O Caminho para a paz começa dentro de mim
Atualizado dia 10/21/2018 3:38:09 PM em Autoconhecimentopor Tania Paupitz
Alcançamos a paz à medida que vamos nos afastando das situações que possam nos trazer algum tipo de desconforto, trazendo para nossa esfera mental uma série de emoções contraditórias e negativas, num efeito cumulativo, gerando estresse e conflitos de toda ordem.
- Quem atualmente não vivencia a irritabilidade, a raiva, a angústia, diante de tantos fatos, abertamente escancarados através da mídia: as notícias trágicas, novelas melo-dramáticas que não agregam nada de positivo na vida das pessoas e, atualmente, em voga a Política que tem se destacado através da Mídia, por intensa e vergonhosa disputa de Egos, inflados pelo desejo de poder e dinheiro.
- Como viver em paz, sabendo que tantas crianças passam fome, não tendo acesso à Educação, expostas a todo tipo de violência: balas perdidas, desvio de merenda escolar, assaltos, pedofilia,violência doméstica etc..
- Como viver e respirar a paz, quando temos conhecimento de que a totalidade de dinheiro desviado dentro do nosso País, poderia hoje, estar fazendo a diferença na saúde, na educação, na moradia, de milhares de pessoas.
- Como viver em paz sabendo que temos tudo e, ao mesmo tempo, não temos nada, em detrimento de tantos que cada vez mais exploram os mais fracos; roubando o que, na verdade, pertence a eles próprios, deixando a geração futura de seus netos e bisnetos com a herança da vergonha e da humilhação.
- Como viver em paz, sabendo que a justiça dos homens é falha diante da impunidade ainda tão presente em nossos dias, das cadeias superlotadas que nada agregam na reabilitação do presidiário e, que nós, seres humanos temos que nos proteger e sobreviver entre grades, alarmes, carros blindados, câmeras de seguranças, deixando o medo pairar em nossas vidas.
- Como viver em Paz sabendo que nossas crianças e netos estão crescendo e se desenvolvendo no meio de tanta incoerência, entre o que é certo e o que é errado; diante de tantas mudanças, que não sabemos dos reais efeitos para geração futura.
Sabemos que diante do pleno exercício do nosso livre arbítrio e da livre democracia que nos outorga o direito de ir e vir, podemos nos dar ao luxo de escolher: o que assistir, o que ouvir, o que fazer e, principalmente, onde e com quem queremos estar.
Só há um caminho para paz e, obviamente, ele não se encontra no meio em que atualmente nos encontramos. O caminho de volta para casa começa quando conseguimos nos separar, tornando-nos imunes à influência negativa do meio em que estamos inseridos, seja no âmbito da política, da sociedade, da família, do trabalho, da própria vida.
Ir ao encontro da paz requer que estejamos em constante processo de melhoria intima, especialmente, diante de nossas atitudes e escolhas.
Este tesouro que poucas pessoas tem a oportunidade de encontrar, é fruto de uma dedicação intensiva diante da busca do autoconhecimento, especialmente, quando assumo o compromisso interno de modificar a minha forma de viver, chamando para mim a tutela do destino, responsabilizando-me por todos atos e escolhas.
É como salienta o “Espírito Camilo”, através da psicografia do médium Raul Teixeira: “Ninguém usufrui de paz quando não compreende; ninguém pode oferecer paz ao mundo se não desenvolver no próprio âmago, no próprio mundo íntimo”.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 1
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |