O ABC DAS CAMPEÃES
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Autor Weber Malcher
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 1/23/2011 12:48:45 PM
O ABC DAS CAMPEÃES DO VAREJO
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Vender é a meta principal de qualquer comerciante. É isso que o motiva e o impulsiona. 2011 é o ano das trocas, das vendas, mas para ter sucesso nessa área algumas medidas precisam ser adotadas. A estratégia é a alma do negócio.
Obter sucesso nessa área não é fácil, até porque não existe uma formula mágica para vender mais. Atingir a mente e o coração dos consumidores requer a orquestração de um conjunto de iniciativas, tais como:
mix adequado de produtos
boa localização
equipe qualificada e motivada
ambiente confortável.
Vender, especialmente no varejo é uma arte, um conglomerado de sutilezas.
OS 10 MANDAMENTOS DAS EMPRESAS CAMPEÃES
1. Cuidar bem das compras
O sucesso das vendas começa nas compras, pois a compra bem feita significa 50% da venda, enfatiza Gilson Grazziotin, autor do livro A Arte do Varejo - o Pulo do Gato está na Compra, livro que é recomendado a todo bom varejista.
Quantos itens tem a sua empresa? Quem efetua as compras?
2. Faça promoções. Use a estratégia da galinha: Avise que tem ovos frescos.
Monte um constante esquema de promoções para divulgar os produtos vendidos na loja. Se necessário, peça apoio dos fornecedores/fabricantes. Um lembrete: cliente não gosta de barulho. Caixas de som na frente da loja fazendo barulho não atrai cliente, pelo contrário, afasta.
3. Acaricie o cliente, seja ele quem for.
Dispense especial atenção ao cliente, mime o cliente, afinal é ele quem paga o seu salário. Ofereça prêmios para os funcionários, estabeleça metas.
4. Aposte no MIX dos produtos.
Não adianta ter um atendimento nota 10 se o consumidor não encontrar o que foi procurar na loja. A Delírio Tropical, lanchonete carioca especializada em saladas, mantém em seu cardápio 70 tipos diferentes de pratos com verduras e vegetais, além de 15 variedades de sopas, além de muitos tipos de pratos terem sido criados a pedido dos clientes.
5. Treinamento, treinamento, treinamento de novo.
Os sócios da Delirio ( item 4), alem de oferecer cursos voltados para aperfeiçoar o atendimento do cliente, ainda estimulam os funcionários a estudar matemática, português, higiene e outros assuntos, tais como: ética e cidadania.
6. Cliente gosta de conforto.
Um ambiente bem iluminado, climatizado, aromatizado e sem muito barulho vende mais. Tem empresas que oferecem água mineral, cafezinho e até suco para seus clientes. Não é custo, trata-se de investimento. Qual cliente não gostaria de fazer suas compras numa loja que fosse tratado como um príncipe? Faça com que o cliente viva uma experiência dentro da loja, e não apenas realize uma compra. Venda sentimentos/emoções .
7. Espalhe o vírus das vendas
Potencialize os negócios ao Maximo, envolvendo todos na tarefa de vendas. Oriente todo o pessoal, desde a recepcionista até os mais variados níveis a espalhar o vírus das vendas, a recomendar os produtos da casa. Seja um vendedor, não importa o cargo que ocupe dentro da empresa.
8. Diversifique os produtos
Lembra-se do posto de gasolina de antigamente? Vendia somente gasolina. E agora, como é que é? Posto de gasolina vende tudo, é point. Alguns ainda vendem gasolina! E as farmácias? Vendem até sorvete, picolé, chocolate e outras coisas mais. Algumas ainda vendem remédios !
9. Uma boa vitrine é a alma do negócio
Uma boa vitrine é motivo de sucesso nas vendas. Segundo o consultor Eurico Ugaya, cerca de 25% das vendas são motivadas pela vitrine.
10. Descubra o vendedor-campeão.
O vendedor é a figura-chave. Sua competência compõe o amálgama na construção de uma empresa de sucesso. Onde encontrar esse vendedor campeão? É preciso ter um bom detetive para encontrar esse tipo de profissional. Mas, se ele não for o vendedor campeão, transforme-o em um. A principal característica do vendedor campeão é a sua capacidade de AUTO-MOTIVAÇÃO. A auto-motivação é o ingrediente principal nas vendas.
Mais um mandamento: SORRIAAAAAAA!
Tem um ditado chinês que afirma: " QUEM NÃO SABE SORRIR NÃO PODE ABRIR UMA LOJA.
Então: SORRIAAAAAAAAAAAA!
Weber Malchér - Escritor(membro da União Brasileira de Escritores -UBE-AM), membro da Ordem Rosacruz(Amorc),membro do STUM ( Clube SOMOSTODOSUM); membro do Instituto Consciência Adamantina; membro de Sabedoria Viva (Portugal).
E-MAIL: [email protected]
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Escritor, membro da União Brasileira de Escritores (UBE-AM), membro da Ordem Rosacruz- Amorc- Reikiano; formação em Astrologia Tradicional e Kármica, Numerologia, Palestrante (temas místicos, culturais e filosóficos). (92)9.94494979 WhatsApp E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |