O EREMITA
Atualizado dia 17/06/2007 11:05:10 em Autoconhecimentopor Zaida Miranda Rebêlo da Silva
O Eremita, também designado como Ermitão, The Hermit, L´Ermite, Der Einsiedler, L´Eremita ou El Ermitaño, tem como ormamento comum na lâmina do tarot, um homem idoso com um manto, lanterna e cajado.
O homem idoso símbolo da experiência de vida e sabedoria, está figurado neste arcano por um eremita, símbolo da busca da iluminação e maturidade espiritual. Este homem, também um ancião, usa uma lanterna, símbolo do conhecimento adquirido pelo esforço próprio, que ilumina pequenas áreas, pois não precisa de muita claridade, símbolo da dimensão e expansão, para saber por onde prosseguir. Ele já conhece todos os caminhos da vida, seus percalços e obstáculos. Contudo, apóia-se em um cajado, símbolo da prudência e aptidão, para se localizar e afastar dos infortúnios. Seus olhos serenos, rosto marcado pelo tempo, cabelos e barbas brancas, transparecem a síntese da experiência de vida: erros e acertos, descidas e subidas, céu e inferno; entender os processos de dor e de vitória, é a nossa evolução espiritual e planetária. Este arcano traz o equilíbrio necessário ao ser humano, para a busca de seu auto-conhecimento. Representa aquele que busca o equilíbrio, vencendo todos os obstáculos e provas, que os ensinamentos espirituais lhe imputam. Tudo é moroso, porém com realizações futuras bem estruturadas; a questão é paciência mas, o progresso a longo prazo é garantido.
O principal sintoma é o arcano 10, A Roda da Fortuna, que representa o movimento, a mudança e o destino. Afinal para que existem os momentos de reclusão? Não é para pensar como melhorar o futuro? Como achar novas soluções? Não é parando e pensando? Um eremita se isola para adquirir sabedoria e iluminação, assim como nós buscamos uma melhor qualificação do status pessoal.
Atingir uma meta ao longo da vida, seja de uma forma natural ou por meio de sua alma, a estruturação, mesmo a longo prazo, é garantida. Podemos extrair uma reflexão: a calma e a serenidade, visando ao bem dos que nos cercam, são elementos fundamentais para uma conclusão feliz e duradoura.
Taróloga
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 14
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |