MEDO X FELICIDADE NAS MANIFESTAÇÕES



Autor fatima bittencourt
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 11/07/2013 01:50:43
Percebo várias mudanças depois do Movimento "20 centavos, Vai para Rua"...Muitos agora estão reenvidicando seus direitos, muitas vezes até com cartazes. Uma criança escreveu: Protesto contra o preço do Kinder Over, vários diálogos começam com "eu protesto", a lição que moradores da Rocinha derão com sua manifestação pacífica, surpreendeu a todos, os soldados que se conscientizam cada vez mais, de que não são robôs, os professores e a saúde estão agora no início da fila do CTI e não CPI. Toda manifestação agora, tem uma atenção especial de todos, uma revolta mais reflexiva e coletiva.
Todos querem o mesmo: que o dinheiro público, seja utilizado com transparência e competência. Perder os medos de prosperar com justiça e sem violência.
O novo surge dia a dia, para organizar de forma justa a vida do Povo. Sabemos que não existe um partido de esquerda e que o mais forte, está na direita. Sabemos também que não existe um só culpado e que todo planeta passa por uma enome transformação. Que toda mudança é desconfortável mesmo, principalmente as que não possuem mapa e nem construção segura para desarrumar as malas.
Em minha área que atuo profisssionalmente, a Psicologia, o que mais me chama atenção, é a repetição da palavra MEDO.
Até para amar precisa perder o medo, mostram cartazes...Essa é a essência de nossas manifestações: encontrar maneiras de enfrentamento ao que nos paraliza. Fato é que o medo se manifesta, quando algo foge ao nosso controle. Inconscientemente, se encontra em camadas profundas de nossa psique, como se fosse a caixa preta que registra nossas memórias. Conscientemente, são registros fáceis de recordar e se encontram em raizes periféricas.
O melhor é conhecer como nossos medos se manifestam. Geralmente ouvimos desde cedo, que não vamos conseguir...não, não, não! As vezes não nos convencem com argumentos tão diretos e podem nos fazer sentir inveja e também nos aprisionar em nós mesmos, nos tirando a possibilidade de compreeendê-los. Fica difícil aceitar o sucesso do outro e assim somos presas fáceis das indústrias dos manuais de instruções: "como devemos ser e viver".
Os mantras " não temos tempo", "times is money" estão perdendo a validade e realmente é tempo emergencial de conhecer e combater o que petrifica o direito de todos: FELICIDADE!
A grande onda se formou e agora, cada um terá que levantar seus gigantes adormecidos e para isso é necessário passar a limpo os rascunhos da história de vida pessoal e coletiva. Aprofundar para conhecer o que está por trás do que não se controla. Acalmar a mente agitada, para com o auto-conhecimento saber o que realmente deseja. O que se dá conta, encontrar e praticar os dons e missões com instrumentos afinados.
Esse processo sempre foi longo, porém nunca tivemos tantos ventos a favor, tantos solos férteis e gentis para nossas auto-realizações e para evoluirmos juntos. Alinhar-se energeticamente, cuidar do corpo e mente para expandir o espírito, se disponibilizando a impermanência e interdependência entre os seres, ser flexível em abrir os poros da confiança, compaixão e coragem, trará o acesso das infinitas dimensões.
Desejo que nossa genuína e sábia ancestralidade seja honrada, nem que seja lenbrada com poucas palavras: FAZER O BEM, PARA QUE TODOS SERES SEJAM FELIZES! Desejo também que nossos descendentes, tenham coragem para acreditar nas novas organizações que surgem, do micro ao macro cosmo. Que pesquizem as armadilhas subliminiares dos medos, que teceram as teias das redes humanas. E, que jamais percam a maior das lutas humanas:
A Felicidade x Medo!









Psicóloga há mais de 25 anos, Fundadora do Grupo Sanare, Casa Azul e Solar dos Budas. Sua base teórica e vivencial reúne a filosofia oriental, neurociência e psicologia integrada. Oferece consultoria e atendimento psicoterápico clínico. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |