O caos das transformações e o homem de bem




Autor Flávio Bastos
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 5/19/2011 11:14:05 AM
Hipervalorização do supérfluo, ódio racial e religioso, atentados terroristas, guerras, jogo de interesses das grandes potências, crise de valores morais e éticos, violência urbana, corrupção política e institucional, aquecimento global, descrença.
Diante do panorama mundial de perfil caótico, conforme informações que chegam aos nossos lares numa velocidade espantosa, o cidadão comum se pergunta: "Meu Deus, o que fazer para escapar desse redemoinho de energia negativa?"
Muito mais do que se imagina, as informações agem sobre o nosso psiquismo de uma forma progressiva, podendo afetar o humor e interferir significativamente nas relações de âmbito familiar e social.
A humanidade, nesse início de século, passa por uma fase difícil de ocorrências naturais caóticas e de turbulências sócio-política em várias nações, com reflexos na estrutura familiar e no aspecto comportamental dos indivíduos.
Perdido entre as "ruínas" de uma civilização decadente, mas paradoxalmente repleta de recursos tecnológicos e de respostas imediatas na área das comunicações, o homem moderno parece sucumbir às suas próprias invenções e descobertas.
Absorvido pela veloz máquina do tempo, que não perdoa os vagarosos ou confusos, o homem de bem questiona a sua própria existência e o seu papel no cenário da vida.
No entanto, sem ele perceber, o cenário vital necessita desesperadamente de sua contribuição, seja através de atitudes ou do próprio exemplo que serve como referência, ou, no mínimo, como reflexão para um grande número de pessoas.
Perante uma realidade social exposta por uma civilização em crise de valores morais e éticos, é o homem de bem, sujeito simples, honesto, que insiste em praticar a humildade, a caridade e que ainda acredita em valores perenes, a luz que falta em mentes e corações de indivíduos perdidos nos mares do ódio, da revolta e da insatisfação.
Nunca antes a humanidade precisou tanto do homem de bem como na atual fase de transição em que o caos é sintoma de importantes transformações. E para compreender o significado dessa "confusão global" e poder discernir e renovar atitudes em benefício de si próprio e do bem comum, cabe ao indivíduo angustiado, perdido no redemoinho de sua existência, espelhar-se nas virtudes do homem de bem que ainda acredita em valores perenes...
Ao unir fé, caridade e esperança por um mundo melhor, o homem de bem torna-se naturalmente um canal de luz que desperta da letargia, mentes condicionadas e corações endurecidos pela falta de exercício do amor incondicional.
Geralmente no anonimato, sem holofotes ou serpentinas, mas pela transparência de suas atitudes e exemplo, o homem de bem resgata almas extraviadas, abre janelas para o infinito e liberta corações empedernidos e mentes confusas.
Entre o caos e a transformação, o homem de bem cumpre o seu papel no palco da vida. Papel que, consciente ou inconscientemente, ele desempenha sem interferências ou afetações de origem egocêntrica.
É por intermédio de sua luz que naus à deriva no oceano da existência, encontram o rumo de portos seguros, ou turbulências que desestabilizam, se transformam em brisas que convidam ao prazer da vida.
Do conflito interno entre forças que se antagonizam há milênios, surge o homem novo, antítese do homem velho, amargurado, descrente e perdido no labirinto de si mesmo.
Sendo uma extensão do homem de bem, o homem renovado do terceiro milênio, aos poucos, assume o seu papel no cenário de transformações onde o caos da desarmonia é apenas uma fase de transição ao que virá depois...
Portanto, o homem de bem é, foi e sempre será referência para todos os indivíduos que retornam para mais uma oportunidade de aprendizado na escola da vida.
Nesse sentido, caos e tranformação fundem-se, prenunciando novos tempos de esperança para a humanidade, onde o amor fraterno, finalmente, assume o seu lugar na história das civlizações evoluídas.
flaviobastos









Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. E-mail: flavio01bastos@gmail.com | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |