sendo condizente com a situação. Outra expressão é "as coisas não são como você quer ou pensa" e assim por diante.

Começamos a aprender a lidar com frustrações ainda na infância, quando vamos testando limites e encontrando-os. Daí a importância dos pais em estabelecerem referências para que a criança possa se balizar. As crianças que mantêm um comportamento de birra e os pais cedem, serão as maiores prejudicadas no futuro, pois elas não suportarão o "não" e buscarão ser atendidas de qualquer maneira. Do crime à inadequação de personalidade, a baixa auto-estima e incapacidade de compartilhar com os demais convivendo pacifica e harmoniosamente. Vários são os problemas gerados a partir da falta de destreza ao lidar com frustrações.

É muito freqüente a manifestação de comportamentos infantis em adultos, onde eles mesmos dizem não saber de onde vêm essas reações, nem por quê. Surpreendem-se quando descobrem que a procedência está no fato de não se sentirem atendidos tal qual esperavam.

Mas não é só isso que esse sentimento gera. Muitas vezes, para que a pessoa tenha um desejo atendido, ela se boicota de tal forma que se torna incapaz para alguma coisa, alguma situação. Com esse comportamento, passa a usufruir de algo que não percebe conscientemente, não sabe o que é e também não suporta se não for atendida. Exemplo? A pessoa que, para ter a atenção de um ente querido, precisa mostrar-se incapaz de algo, para que o outro aja por ela. São o que chamamos de benefícios ocultos ou secundários. Ela não suporta a consciência de que não tem a atenção do outro como gostaria.

O imediatismo também é um forte colaborador para alimentar frustrações e revoltas. Quer-se algo tempestivamente. Observem que isso não ocorre só com as crianças, mas principalmente com os "adultos", que não podem respeitar o tempo para que as coisas aconteçam, não querem cumprir as etapas necessárias para que se tenha a conquista do desejado.

Nos relacionamentos afetivos, muitos amores deixam de ser cultivados porque se quer de imediato uma convivência que só com o tempo se concretizaria. Então um dos dois, ou mesmo os dois, dizem: " não nascemos um para o outro".

Para tudo existe um tempo, assim como a forma de se conquistar. Os fins não justificam os meios. Se isso fosse verdade, após a conquista viria a satisfação, o que não ocorre. E então, em vez de criarmos expectativas para serem frustradas, olhá-las em suas possibilidades será criar condições de realizá-las. Lidar com frustrações e estarmos preparados para enfrentarmos as dificuldades e obstáculos que a vida nos apresenta.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa