Menu
Somos Todos UM - Home

Medo de viajar de avião dissolvido com EFT - Emotional Freedom Techniques

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Vitória de Assis

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 12/28/2011 10:04:53 AM


Este é o relato caso de um atendimento de EFT- devidamente autorizado pela cliente: Maria Dolores P. Machado, 32 anos, carinhosamente chamada de Madô.
Essa cliente me procurou em  janeiro de 2011. Estava muito deprimida, sentia-se incapaz, pois havia perdido muitas oportunidades no seu trabalho por causa do medo de viajar de avião.

Ela trabalha em uma empresa muito famosa de cosméticos, deveria viajar constantemente para congressos, subsídios de pesquisas, etc., mas somente fazia as viagens pequenas  quando era possível viajar de ônibus ou carro. Recentemente havia perdido uma promoção para uma colega que “levou” a idéia dela  a um congresso no México, a colega recebeu a promoção em seu lugar e ela ficou muito magoada com isso, embora  reconhecesse que não poderia receber a promoção porque  o desdobramento do novo cargo exigiria muitas viagens de avião.

Na primeira sessão, de início eu havia criado uma frase bem básica para  buscar as emoções:
“Apesar de sentir medo de viajar de avião eu me aceito profunda e completamente”.
Ela ficou um tanto confusa achando que estava fugindo ao assunto, porém resistia um pouco a dizer o que sentia. Disse depois que se sentia muito idiota porque durante as rodadas ela  pensava o tempo todo nos Mamonas Assassinas, “eu os vejo cantando e dançando na minha frente” dizia ela, e achava que isso estava atrapalhando o desenvolvimento das rodadas. Na hora da musiquinha ela cantava: “mina, seus cabelo é da hora, seu corpão violão...”
Quando ela me contou esse fato, o tempo da sessão estava se esgotando, então esperamos a segunda sessão para explorar esta informação.

Na segunda sessão criei as frases: “apesar de só pensar nos mamonas durante as rodadas eu me aceito profunda e completamente".
E em seguida estas frases: “Estou muito confusa, durante as rodadas só penso nos mamonas assassinas,  eu os vejo na minha frente, isso me incomoda, acho que estou perdendo tempo e dinheiro, por isso fico frustrada, o tempo está acabando, quero me concentrar na minha situação, não consigo me concentrar no meu caso, eu nem gostava tanto dos mamonas...” (essas frases foram faladas enquanto ela batia nos pontos da EFT, do Topo da Cabeça até o Ponto Embaixo da Axila)

Eu havia dito que se surgissem  frases novas em sua mente ou se as minhas frases perdessem o sentido ela poderia se expressar á vontade. E então ao concluir a última frase acima, ela começou a chorar, tocando ansiosamente nos respectivos pontos da EFT e dizendo entre soluços as seguintes frases:
“Eu tinha dezesseis anos,  nem gostava muito deles, mas eles morreram em um acidente de avião, foi horrível! eles ficaram despedaçados, irreconhecíveis, eles eram tão jovens! meu irmão me fez ver na Internet, eu vi as fotos deles aos pedaços; andar de avião é muito perigoso, meu irmão disse que nunca soube de  acidentes em que as pessoas saltam de para quedas, ninguém se salva, ultimamente tem acontecido muitos acidentes de avião, que pena senti das famílias dos mamonas! e também do piloto, lembro que o piloto ficou isolado, ninguém ligava  para o enterro dele, foi muito triste, eu odeio aviões!
Ela continuou  repetindo as mesmas frases, chorou muito. Encerramos a segunda sessão. (essa repetição das frases, aliadas aos toques nos pontos da EFT acabam dissolvendo a emoção guardada) Na terceira sessão ela já estava bem mais centrada, já tinha consciência de que seu medo fora gerado pelo acidente que vitimou os Mamonas assassinas.

Nesta sessão trabalhamos com a EFT, a raiva que sentia do irmão que, segundo seu conceito contribuiu para plantar este medo em seu íntimo, limpamos também com a técnica o ressentimento que  nutria pela colega de trabalho e sua própria frustração que  havia sido agravada com  o medo de avião, mas  que descobrimos durante as rodadas, já  havia  um certo sentimento de incapacidade relacionado a um trabalho escolar que envolvia o irmão, o mesmo irmão.
Limpamos bastante a questão da mágoa do irmão, para que ela conseguisse perdoá-lo. Encerramos a terceira sessão que durou duas horas e vinte minutos, ela estava exausta.

Iniciamos na quarta sessão  um processo de limpeza profunda do sentimento de medo de avião alternado com afirmações positivas de superação.
Frase de preparação: Apesar de ainda ter um pouco de medo de  viajar de avião eu me aceito profunda e completamente.
Demais frases faladas ao bater nos pontos da EFT: Eu ainda tenho medo, sei que foi um trauma, mas ainda tremo um pouco em me imaginar em um avião, gostaria de tentar, mas e se ele cair? Falta-me coragem, gostaria muito de ser corajosa, mas minhas pernas tremem, minha boca fica seca, acho que nunca vou conseguir!

Após cada rodada insistindo nas mesmas frases, a graduação da intensidade do medo começou a diminuir. Na sexta rodada a graduação chegou a dois em uma escala de zero a dez.
Fizemos uma pausa para um lanche e quando retornamos eu a conduzi em um exercício específico de visualização para que ela se sentisse viajando de avião e pudéssemos detectar o bloqueio que ainda persistia (testar mentalmente é super importante para verificar o progresso).
Retornamos á sessão, fizemos mais duas rodadas e a graduação foi a zero, então fechamos com as frases positivas:
Obs. Estas frases foram criadas de acordo com a descrição de seus sentimentos. As frases positivas somente devem ser adicionadas depois de fazer uma limpeza profunda das emoções negativas, como foi feito no caso dela. Caso contrário, as frases positivas surtem pouco ou nenhum efeito.
“Eu escolho ter coragem para viajar de avião, eu escolho merecer esta oportunidade, tenho consciência que as viagens de avião vão me conduzir ao sucesso profissional, eu mereço ser bem sucedida, eu escolho ser competente em todos os sentidos, eu escolho eliminar agora este medo de viajar de avião, eu sei que existem acidentes de avião, mas também existem de carros, ônibus, barcos e até com pedestres, eu escolho sentir vontade de viajar de avião, escolho sentir prazer em viajar de avião, ver as nuvens abaixo de mim, ver as nuvens acima de mim, eu quero andar de avião, eu quero!

O grifo é meu, estas últimas duas afirmações ela fez espontaneamente e com uma convicção de arrepiar. Encerramos a sessão.
Era uma quarta-feira. Eu fui a um jantar com amigos, pensei muito nela durante o jantar, fiquei imaginando que talvez no final de semana ela resolvesse pegar um vôo mesmo que curto para se testar, decidi ligar na sexta-feira para oferecer apoio caso ela desejasse. Porém no dia seguinte ela me ligou de Curitiba, estava em um hotel.  Chorando e rindo ela me contou que no dia anterior só foi para casa pegar uma maleta com uma muda de roupas e  foi direto ao aeroporto. Comprou passagem para Curitiba e embarcou.
Quando perguntei por que Curitiba ela disse: Porque era o vôo que ia sair primeiro, uai!
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Vitória de Assis   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa