Nascimento de Jesus na Gruta



Autor Marcos Spagnuolo Souza
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 9/16/2010 8:57:52 AM
Viés Histórico No ano de 309 da era de Alexandre existia um ordenamento em que todas as pessoas subordinadas aos romanos fossem recenseados em suas cidades natais. José com sua esposa saiu de Jerusalém e foram para Belém para inscreverem-se no censo. Quando estavam próximos a uma caverna nas imediações de Belém, Maria começou a sentir as contrações que anunciavam o nascimento de seu filho. O sol estava começando a se pôr e entraram na caverna para se acomodarem. Nas proximidades existiam vários acampamentos de pastores e José apressou-se em procurar uma mulher que assistisse Maria no parto encontrando uma anciã que vinha de Jerusalém. Após o pôr-do-sol, José chegou com a anciã à caverna e eles entraram, no entanto, a criança já tinha nascido e estava enrolada em fraldas mamando no seio de sua mãe. No interior da caverna resplandecia claridade e tanto José com a anciã ficaram surpresos com a beleza daquela luminosidade. A caverna parecia um templo augusto, onde reis celestes celebravam a glória oferecendo louvores a Deus pela natividade do Senhor Jesus Cristo. A anciã hebréia, vendo estes milagres resplandecentes, rendia graças dizendo: "Eu te rendo graças, ó Deus, Deus de Israel, porque os meus olhos viram a natividade do Salvador do mundo". Maria respondendo a velha anciã disse que entre as crianças dos homens não há nenhuma que seja semelhante ao seu filho, assim também que entre as mulheres não existe nenhuma igual a ela. Maria solicitou que a anciã colocasse as mãos sobre a criança e quando a velha parteira assim o fez ficou purificada de todos os seus pecados. A anciã realça que a partir daquele momento seria a serva daquela criança consagrando todo o seu tempo e sua vida a seu serviço, por todos os dias que viver.
Os Magos do Oriente obedecendo ao que foi predito por Zoroastro e guiados pelos anjos que tomaram a forma de uma estrela no firmamento chegaram à gruta logo depois do nascimento do menino Jesus trazendo-lhe ouro, incenso e mirra. Adoraram a criança e renderam-lhe homenagem com seus presentes. Maria pegou uma das faixas, na qual a criança estava envolvida, e entregou aos Magos como uma dádiva de valor inestimável. Depois que os Magos adoraram o menino Jesus eles voltaram para suas terras de origem conduzidos pelos anjos através dos desertos.
Quando os Magos chegaram às suas localidades de origem os reis e príncipes reuniram em torno deles para saberem o que tinham visto. Os magos mostraram-lhes a faixa que Maria lhes havia dado. Em seguida, celebraram uma festa, acenderam o fogo segundo seus costumes, adoraram a faixa e a jogaram nas chamas. As chamas envolveram-na, mas o fogo não deixou nenhum vestígio na faixa. Eles se puseram então a beijá-lo e a colocá-lo sobre suas cabeças e sobre seus olhos. Esta faixa foi guardada entre os tesouros dos sábios do oriente.
Viés Místico
A caverna representa o nosso interior profundo onde está a nossa alma, filha de Deus. A alma localizada no nosso interior está ligado diretamente a Deus e logicamente a todas as divindades do reino espiritual. Toda adoração não é elaborada externamente, mas voltada para dentro de nós, buscando o sagrado que existe no âmago dos nossos corações. A letra hebraica "Bethe" representa o templo interno em nosso íntimo (caverna) onde está o ser imortal.
Referência
Bíblia Sagrada. Evangelho Apócrifo de Pedro









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marcos Spagnuolo Souza Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |