Menu

O ego, a culpa e a compaixão

Atualizado dia 8/19/2021 4:11:22 PM em Autoconhecimento
por Isha Judd


Facebook   E-mail   Whatsapp

A culpa é uma das maiores couraças do intelecto. Está tão arraigada em nossa sociedade... Minha culpa, minha culpa… é incrível! Mas essa culpa é o ego. O medo também é ego. As pessoas pensam que o ego existe quando alguém ama a si mesmo, quando sabe que é perfeito e poderoso e que merece o amor. Mas isso não é ego, é amor.

Quando fingimos ser quem não somos

O ego nos mantém pequenos, usa uma grande variedade de máscaras para tapar nossos medos, como quando fingimos ser “isto” ou “aquilo”, mas por dentro está uma criança que teme o abandono, que busca o amor, não sabendo como acalmar essa necessidade.

Esse é o ego, O ego é pequeno, muito pequeno e extremamente frágil. E se defende o tempo todo porque defende o que é irreal.

O amor não precisa de defesa.

O ego tenta se defender

O ego precisa se defender porque não tem fundamento. É uma carapaça, uma casca. Não é nada na realidade, portanto, precisa se defender, pois sabe que se desmancha diante de alguma pressão e do amor.

A culpa, o maior pretexto

A culpa é um dos maiores pretextos para manter a humanidade em sua pequenez. As pessoas dizem: “Ah, não, não posso fazer isso porque tenho que cuidar disso e daquilo”, ou “Ah, não, não posso cuidar de mim até que meus filhos tenham 40 anos”. Já ouvi todas as desculpas possíveis. “Não posso fazer isso, não posso fazer aquilo”. Temos milhares de razões para não nos amarmos: “Não posso ir a um retiro porque minha sogra está doente”, “Não posso me amar porque estou muito ocupada cuidando dos outros”, “Tenho que fazer isso primeiro para ser uma boa pessoa (e se não faço me encho de culpa como se estivesse fazendo algo errado)”. Parece familiar?

Soltar a culpa

As desculpas são inventadas pelo intelecto para nos abandonarmos, constituindo uma das coisas mais difíceis de desapegar. Porque a ilusão reflete isso o tempo todo. Às vezes ouvimos: “Se você se importasse comigo, faria tal coisa”, “Se me amasse, faria aquilo por mim”. Isso é só um reflexo de nossa falta de amor por nós mesmos.

O amor verdadeiro conhece sua própria grandeza e permite que todos os demais percebam a deles.

O amor verdadeiro

O amor verdadeiro sabe que ninguém será abandonado nunca, que todos vão criar exatamente o que precisam em cada momento. Desde um bebezinho até um adulto, todos estão cem por cento salvos porque todos são a Unidade criando amor. Para saber isso, para poder experimentar compaixão, há que se amar incondicionalmente, há que conhecer a própria grandeza. E quando se conhece a própria grandeza, não há culpa, porque se sabe que tudo está sendo criado perfeitamente.

Desperte sua própria grandeza

Portanto, esse é o papel do ego: mantê-lo pequeno, impedir sua autorrealização, mantê-lo ocupado em uma programação limitante. Ao mesmo tempo, o ego sustenta toda a ilusão. Quando se desperta, começa-se a experimentar a própria grandeza.

Portanto, a verdadeira compaixão significa:
cure a si mesmo.
  Isso é compaixão.
  E então
você poderá mostrar a todo mundo
 sua grandeza.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Isha Judd   
Isha é mestra espiritual reconhecida internacionalmente como embaixadora da paz. Criou um Sistema para a expansão da consciência que permite a auto-cura do corpo, da mente e das emoções. Site oficial www.ishajudd.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa