O ego e o Eu
Atualizado dia 4/13/2019 6:54:54 PM em Autoconhecimentopor Paulo Tavares de Souza
Muitos passam a vida ornamentando e cuidando dessa flor de plástico e não percebem o tamanho dessa insensatez. Infelizmente, isso se aplica à grande maioria cega e ignorante da humanidade que não percebe a beleza que já existe no âmago do próprio ser, lembram a imagem do peixe procurando pelo o oceano, ou pior, a imagem do peixe procurando o próprio peixe.
O ego é apenas um conjunto de desejos, nada mais do que isso. Tornou-se um construto mental escravizante que nos convence de que a felicidade está no futuro, onde todos esses desejos serão atendidos e, convenhamos, não há mentira maior. Não há vida no futuro, não há felicidade no futuro, aliás, não há nada no futuro, pois o futuro simplesmente não existe, só existe o Aqui e o Agora e qualquer discurso platônico que queira nos tirar da realidade estará prestando um desserviço. A vida não deve ser tratada como um ideal, a vida é algo real, algo que está sempre acontecendo e você é tudo aquilo que procura, apenas não conseguiu ainda acordar desse estado de torpor.
Procure o ego com todo afinco e você irá perceber que ele simplesmente não existe. O que existem são desejos e mais desejos, algo que você alimentou através de crenças estúpidas, algo que você tratou como necessidades indispensáveis e esse foi o grande equívoco.
Você acredita que a sua felicidade só poderá ser alcançada quando todos esses desejos forem atendidos, mas está absolutamente errado, pois você, em essência, já é a própria felicidade. O Eu verdadeiro é Satchitananda, ou seja, é a própria Vida Eterna, Consciente e Feliz. O que mais você precisa?
Está na hora de interromper as buscas, não há nada mais para ser buscado; você já é tudo aquilo que precisa ser, você já o Deus que reverencia, você já é a felicidade que ambiciona, você já tem a eternidade que tenta imprimir em sua existência, enfim, você já é tudo aquilo que pretende ser, por que perder tanta energia na busca por algo que já faz parte de sua Verdadeira Natureza?
Por que insistimos em realizar um falso eu? Por que lutamos para nos colocarmos no pódio de um mundo ilusório? Tudo aquilo que aparece e desaparece - como os nosso desejos - é irreal, portanto, estamos presos à ilusões. Não há o que melhorar, uma vez que somos perfeitos. Não há o que conquistar, uma vez que tudo aquilo que sonhamos faz parte da nossa essência. Está na hora de descobrirmos quem realmente somos e isso só será possível através de uma auto investigação. Enquanto estivermos imersos na ilusão da mente, presos aos desejos, nada disso será possível.
O ego é apena uma flor de plástico, nada mais, não pode atender aos anseios que ainda nos movem. Está na hora de voltarmos a Casa do Pai, está na hora de voltarmos a nós mesmos.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 1
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |