Menu
Somos Todos UM - Home

O FORTE CHAMADO DO CORAÇÃO

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Lucya Vervloet

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 11/06/2010 14:23:35


"O coração, a cada chamado da vida, deve estar pronto
para partida e um novo início, para corajosamente sem
tristeza entregar-se a outros, novos compromissos.

Em todo começo reside um encanto
Que nos protege e ajuda a viver."

(Degraus - Herman Hesse)

Muito se fala sobre seguir o chamado do coração. No entanto, muitas das vezes o confundimos com uma emoção irrascível que toma conta de nós quando nos sentimos ultrajados ou vivendo uma vida que consideramos indigna. Como no exemplo do filme, coração valente, que assisti uma dezena de vezes, não só pelo Mel Gibson e romance envolvido, mas pela coragem retratada pelo papel do ator no filme. Muitos filmes são feitos neste modelo, mas parece-me que com o Mel (intimamente) surte um efeito maior, pelo menos em mim. Afinal, o que significa ter coragem?

Como em algum artigo anterior que já não me lembro qual, referi-me que a raiz da palavra coração é a mesma de coragem. Isso me faz lembrar que quando sofri um grande susto com a saúde de minha mãe e o consequente esforço que precisei fazer para ajudá-la na recuperação, uma profunda tristeza tomou conta de mim e vem perdurando desde então. Na verdade, algumas grandes decepções foram se acumulando ao longo dos anos e, vamos remendando os pedaços, pensando que estamos prontos para outra, mas... Após uma grande onda, uma maior ainda pode estar a caminho... Pelo exemplo dela de coragem e fortaleza que acabei inconscientemente me espelhando, fui esquecendo que somos pessoas com organismos diferentes, na realidade a coisa toda é mais complexa e não pretendo escrever um livro. Só sei que por motivos vários não fui educada a aceitar que somos fortes/fracos. Em nenhum momento, apesar de estar em frangalhos, admiti que poderia fracassar. Mas, o corpo falava, era só dar um pouco de atenção para ver.

Podemos levar uma vida inteira nos enganando quanto a nossa real necessidade de amor e de todos os movimentos que fazemos disfarçados de vários modos, por esta única razão: a busca pelo amor universal, pela união mística, pelo alinhamento com a Mente/Coração Infinito, o único capaz de preencher o tremendo vazio que trazemos no meio do peito. De quanta batalha você ainda precisa para reconhecer tal fato? Será que precisamos levar a flexa mais pontiaguda e sangrar bem mais que o necessário para entregarmos o fardo?

É a tal estória, cada um sabe de si e cada um traz uma química específica em seu corpo, criada à partir de muitas vidas e experiências acumuladas, agregados, karmas pessoais e familiares, etc. O que vejo é que não pretendo levar outro golpe para fazer o que deve ser feito, não tenho a certeza de que suportaria. Ciente da misericórdia divina, do poder da fé (Júpiter sempre dando uma ajudazinha, mas exacerbando o otimismo!) e da crença de que cada um só carrega o que suporta, um upgrade se faz necessário sem mais delongas e paliativos. Percebo isso também por encontrar-me ainda um tanto quanto mergulhada no que se passará nos próximos anos na psique humana e por sofrer o sofrimento do outro. Qual a escapatória?

Vim equipada com o reconhecimento de que uma hora precisamos pedir refúgio, consciente de que sem uma boa dose de humildade, perseverança e coragem nem sempre alcançamos o florescer de nossa alma, e após tanta caminhada, virar pó novamente... Deixar que a tristeza e a mágoa não tomem conta de nosso coração, às vezes torna-se uma tarefa árdua demais para quem tem tantos compromissos e sacrifícios em andamento. Mas, vejo também que habituamo-nos a entregar a autoridade sobre nossa vida (espiritual) ao comando de várias energias que apenas se alimentam de nossas dúvidas e vacilações, faz parte do jogo cósmico, por assim dizer. E que como raça, talvez esteja no momento de resgatarmos nosso direito original ao amor pleno e verdadeiro, sem rodeios.

Se aceitarmos de fato o chamado do coração, com a capacidade de discriminar o que possa ser leviano e irresponsável do que seja sábio e verdadeiro, e conseguirmos relaxar no fluxo e refluxo do mar cósmico com alguma serenidade e confiança, já é um bom começo. No mais é saber que não temos um coração assim tão valente, ele ainda precisa de carinho, se não cultivarmos uma mente heróica. E pelo exemplo de homens e mulheres corajosos que ainda estão entre nós e que muitos estão sendo preparados neste momento, devemos tornar a prática da meditação um hábito como o de comer e dormir. O sono é um grande reparador do sistema nervoso e a meditação regular mantém o equilíbrio no dia a dia. Logo pela manhã, quando o dia começa agitado, alguns minutos é o suficiente. Para os que já estão em sintonia, levar uma vida meditativa enquanto caminham, tomam o café ou ministram os medicamentos de um parente, se faz natural. Ao entardecer também é um bom momento para limpar a mente e as emoções, como perdoar aquele que lhe deu um esbarrão e nem aí, para o parente que não reconheceu seu empenho em fazer tal agrado, e, se quiser ou precisar, chore, chore sim, na tranquilidade e privacidade de seu quarto ou local de agrado, desanuvie a dor e peso de seu apertado coração. Você poderá perceber, de imediato, pelo menos no instante seguinte, de que uma leveza maior tomou conta de seu peito. Olhe sempre e mais para seus sentimentos e emoções, vigie seus pensamentos, sem neurose, aceitando o jogo. Não deixe que os ressentimentos se acumulem para providenciar um alívio em sua alma, sabe amigo, pode ser muito tarde da próxima vez.

na paz



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Lucya Vervloet   
Astrologia (básico na Regulus/SP) e autodidata. Participei de workshops de Runas, Tarot místico/terapêutico com Veet Pramad. Estudei Numerologia e quirologia. Iniciei-me na energia Reiki. Estudei 12 meses do Curso de Psicanálise/ES. Com uma visão universalista da vida dediquei-me ao aprendizado de idiomas e culturas estrangeiras.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa