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O ABC DAS CAMPEÃES

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Autor Weber Malcher

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 1/23/2011 12:48:45 PM


  O ABC DAS CAMPEÃES DO VAREJO



 



Vender é a meta principal de qualquer comerciante. É isso que o motiva e o impulsiona. 2011 é o ano das trocas, das vendas, mas para ter sucesso nessa área algumas medidas precisam ser adotadas. A estratégia  é a alma do negócio.

Obter sucesso nessa área não é fácil, até porque não existe uma formula mágica para vender mais. Atingir a mente e o coração dos consumidores requer a orquestração de um conjunto de iniciativas, tais como:

mix adequado de produtos

boa localização

equipe qualificada e motivada

ambiente confortável.

Vender, especialmente no varejo  é uma arte, um conglomerado  de sutilezas.

OS 10 MANDAMENTOS DAS EMPRESAS CAMPEÃES

1.      Cuidar bem das compras

O sucesso das vendas começa nas compras, pois a compra bem feita significa 50% da venda, enfatiza Gilson Grazziotin, autor do livro A Arte do Varejo - o Pulo do Gato está na Compra, livro que é recomendado a todo bom varejista.

Quantos  itens tem a sua empresa? Quem efetua as compras?

2.      Faça promoções. Use a estratégia da galinha: Avise que tem ovos frescos.

Monte um constante esquema de promoções para divulgar os produtos vendidos na loja. Se necessário, peça apoio dos fornecedores/fabricantes. Um lembrete: cliente não gosta de barulho. Caixas de som na frente da loja fazendo barulho não atrai cliente, pelo contrário, afasta.

3.      Acaricie o cliente, seja ele quem for.

Dispense especial atenção ao cliente, mime o cliente, afinal é ele quem paga o seu salário. Ofereça prêmios para os funcionários, estabeleça metas.

4.      Aposte no MIX dos produtos.

Não adianta ter um atendimento nota 10 se o consumidor não encontrar o que foi procurar na loja. A Delírio Tropical, lanchonete carioca especializada em saladas, mantém em seu cardápio 70 tipos diferentes de pratos com verduras e vegetais, além de 15 variedades de sopas, além de muitos tipos de pratos terem sido criados a pedido dos clientes.

5.      Treinamento, treinamento, treinamento de novo.

Os sócios da Delirio ( item 4), alem de oferecer cursos voltados para aperfeiçoar o atendimento do cliente, ainda estimulam os funcionários a estudar matemática, português, higiene e outros assuntos, tais como: ética e cidadania.

6.      Cliente gosta de conforto.

Um ambiente bem iluminado, climatizado, aromatizado e sem muito barulho vende mais. Tem empresas que oferecem água mineral, cafezinho e até suco para seus clientes. Não é custo, trata-se de investimento. Qual cliente não gostaria de fazer suas compras numa loja que fosse tratado como um príncipe?  Faça com que o cliente viva uma experiência dentro da loja, e não apenas realize uma compra. Venda sentimentos/emoções .

7.      Espalhe o vírus das vendas

Potencialize os negócios ao Maximo, envolvendo todos na tarefa de vendas. Oriente todo o pessoal, desde a recepcionista até os mais variados níveis a espalhar o vírus das vendas, a recomendar os produtos da casa. Seja um vendedor, não importa o cargo que ocupe dentro da empresa.

8.      Diversifique os produtos

Lembra-se do posto de gasolina de antigamente? Vendia somente gasolina. E agora, como é que é? Posto de gasolina vende tudo, é point. Alguns ainda vendem gasolina! E as farmácias? Vendem até sorvete, picolé, chocolate e outras coisas mais. Algumas ainda vendem remédios !

9.      Uma boa vitrine é a alma do negócio

Uma boa vitrine é motivo de sucesso nas vendas. Segundo o consultor Eurico Ugaya, cerca de 25% das vendas são motivadas pela vitrine.

10.  Descubra o vendedor-campeão.

O vendedor é a figura-chave. Sua competência compõe o amálgama na construção de uma empresa de sucesso. Onde encontrar  esse vendedor campeão? É preciso ter  um bom  detetive para encontrar esse tipo de profissional. Mas, se ele não for o vendedor campeão, transforme-o em um. A principal característica do vendedor campeão é a sua capacidade de AUTO-MOTIVAÇÃO. A auto-motivação  é o ingrediente principal nas vendas.

Mais  um mandamento: SORRIAAAAAAA!

Tem um ditado chinês que afirma: " QUEM NÃO SABE SORRIR NÃO PODE ABRIR UMA LOJA.

Então: SORRIAAAAAAAAAAAA!

Weber Malchér - Escritor(membro da União Brasileira de Escritores -UBE-AM), membro da Ordem Rosacruz(Amorc),membro do STUM ( Clube SOMOSTODOSUM); membro do Instituto Consciência Adamantina; membro de Sabedoria Viva (Portugal).

E-MAIL: [email protected]



 


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Conteúdo desenvolvido pelo Autor Weber Malcher   
Escritor, membro da União Brasileira de Escritores (UBE-AM), membro da Ordem Rosacruz- Amorc- Reikiano; formação em Astrologia Tradicional e Kármica, Numerologia, Palestrante (temas místicos, culturais e filosóficos). (92)9.94494979 WhatsApp
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

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