Menu
Somos Todos UM - Home

O Ego

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Inácio Teixeira

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 10/29/2014 8:31:17 PM


O ser humano é um ser complexo e diferente dos demais animais. Como os demais animais, possui cinco sentidos: a audição, visão, paladar, tato e olfato. Além disso possui inteligência desenvolvida, guardando na memória acontecimentos do passado e desenvolve racionalidade a ter previsão do futuro.
Dentre esse enfoque, tendo a natureza do ser como parâmetro, vamos verificar no que consiste o ego. Para tanto examinemos o ser o humano desde a fecundação.
Para que seja criado um ser humano é preciso uma relação amorosa entre um homem e uma mulher, evidente que ambos fertéis. A mulher é detentora do óvulo que necessita ver-se fecundado pelo espermatozoide. E a corrida já começou. Dentre os multiplus espermatozoides da relação, terão eles que correr para o óvulo para apenas um penetrá-lo, ficando descartados todos os demais.
A partir da penetração a vida do novo ser começou, embora ainda existam opiniões contrárias. Em algumas semanas já pode ser visto o novo ser a desenvolver-se até que ocorra o parto, separando-se a mãe do filho com o corte do cordão umbilical, quando o novo ser inicia o respirar.
Desde o primeiro momento de vida pós uterina a criança já ostenta saber. É que para se alimentar do leite materno já sabe mamar e chora quando possui a necessidade do alimento, a demonstrar pela presença da inteligência emocional, isto é, o sentir.
A demonstrar ainda por essa inteligência vê-se que a criança já consegue captar a energia externa. É que de colo em colo, quando em contato com algumas pessoas mostra-se incomodado e chora.
A fala só virá após algum tempo, uns mais cedo e outros mais tarde. Se nos analisarmos veremos que não conseguimos desenvolver raciocínio lógico sem a utilização de uma linguagem, seja ela qual for. Note, penso assim: vou ali, vou acolá, estou com fome, etc. Tiremos de nosso pensar a linguagem e não mais conseguiremos o próprio pensamento.
Então, esse pensar racional é aprendido ou se conseguirmos afastar todo pensamento entraremos em estado de meditação. Foi pela meditação que Buda chegou à iluminação, isto é projetou-se além dos limites comuns do homem voltando a fazer parte do todo, da luz, de Deus.
O racional aprendido nada mais é do que o ego. Com o ego nasce a individualidade plena, o corpo separado de qualquer outro elemento do universo. É no ego que está realçado o eu. Mas não é o ego o único dominador das condutas humanas, posto que também presente está o sentir, assunto que será tratado na próxima oportunidade. Deixe-se assente apenas, entretanto, que a conjugação do ego e do sentir podem trazer ao ser humano muitas alegrias e tristezas, tudo a depender como entendido, compreendido, aceite ou refutado cada fato das múltiplas relações humanas.


São Paulo, 23 de outubro de 2.014.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Inácio Teixeira   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa