Menu

Meditação cabalista: a chave de acesso ao equilíbrio mental e emocional

Atualizado dia 19/03/2008 00:21:08 em Autoconhecimento
por Círculo de estudos - Academia de Cabalá


Facebook   E-mail   Whatsapp

Cabalá na prática

Procure esvaziar sua mente e observar sua respiração por cinco minutos, sem ter um pensamento sequer... Você conseguiu?

Ao fazer este teste, a maior parte das pessoas descobre que não consegue parar de pensar nem por um minuto. Na maior parte do tempo o pensamento nos conduz a lugares que não têm relação alguma com o que estamos fazendo – o momento presente; perdemos a percepção do que está acontecendo à nossa volta e fazemos escolhas sem a consciência dos pactos que estamos estabelecendo. As nossas escolhas são a base da formação de um caminho, a sua semente. Tudo começa com as escolhas que fazemos. Se não estamos no comando de nossos pensamentos, como vamos estar no comando de nossas vidas?

Grande parte dos nossos erros e equívocos são cometidos porque seguimos nossos impulsos reativos. Quando aproximamos demasiadamente o estímulo da ação, agimos instintivamente, ficamos subordinados à nossa “alma animal” e presos a um padrão robótico de repetições. Neste estado de consciência, geralmente, mantemos nossas mentes muito ocupadas com o passado - em coisas que já aconteceram - ou criando fantasias sobre eventos futuros que na maioria das vezes não acontecerão como previmos. Como estamos ocupados com toda esta atividade mental perdemos a consciência do momento presente e das sementes que estamos plantando para o nosso futuro.

O objetivo da meditação cabalista é possibilitar ao ser humano o desenvolvimento de uma consciência contemplativa para libertá-lo de suas limitações emocionais e mentais. A contemplação é fundamental para nos tornarmos a causa por trás de nossa realização e não meramente o efeito de circunstâncias externas. A Cabalá Contemplativa nos ensina que o “Mundo” pode estar cheio de provocações mas a única parte desse cenário que nós realmente controlamos é a nossa reatividade. Cada transformação de um desejo reativo em um comportamento contemplativo nos leva mais para perto de nossa origem: a consciência da plenitude.

CABALÁ NA PRÁTICA

Exercício contemplativo
Boa parte de nossa perda de atenção plena se deve à rotina de nossas vidas. Mudar de hábitos uma vez por semana, nos permite ficarmos cientes de pequenas coisas que não tínhamos percebido antes.
·Procure acordar um pouco mais cedo e faça algo diferente com este tempo extra.
· Receba tudo com a mão esquerda (café, troco ...). Entregue tudo com a mão direita .
·Faça uma refeição com os olhos fechados.
·Veja quantas coisas você pode fazer de forma diferente durante o dia
·Antes de dormir, procure refletir sobre o seu dia e sobre a experiência vivenciada através desta mudança de hábitos.

Meditação contemplativa

Posição:sente-se de forma confortável(coluna ereta)

1 – Feche os olhos e procure silenciar a mente e o coração. Para isso concentre-se apenas em sua respiração.Tome consciência do ar que entra e do ar que sai de seu corpo.

2 - Coloque a língua no céu da boca. Procure pressionar este ponto da boca enquanto respira. Mesmo que lhe venha algum pensamento, apenas deixe-o passar e volte a se concentrar em sua respiração.

3 - Respire lenta e profundamente 10 vezes.

4 - Abra agora os seus olhos e procure contemplar uma das seqüências de letras hebraicas que formam os 72 Sopros de Elohim(da direita para esquerda, durante 5 minutos.Deixe que a forma das letras entre pelos seus olhos e atue sobre sua alma, como um grande código, capaz de remover todos os padrões negativos de pensamento da sua mente,despertando uma nova percepção da realidade, permitindo que você veja os aspectos luminosos das pessoas e eventos à sua volta


5 – Feche novamente os olhos e faça a seguinte vocalização:
Inspire vire a cabeça para direita e pronuncie Aaaaaaaaaaaaaaaaaaa ... enquanto expira
Volte a cabeça para o centro,inspire, vire a cabeça para direita e pronuncie Laaaaaaaaaaaaaaaaaa....enquanto expira

Volte a cabeça para o centro,inspire, vire a cabeça para a esquerda e pronuncie Meeeeeeeeeeeeeeeeeee...enquanto expira

Volte a cabeça para o centro para repetir a vocalização.
Repetir 22 vezes
Respiração nasal e suave.

6 - Terminando, procure tomar consciência de seu tempo e espaço presente e abra os olhos tranqüilamente.~

7 – Procure fazer esta meditação todos os dias, durante 1 mês e experimente o potencial desta poderosa ferramenta espiritual.

EXPERIMENTE!
Cristina Tehilah

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Círculo de estudos - Academia de Cabalá   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa