Massagem Ayurveda (ayurvédica) - parte IV
Atualizado dia 6/11/2008 1:19:12 PM em Autoconhecimentopor Erick Schulz
Marmas são várias regiões no corpo onde se encontram articulações, ossos, ligamentos, músculos e vasos (linfa, artérias, veias e nervos). Também conhecidos como pontos energéticos, esses 107 principais pontos são sensíveis e se os circularmos gentilmente com a ponta dos dedos as toxinas serão liberadas e expelidas pelo corpo.
Utilizamos os marmas como diversas formas terapêuticas no ayurveda, inseridos na massagem ou de forma avulsa, utilizando-se acupressão, óleos essenciais, tratamento prânico, agulhas, aplicação de ervas, sangria, aplicação de calor.
Kumara Abhyanga – Massagem específica para bebês, que é conhecida erroneamente no ocidente como Shantala. A massagem em bebês é muito parecida com o abhyanga, modificando o tipo de óleo, duração e sua aplicação em determinados pontos do corpo. Após a massagem o bebê é submetido a um tipo de “defumação” que na Índia é conhecido como dhumapa.
Há muito tempo à massagem integra a vida cotidiana na Índia. De acordo com o costume do ayurveda, receber uma massagem por semana é recomendado para homens e mulheres que queiram manter o equilíbrio saudável dos doshas.
Escolha um bom profissional com experiência e conhecimento no assunto e marque o seu horário. Cada massagem dura em média uma hora. Em alguns casos poderá ser realizado, logo após a massagem, o Shirodhara que é uma técnica maravilhosa ou o swedana que é uma técnica de sudorese. Ambos serão comentados com detalhes no próximo artigo.
Om Namo Narayanaya.
Namastê.
Erick Schulz
Diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala
Vice-Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda
www.naradeva.com.br
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 3
Erick Schulz - Vice Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, Diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e Emissário Instrutor da Milenar Escola Iniciática Hindu Suddha Dharma Mandalam. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |