MULHER x MULHER - Parte 2



Autor Irineu Deliberalli
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 12/7/2005 11:39:27 AM
Porque tanta competição?
É quase um senso comum entre as mulheres que “Os homens não sabem fazer nada, não sabem se cuidar e sem mim eles não viveriam”... ou até... ”Eu sei o que é melhor para ele”. Até hoje ela se sente na “obrigação” de cuidar dos seus homens. Ela cuida tanto que quando tem um filho homem, geralmente, não o ensina a fazer nada. Faz por ele e este não aprende a se cuidar, não desenvolve mecanismos de autonomia. Até que esta mãe transfere a titularidade desde filho para uma outra mãe que será sua companheira ou esposa.
Ela se sente cobrada pela própria sociedade, ou seja, pela outra mulher, que a observa, a critica e que poderá querer cuidar, caso ela não cuide... Aqui começa um grande problema do feminino: o medo de perder seu lugar e espaço no coração ou vida de seu homem e acaba virando competição.
Outro fator de relevante importância tem a ver com o conhecimento psicanalítico que nos ensina que, por volta de 3 anos, a menina ao ver que o pipi no menino é bastante valorizado, pois “ele pode fazer xixi em praça pública à vista de todos e eu não posso”, cria na menina - que olha para o meio de suas pernas e não vê aquela coisa fantástica e bonita que todo menino tem - uma inveja e uma dor. “Além de ser bonito, ele representa poder”.
Para compensar esta sensação de ser castrada, pois a menina nesta idade ainda está na fase concreta do seu pensamento, ela desenvolve um grande mecanismo de defesa visando suportar a dor de ser diferente: a Fantasia. A Fantasia de que “um dia vou ter um pipi também”.
Alguns estudos apontam que a menina fica algum tempo imaginando que seu “pipi” um dia virá a crescer. Se é correta ou não esta afirmação para todas as meninas, não sabemos, mas um fator importante acontece neste momento. A menina fica com uma sombra. Ela fica com um trauma por ser diferente. Então, o mecanismo da fantasia entra em atuação tentando compensar a dor.
Para se sentir compensada de toda esta dor ou luto que vive por volta de 3 a 4 anos, a Fantasia lhe diz que ela pode desenvolver um recurso maravilhoso e que vê as outras mulheres praticarem e que vai lhe acompanhar a partir daí pelo resto de sua vida: A Vaidade. Neste momento ela precisa se sentir bonita. Ela precisa ser notada. Sendo bonita e notada, se sentirá aceita socialmente e amenizará um pouco o buraco ou trauma que ficou por ter se sentido inferior ao menino. Em muitas mulheres adultas esta necessidade pode vir a se acentuar em nível patológico.
Um outro evento de grande significado ocorre praticamente em paralelo à sensação de sua castração. Ela, como todo bebê, se apaixona pela sua mãe. Mas ela é mulher e precisa definir sua sexualidade futura. Se continuar apaixonada pela mãe terá sua sexualidade invertida na vida adulta. É neste “desapaixonar-se pela mamãe e se apaixonar pelo papai”, que talvez esteja o maior dos problemas que a menina, e depois e mulher, vem a enfrentar em sua vida.
Ela, pequena, frágil, com dores emocionais, sentindo-se diferente dos meninos; se tem um irmão aprende que ele é mais valorizado pela mamãe; não tendo o poder que os meninos têm por terem seu pipi e ter que romper com a mãe que é sua matriz, porto seguro e até então tem lhe mostrado os caminhos da vida....!! Imagine a dor emocional que representa esta necessidade de rompimento com a mamãe para se apaixonar pelo papai!?!?
Esta dor lhe provocará um vazio, um perfeito buraco na boca do estômago, e daí sua natural necessidade de falar, de falar muito, de precisar contar ao outro, para ser sempre confirmada, pois o rompimento com a mãe ocorreu e, a partir daí, perdeu seu referencial de confiança em si. Precisa contar a outra pessoa para se sentir confirmada.
Ela começa a olhar o papai com outros olhos: admiração. Até então o corpo da mamãe era suficiente e muito gostoso. Agora o corpo do papai é seu objetivo principal. Ele é grande, forte, tem pêlos pelo corpo, barba e me dá muita segurança.
Uma outra constatação dolorosa lhe ocorre. Aquele papai é daquela mamãe. Dorme com ela, beija-a na boca, falam coisas que eu não sei, tem segredos de que eu não participo. Neste momento, esta menina que já está encantada por aquele homem maravilhoso começará a competir com sua mamãe, visando ter o papai para si. Se possível, até substituí-la.
Vai imitar tudo o que a mãe faz. Tentará usar as mesmas roupas, maquiagem, e ficar tão ou mais bonita do que a mamãe. Então, já são duas necessidades de ser bonita que aparecem em sua vida. Ela compete descaradamente com a mãe pelo amor do pai, e se sua mãe não tem a sua criança interior bem assentada e sua relação com a própria mãe resolvida, entrará num grande ciúmes e começará a competir com sua filhinha, ajudando-a a desenvolver e se acostumar a competir sempre com a outra mulher. Este é o principal motivo por que a grande maioria das mulheres compete, quase sempre, com outra mulher.
Clique aqui para continuar...

Ministra cursos de: Reiki (todos os níveis) – Nascendo & Crescendo (entendendo os 7 anos iniciais de cada ser) – Caminho Iniciático (baseado no Estudo dos 7 Raios e a Personalidade Humana da Psicologia Esotérica).
Visite o site. Fone: (11) 5549-7692
Conheça seu livro ao lado -->>
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 57




Psicólogo Clínico, Xamã, Radiestesista. Ministra Cursos de Reiki, Xamanismo, Radiestesia; Roda de Cura Xamânica todas as 5as. feiras e o Programa - "REENCONTRO - UMA VIAGEM PARA DENTRO DE SI", pela Rádio Universo - www.radiouniverso.com.br todas as 2as. feiras as 22:00hrs E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |