Menu
Somos Todos UM - Home

NORMOSE OU ANOMALIAS DA NORMALIDADE - parte final

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Maria Cristina de Lauro

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 9/11/2005 8:27:05 PM


5. PROPOSIÇÕES PARA UMA NORMOTERAPIA

Vamos retornar ao exemplo de uma normose em franco declínio, pois isto nos permite observar como está se efetuando a normoterapia, quer dizer a dissolução da normose. Vamos retornar ao exemplo da normose do fumo.

Esta normose na sua origem era específica de tribos indígenas. Tornou-se uma normose geral com a conquista das Américas pelos brancos. Numa primeira fase da normoterapia, houve a divulgação dos efeitos patogênicos e mesmo mortais do uso do cigarro. As mídias contribuíram muito, de maneira espontânea na divulgação das descobertas médicas. Estamos aqui na fase social do processo. O público e a própria imprensa começou a fazer pressão para se tomar medidas legislativas. O Congresso Nacional votou uma lei obrigando a toda divulgação de cigarro ser acompanhada da expressão "O Ministério da Saúde adverte: o cigarro faz mal à saúde". Mas as medidas em níveis sociais não foram suficientes, apesar dos inúmeros debates pela TV reforçados por conferências médicas. Esta primeira fase de Socioterapia teve que ser reforçada por medidas no plano individual. Com efeito, no plano individual, a normose se manifesta por uma neurose de dependência ao cigarro. À Socioterapia foi indispensável acrescentar a psicoterapia nas suas modalidades diversas, individuais e de grupo. Verificou-se que o próprio uso do cigarro era um modo de aliviar tensões de ordem neurótica sem contar a sua gênese que se encontra muitas vezes numa identificação com a figura masculina no caso dos meninos e numa afirmação masculina na concorrência do movimento feminista. Isto nos coloca em contato com a relação da normose com a neurose. Tudo indica que a normose se instala na formação do superego e por identificação à ou às figuras parentais portadoras dos componentes normóticos.

A experiência do cigarro nos mostra por conseguinte que a fase socioterápica no plano social precisa ser reforçada no plano individual por medidas psicoterapêuticas. E quando fala em terapia, torna implícitos os aspectos educacionais. Isto é bastante evidente na normoterapia ecológica em franco andamento. A normoterapia tem que entrar nas escolas, nas mídias e nos departamentos de recursos humanos (outra palavra de origem normótica...).

Assim sendo, a normoterapia se faz em dois níveis distintos porém correlatos. Primeiro, no nível social, podem e ou devem ser acionadas as seguintes medidas:
- Pesquisa dos efeitos patogênicos e letais
- Divulgação dos resultados em público pelos órgãos científicos e pelas mídias
entre outros.
- Ação das associações de consumidores, sindicatos e entidades de classes,
fundações e outros órgãos da sociedade civil.
- Pressão destes órgãos sobre o Legislativo visando elaboração e votação de leis adequadas e sobre as autoridades policiais se for julgado conveniente.
- Divulgação das leis por todos os meios, visando a sua devida aplicação.
- Sociodramas, dinâmica de grupo e laboratórios de sensibilização em todos os grupos ou coletividade onde for julgado conveniente inclusive desenvolvimento organizacional holístico.

Segundo, no nível individual, temos que pensar em termos educacionais e terapêuticos:
- Programas específicos de educação nas escolas, pelas mídias e empresas.
- Psicoterapia individual e de grupo. Aqui são incluídas conforme o caso, as centenas de modalidades existentes. Convêm os psicoterapeutas terem formação ou informação sobre o assunto para ficarem atentos quando aparecem sinais de
normose.
- Programas educacionais para os pais e as famílias.

Com estas medidas de Normoterapia estaremos contribuindo para uma mudança cultural indispensável no plano mundial. Temos um exemplo desta possibilidade na UNESCO cujo Diretor Geral, Frederico Maior, desencadeou um movimento mundial de transformação da Cultura de Violência em que está mergulhado o mundo, em Cultura de Paz. Por detrás desta sugestão se encontra uma verdadeira normoterapia em escala planetária.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Maria Cristina de Lauro   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa