Menu
Somos Todos UM - Home

MEDO , INSEGURANÇA E FLORAIS DE BACH

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Rita Maria Brudniewski Granato

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 10/19/2005 11:57:54 AM


Atualmente vivemos num clima de insegurança generalizado. Estamos todos estressados, adoecendo psica e fisicamente. A depressão é uma das maiores causas de afastamento do trabalhador, a maior causa das síndromes psíquicas, como a síndrome do pânico, tão freqüente atualmente e também de processos de co-dependência ou das compulsões.

Estamos vivendo um problema sério nos relacionamentos afetivos; as pessoas estão sempre com medo de intimidade com o outro e consigo mesmas. Isso tudo que vem acontecendo no âmbito psicossocial está adoecendo a humanidade toda e se não nos ativermos a isso poderemos enlouquecer frente a tanta instabilidade. Precisamos nos apegar a algo para que possamos nos fundamentar com estabilidade. A nossa capacidade para enfrentar todas essas mudanças está muito abalada, não temos mais nada que seja estável: casamento, emprego, relacionamento, etc.

A atual fase pela qual passamos com o acesso desenfreado ao consumo, à propaganda livre de sexo, à exaltação do poder e do dinheiro e à exposição continua na mídia sobre as pessoas ligadas ao sucesso dando a impressão da facilidade da riqueza, destrói no indivíduo despreparado as últimas resistências morais, induzindo-o à prática de atos reprováveis que o conduzirão ao sofrimento, a uma experiência desagradável.

A infelicidade aparece quando desejamos mais do que é necessário para realizar o aprendizado desta vida. Há os que não obtendo de imediato o que desejam ou idealizam, sentem-se desanimados e não sabem mais o que fazer de sua vida. Criamos então "feras" inconscientes que se voltam contra nós, irrompendo inconscientemente uma força devastadora. E quando isto acontece, estados depressivos, sugestões de suicídio, revolta e violência despontam.

Nosso erro é que estamos sempre procurando ser melhores que os outros. Precisamos, na verdade, aprendermos a ser melhores que nós mesmos, devemos ser a nossa própria meta a ser ultrapassada a cada dia. Finalmente, precisamos deixar de anestesiarmo-nos nos jogos prazerosos e fáceis do mundo ou em expectativas de vida fácil, pois só nos levará a complicar as doenças da alma.

As situações de crise, como estamos vivendo, são momentos de constrangimento, de dor e sofrimento que desgastam, perturbam, aborrecem, mas deles ninguém consegue escapar. Quando elas aparecem ferem a sensibilidade, perturbam, deixam-nos irrascíveis, com um vazio indefinível, ocasionando muita ansiedade.

Para superar estes momentos é preciso ter fé, paciência, coragem, sem jamais esmorecer.
Ao atravessarmos momentos de aflição nos sentimos fragilizados, desprotegidos, sem ânimo, sem inspiração para encontrar a solução. A conseqüência é a depressão, o pânico, o desespero. Quando a dor surge em nós e o sofrimento parece não querer deixar-nos, torna-se premente a necessidade de pensar em DEUS e na importância da vida, possibilitando-nos a aquisição de forças para vencermos as provações.

Nestas fazes podemos usar remédios florais de Bach que nos ajudarão a enfrentar essa cultura do medo e da insegurança. Aqui estão eles:

- ROCK ROSE ( Helianthemum mummulariu ) Pânico, medo profundo, terror, medo da morte, pânico por acidente, risco de vida, pesadelo. Coragem heróica e firmeza.

- MIMULUS ( Mimulus Guttatus ) Medo, medos conhecidos da vida diária, introversão, timidez, medo do público, gagueira, cora com facilidade. Coragem e confiança.

- CHERRY PLUM ( Prunus Cerasifera ) Medo de perder o controle, de perder a razão, de se desorganizar mental e emocionalmente, desespero, à beira de um colapso nervoso, impulsos destrutivos, suicídio. Franqueza e compostura.

- ASPEN ( Populus Tremula ) Medo de origem desconhecida, ansiedade vaga e apreensão, medos ocultos, pesadelos, terror ao despertar de um sonho ruim, embora esquecido. Destemor, domínio e ressurreição.

- RED CHESTNUT ( Aesculus carnea ) Ansiedade com os outros, preocupações e medos relacionados aos outros, antecipação medrosa do que pode acontecer com os outros. Solicitude e amor ao próximo.

Dra. Rita Maria Brudniewski Granato
Psicóloga Clínica, especializada em Terapia Floral
(21) 3325-0301

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 28


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Rita Maria Brudniewski Granato   
Sua metodologia atual de trabalho combina diversas áreas da Psicologia tradicional e moderna, com resultados altamente eficazes comprovados pela recuperação de centenas de pacientes ao longo dos seus mais de 30 anos de profissão Especializou-se em atendimento a adultos, adolescentes, crianças, casais e família.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa