NEM TUDO ESTÁ PERDIDO



Autor Ceissamorim - Buddhayan
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 8/26/2005 6:58:50 PM
Desta vez sentei-me em frente ao micro sem a mínima idéia sobre o que escreveria.
Acabo de participar de um evento grandioso: o Seminário Ética e Responsabilidade Social na Realização da Justiça. O público foi seleto, em razão do interesse comum. Apesar de ser um evento gratuito, parece que as pessoas ainda não estão preocupadas com as questões éticas.
Para as pessoas que participaram, houve grande contribuição. Tivemos a oportundade de conhecermos pessoas ilustres e suas preocupações referentes ao tema e suas idéias sobre a ética, o Brasil, o brasileiro e o mundo.
Foram conferencistas: Gabriel Chalita, Secretário de Educação de São Paulo; José Renato Nalini, Desembargador do TJSP; Pierre Weil, Presidente da Fundação Cidade da Paz e Reitor da Universidade Holística Internacional de Brasília.
Foram debatedores: Carlos Ayres Britto, Ministro do STF; Maria Tereza Sadek, Professora de Pós-Graduação do Departamento de Ciência Política da USP; Volnei Garrafa, Professor Titular e Coordenador da Cátedra UNESCO de Bioética da UnB; Ela Wieko de Castilho, Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão.
Foi mediador, Marcelo Canelas, da TV Globo.
O encerramento foi feito por Roberto Romano, Professor Titular de Ética e Filosofia Política da UNICAMP.
O que foi observado?
Que todos convergiram a um ponto onde não basta saber aplicar o Direito, mas deve-se colocar o coração em cada processo analisado, porque por trás daqueles números existem vidas.
Chalita lembrou-nos o poeta ao dizer a frase "Cuidado onde pisas porque podes pisar em meus sonhos."
Compactuou com o mesmo pensamento, o sábio Ministro Carlos Ayres, que poeticamente - posto que é poeta - e incansavelmente, observou aos operadores do Direito que o saber por si só não basta, mas há que se ver com os olhos do coração os casos concretos narrados nos Processos, porque não há como haver sabedoria se simplesmente usarmos a razão sem sentimento.
Pena que foram poucos os interessados...
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 11




Facilitadora: Certificada de Access; de Processos de Corpo & de Rejuvenescimento Energético Facelift de Access Consciousness TM. Palestras, Workshops, Cursos e Sessões Presenciais de Barras, Facelift, Processos de Corpo Sessões à distância: SOP e Entidades (à distância). Consteladora Sistêmica Atendimentos em todo o Brasil 55 61 99963-9765 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |