Menu

O Corpo é seu Altar!

Atualizado dia 5/3/2006 5:03:30 PM em Autoconhecimento
por Luci Freire


Facebook   E-mail   Whatsapp

Um altar é um local especial, encontrado em quase todas as religiões, representado por seus símbolos, crenças e ordens espirituais. Alguns são usados para sacrifícios e outros para adoração e respeito. De qualquer forma é um local de destaque e de real importância.

O corpo é seu altar e dele você constrói um templo de sacrifícios ou de respeito e apreço. A escolha de como criar esse altar depende de você; ele pode ser um altar muito bonito e sem significado ou pode ser um altar simples e adorado; pode ser um altar de sacrifícios e sofrimento, ou ainda, um altar onde todos se colocam menos você.

Qual a melhor maneira de transformar o corpo em um altar onde seu reflexo nada mais é do que a harmonia e a essência de seu ser?

O alimento que você oferta ao seu templo (corpo) é, dentre todas as maneiras, a mais significativa. O alimento orgânico vai manter a vitalidade e a força desse altar; o alimento mental vai arejar e propagar as energias de seu altar; o alimento emocional vai vibrar os sentimentos e dar vida ao seu altar e o alimento espiritual vai ilumina-lo. Esse alimento que se desdobra de tantas maneiras está presente diariamente em sua vida; você pode ingeri-lo de forma consciente e bem intencionada ou de forma relaxada e inconseqüente.

O alimento ingerido de forma negligente ou inconseqüente é uma quantidade de lixo que o ser humano acumula e normalmente sente dificuldade em se livrar; podem ser classificados em:
- alimentos que fazem mal à saúde física, como aqueles que não geram vida oriundos da alimentação inadequada, do consumo de drogas, tabaco (campeão do câncer) e álcool;
- alimentos que fazem mal à saúde mental como os pensamentos negativos, improdutivos, obsessivos e preconceituosos;
- alimentos que fazem mal à saúde espiritual como o fanatismo e a descrença e o mau uso da religiosidade;
- e um dos mais importantes: o alimento emocional, um verdadeiro veneno que pode passar completamente despercebido por você e muitas pessoas.

Quando o alimento emocional se torna um altar de sacrifícios

Atualmente fala-se muito em qualidade de vida, em alimentação adequada, em prática de esportes e desenvolvimento espiritual. Esses aspectos são importantíssimos na vida de todas as pessoas, porém em momento algum se esqueça que os distúrbios psicossomáticos são os que mais geram doenças, justamente pela própria inabilidade em lidar com as emoções, sejam elas simples ou profundas.

Todo ser humano tem um sentido de proteção do Eu, necessário, porém problemático quando em demasia. Essa capacidade ou necessidade de se autoproteger gera uma falsa ilusão de que ao se refrear uma emoção da qual não sabe lidar está se livrando dela, enquanto na verdade está apenas acumulando ou socando essa tensão no próprio corpo em áreas afins e/ou em determinados órgãos, gerando limitações e impedimentos ao fluxo natural da vida. O medo, a ansiedade, a baixa auto-estima, a carência afetiva, a rigidez, a auto-anulação, a agressividade e o egoísmo são alimentos emocionais mal resolvidos que se transformam em veneno na vida de qualquer pessoa seja ela uma criança, um jovem ou um adulto.

Esse veneno vai consumindo a pessoa de pouquinho em pouquinho, bem de mansinho, até que de repente se torna bem presente gerando distúrbios como a síndrome do pânico, os transtornos de ansiedade, os vícios e doenças como, por exemplo, o câncer. Portanto, se você vivencia uma situação com a qual está infeliz ou insatisfeito, uma situação angustiante e aparentemente sem saída, saiba que o seu altar não precisa ser de sacrifícios e que você pode, sim, transforma-lo pouco a pouco em um altar de luz e harmonia.

O Universo tem muito a oferecer; infelizmente muitas são as pessoas que não abrem espaço para a renovação necessária de si mesmas, de seus valores arraigados e ultrapassados e desprezam o que o Universo dá de melhor: a vida.

Agora, se você não consegue por conta própria fazer essa transformação, não vacile. Procure ajuda. Várias são as formas de começar esse processo de renovação; basta querer e dar o primeiro passo, porque este é o mais importante de todos. Saiba que seu corpo, esse altar de luz, é seu e nele você coloca todas as suas vivências e que é passível de grandes transformações desde celulares até orgânicas, mentais, emocionais e eletromagnéticas. Um passo dado já reluz positivamente em seu próprio benefício e no benefício de todos nós. Faça de seu corpo um altar de vibração, de alegria, de amor e de saúde e lembre-se que seu altar está presente na vida de todos nós.

Luci Freire

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 416


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Luci Freire   
Luci Freire - Psicóloga com experiência em atendimento clínico com especialização em Terapias Corporais e Vibracionais. Formação Internacional em Terapia Floral, Gestalt Terapia, Bioenergética, Reiki, Terapia da Polaridade, Oligoterapia e Iridologia Orgânica e Comportamental.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa