Menu
Somos Todos UM - Home

Momentos de reflexão: O Povo Cigano

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Patrícia Calín

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 09/02/2006 14:50:02


Ser Cigano é respeitar a liberdade
É respeitar a natureza e acima de tudo a vida
É viver e deixar viver
É ter a lucidez de saber esperar
É não esgotar todos os recursos
É preferir morrer com honra a viver desonrado
É ter como lema ser feliz
É agradecer as pequeninas coisas da vida
É dignificar seus velhos
É glorificar suas crianças
É respeitar os povos e as coisas que se desconhece
É nunca contestar a Justiça Divina
É acima de tudo amar e respeitar Deus e Seu Filho,
Jesus Cristo, nosso grande Mensageiro.


Minha reflexão resume-se em paixão por esse povo tão rico de crenças, cultura e lutas, trazendo no sangue sua magia, seus encantos, suas tradições, seu respeito a si e aos outros.

Nobres de serem reconhecidos, muitas vezes não aceitos e não entendidos, trazendo em sua bagagem muito do que nos falta como essência. Existem momentos em que nos apegamos a situações tão pequenas deixando de lado o mais nobre da alma, “o ser” como um todo, emoções, sentimentos, momentos, pessoas que vêm e que vão, sensibilidades não perceptíveis, atenção ao próximo. Respeito fundamental a cada um de nós, às dádivas que Deus criou: saber agradecer antes de pedir, saber reconhecer o que nos é dado, saber ver e sentir que estamos vivos. Apreciar o cair da noite, observar a beleza da lua e o brilho do sol ao amanhecer; tão pequenos grandes detalhes imperceptíveis hoje aos nossos olhos.

Ter como lema ser feliz faz parte de uma obrigação diária, trabalhada constantemente dentro de cada um de nós e tornar a vida do outro feliz também, é ver na alegria do próximo um instante único e especial compartilhando e não invejando.

Também dignificar nossos velhos, tão pouco vistos pelos olhos do coração em nossa sociedade que não valoriza o “saber”, o “conhecimento de vida”, a “experiência” e o respeito.

É prestar atenção no mundo em que nossas crianças vão viver amanhã, criado hoje por nós; seres tão inocentes que muitas vezes não lhes é permitido uma simples ação de “viver como criança”.

Civilizações primitivas viveram de uma forma tão mais digna que a nossa, com suas dificuldades, acertos e erros, mas com conceitos nobres, tão diferentes dos dias de hoje onde a honra revela-se apenas em palavras e as ações, em medo.

Mas ainda temos uma esperança se partirmos do princípio “amar e respeitar a Deus”; enquanto esse princípio viver dentro de milhares de corações existirá a esperança.

Texto revisado por Cris

Patricia Calin
Psicoterapêuta Emocional Energética
E-mail : [email protected]
Msn : [email protected]
Skype : patriciacalin
fone : 11 8126.4226

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 26


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Patrícia Calín   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa