O DIABO
Atualizado dia 6/30/2007 8:46:28 AM em Autoconhecimentopor Zaida Miranda Rebêlo da Silva
O diabo, também designado como A Paixão, The Devil, Le Diable, Der Teufel, Il Diavolo ou El Diablo, tem como ormamento comum na lâmina do tarot uma figura andrógina com chifres, asas e cascos; segura um cetro na mão esquerda; mão direita para cima; dois seres, de sexos diferentes, amarrados ao trono.
Este é um dos arcanos mas complexos do tarot, em simbolismo, pois retrata a força da alma encarnada tão repleta de sentimentos, pensamentos e desejos. Quem não os tem? Esta figura andrógina e ambígua tão temida por todos é o espelho de nossos instintos e é considerada uma imagem feia e repugnante, por estarmos constantemnte renegando nossa sombra interior, nosso lado abissal para o qual temos receio de olhar. O diabo é o símbolo dos instintos humanos: o desejo da ambição, do poder, do sexo, da fortuna, também o orgulho, a preguiça, a cobiça, a luxúria, a lascívia e a gula que se não forem dominados nos tornam animais selvagens em vez de seres humanos.
Suas mãos indicam controle sobre todas as direções, sinalizando que têm o poder de criar e destruir dependendo do que se faça. As duas figuras amarradas aos pés do diabo: serão colaboradores ou prisioneiros? Eles são o símbolo dos nossos desejos carnais que não podemos aniquilar: quanto mais os rejeitamos, mais prisioneiros ficamos da bestialidade. Lembramos, porém, que eles podem ser dominados e que não devemos nos deixar dominar por eles em prol de um objetivo mais alto.
Este arcano sugere o desejo de ser e de ter, independentemente de se poder ou não; o domínio da vida material sobre o ponto de vista exclusivo do ego pessoal; a necessidade de ser feliz sob a visão dos desejos e vontade unicamente individuais. Contudo, revela o extremo de nosso egoísmo, cujo grande perigo é não compreender os limites pessoais, surgindo a ganância e a inveja e com elas a perda dos valores sociais e morais. Dependendo do aprendizado cármico de cada um ou da sua evolução espiritual, quando não nos importamos com os sentimentos alheios e apenas queremos satisfazer a nossa vaidade, terminamos por perder situações benéficas, pessoas maravilhosas, arrumamos inimigos eternos e tudo isso, por sermos ignorantes dos nossos limites pessoais.
A simbologia do arcano 15 nos revela que ele pode tudo: conquistar, realizar, obter, alcançar, objetivar; porém, o valor cobrado pela ordem social, no produto final, é demasiadamente alto; a perda da confiança dos amigos, do poder e controle sobre um grupo social ou familiar. Talvez perca o seu orgulho perante esse mesmo grupo e o status e vaidade pessoal, porque seu grande atributo é o ter, ignorando o ser. Podemos extrair uma reflexão: a vida não é somente feita do hoje e das idéias que temos agora; somente poderemos ter um maravilhoso futuro se tivermos um magnífico passado interior; contudo, para termos essa qualidade no passado e no futuro temos que ser seres humanos dignos no presente.
Taróloga
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 15
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |