Nutrir-se: Como o ambiente pode influenciar nossas escolhas alimentares e nosso estilo de vida?
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Pollyanna Patriota
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 1/14/2016 3:51:35 PM
Olá pessoal, na última publicação eu expliquei que o conhecimento sobre os determinantes da obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras doenças crônicas-não-transmissiveis (DCNTs), podem nos ajudar em muito a lidar com estas doenças, tratando-as adequadamente ou prevenindo-as. Neste caso, tudo passa a depender do que faremos com estes conhecimentos. Descartá-los ou aplicá-los em nossa vida?
Outra informação apresentada foi sobre como existem fatores extrínsecos que influenciam nas nossas escolhas alimentares. Por isso, hoje vamos refletir sobre a influência do ambiente em que vivemos sobre nossas escolhas alimentares e estilo de vida.
Você deve estar se perguntando: Como o ambiente pode influenciar nas minhas escolhas alimentares? Pois bem. Quero que você reflita agora sobre o caminho que você percorre todas as vezes que necessita adquirir um determinado alimento. Peço mais uma coisa: pense como você faria se, a partir de hoje, você resolvesse ter uma alimentação plenamente saudável, onde você adquiriria seus alimentos e quanto isso custaria no orçamento doméstico.
Você sabia que existe um investimento pesado em estratégias publicitárias da indústria de alimentos para que você compre mais alimentos ultraprocessados (alimentos não-saudáveis) do que alimentos saudáveis?
Muitas pessoas acreditam que para ter um hábito alimentar saudável precisarão gastar muito mais e isso é um MITO. Por vários motivos essa crença é falha e vou explicar o porquê.
- Alimentos saudáveis, além de saborosos são compostos por nutrientes que previnem e até mesmo tratam doenças. Somente por esta informação você já deve supor que adquirindo alimentos saudáveis está economizando em tratamentos médicos e na compra de medicamentos.
- Alimentos não-saudáveis (ultraprocessados) além de não conterem nutrientes bons e por conterem substâncias que sobrecarregarão diversos órgãos para metabolizá-las, ainda prejudicam a absorção dos nutrientes que você ingeriu através dos alimentos saudáveis, ou seja, você está jogando dinheiro fora por dois caminhos: deteriorando sua saúde pelas substancias danosas que geralmente compõem estes produtos e por prejudicar a absorção e utilização dos nutrientes que você ingeriu através de alimentos saudáveis.
Sobre a questão do ambiente em que vivemos, vamos pensar nos aspectos estruturais, como o fato de não existirem calçadas adequadas, ausência de espaços adequados para fazer caminhadas ou andar de bicicleta, falta de espaço para crianças brincarem, insegurança para circular entre as ruas a pé, são fatos simples, mas que contribuem para um ambiente obesogênico, ou seja, um ambiente que favorece a obesidade em todas as faixas etárias.
Entretanto, não quero fazer o papel de mostrar um problema sem apresentar uma possível solução. Meu objetivo é estimular a você leitor, refletir sobre como organizar-se para adquirir alimentos saudáveis com preços acessíveis. Uma importante dica é procurar feiras locais, agroecológicas e com produtos oriundos da agricultura familiar. Nestes locais você poderá ter acesso a alimentos frescos, orgânicos ou com uso reduzido de defensivos agrícolas e muito mais baratos. Sabemos que os alimentos orgânicos são muito caros em supermercados, justamente por que compram do pequeno produtor e adicionam uma margem de lucro altíssima. Evitem comprar estes alimentos em supermercados e façam parte deste movimento pela saúde que visa reduzir a cada dia mais os preços de alimentos mais saudáveis.
Uma forma de “atacar” a questão de não ter ambiente ou espaço adequado para ter uma vida mais ativa (exercitar-se mais) é buscando formar grupos para caminhada, prática de esportes e lazer. Isso mesmo! Mais uma vez a solidariedade pode tornar sua saúde bem melhor. Grupos organizados e preocupados com um estilo de vida mais saudável podem transformar sua comunidade e, portanto, tornar mais saudável o espaço em que você vive.
Bom, apresentamos aqui a influência do ambiente nas escolhas alimentares no que se refere ao custo e qualidade dos alimentos, assim como, sobre o impacto das estruturas ambientais onde vivemos, influenciando na manutenção de uma vida mais ativa e com menos sedentarismo. No próximo texto, vamos dar continuidade apresentando passos que devemos seguir para termos uma alimentação realmente saudável, sem desperdiçar e sem gastar muito mais do que podemos.
Minha gratidão por sua leitura e reflexão.
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Diététicienne, Master of Science en Santé Maternel-infantile , PhD en Nutrition. Elle a été publié articles scientifiques, livres et chapitres de livres. Elle collabore avec certains sites internet, magazines et journaux.Conférencière avec une expérience nationale et internationale. Evénements et/ou Conférences : evidencenutri@gmail. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |