O Homem do Futuro e do Passado, Presente no Agora.
Atualizado dia 2/16/2008 12:16:00 AM em Autoconhecimentopor Terapeuta Eliana Kruschewsky
Refiro-me à educação no sentido de encaminhamento cuja responsabilidade inical é dos pais seguidamente com a escola. Visto por este ângulo, existem crianças mais e menos estimuladas em suas ideologias, o que faz a diferença comportamental final, pois se tudo é um processo cabe identificarmos qual processo educacional passa a criança para que se desenvolva dentro de uma perspectiva aceitável em nossa sociedade.
Porém, o homem do passado e do futuro está se apresentando no homem do agora, onde existe uma contestação por parte de pais, professores e da própria criança em questão. O que está acontecendo nesta “Zona Nula” onde existe esse encontro de necessidades e de insatisfações dentro de um processo de apredizado?
Vou expor a visão de alguns sábios preocupados com o futuro do homem para que possamos nos identificar de alguma forma e para que saibamos como dissolver o que está bloqueando o entendimento de ambas as épocas – homem do passado e o homem do futuro - dentro do processo educacional como base de estímulo para a formação do homem.
No mundo de hoje, insolúveis e incontáveis problemas têm surgido devido às errôneas políticas de educação. O sitema educacional atual se move em direção errada no mundo. Perguntas surgem no sentido de saber quem é responsável por isso.
Ninguém pode ser responsável individualmente. Os pais, em casa, os professores em instituições educacionais e os líderes da nação – todos juntos são responsáveis por esse anômalo crescimento da educação. A primeira e mais importante tarefa do homem é entender o valor da educação. Ela está sendo confundida com a aquisição de escolaridade verbal. Muitos lêem livros, mas o simples conhecimento destes, não é educação.
A educação não está confinada à leitura, escrita e escutada. Diplomas não constituem verdadeiras marcas de aprendizado. Diplomas não fazem uma pessoa educada. O conhecimento do conteúdo de pilhas de livros não fazem uma pessoa educada. A educação real deve promover a preocupação pelo bem estar dos outros e somente por isso deve ser julgada. A educação verdadeira consiste no cultivo do coração.
O conhecimento acadêmico, por si só, não apresenta grande valor. Pode ajudar as pessoas a ganhar a vida. Mas a educação deve ir além do que uma preparação para ganhar a vida. A idéia de que educação serve para conseguir um emprego é uma visão limitada. Aos invés disso, ela deve preparar a pessoa para a vida e, não, meramente para a sobrevivência. A educação não para ganhar, mas para conduzir a uma vida de bem. Toda educação que divulga o conhecimento mundano e o desenvolvimento de atividades intelectuais, mas não promove o caráter é profundamente sem valor.
As autoridades educacionais estão na ilusão de que a educação está progredindo rapidamente. O aumento do número de instituições educacionais ou do número de alunos que ingressam em escolas e faculdades não são verdadeiros indicadores do crescimento da educação. O real progresso está em melhorar a qualidade dos padrões de ensino. Se o quadro educacional é observado desse ponto de vista pode-se perceber que há um abismo no modelo de educação. Um número crescente de pessoas está procurando a educação, não para aprender, mas para conhecer os meios de gratificar seus desejos.
Este é o progresso com o qual estamos encantados. Certamente todo ser humano precisa ser educado, independentemente de raça, religião, casta, cor ou credo. Mas como a ingênua mãe que fica feliz quando um membro de seu filho incha devido à doença, acreditando que ele está ficando forte, nós também nos enganamos em relação ao fato de que esse aumento em tamanho e em número é um sinal de um desenvolvimento saudável. Na verdade, estamos testemunhando uma doença que resulta em debilidade, mesquinhez, ódio e inveja. As pessoas que são educadas por essas instituições, com o tempo, ocupam posições de autoridade e influência. Como a condição do mundo pode se tornar melhor? Devido à ausência de caráter e moralidade na educação, as pessoas educadas estão se comportando de um modo inconveniente. A educação imprópria produz um grande prejuízo para toda a nação." Sai Baba
Este quadro apresentado através da Fundação Bhagavan Satthya Sai Baba do Brasil teve sua primeira edição em 1997 e já estampava a situação educacional no mundo. Este texto demonstra qual o real valor da educação que nós pais e professores oferecemos a nossos filhos. E quais os resultados com os quais já nos deparamos hoje.
O método tradicional conteudista foi muito bem aceito por nossas crianças no passado. Não há condenação sobre o método aqui. Nossas crianças demonstram novo comportamento e exigem nova abordagem metodológica.
"O processo educacional é basicamente um grande esforço. Temos muitas lições pra aprender, muitos pontos a anotar enquanto tentamos melhorar. Nos tempos antigos a excelência moral era o objetivo desse esforço. Esse objetivo deve ser mantido ainda hoje. A promoção dos valores humanos deve tornar-se uma parte integrante no processo educacional. O cultivo da virtude é mais importante que a mera aquisição de conhecimentos. A educação deve servir não só para desenvolver a inteligência e as habilidades de alguém, mas para ajudar a ampliar sua perspectiva, tornando-a útil à sociedade e ao mundo em geral. Aprendemos muitas coisas mas nosso conhecimento sobre elas é muito superficial. Saber poucas coisas intensiva e profundamente, é um indicativo de uma educação correta."
Atualmente a educação material tem crescido muito rapidamente. Assim como a não integração na personalidade do educando. Há dois importantes aspectos sobre a educação. Um é matéria; o outro, energia. Um é físico; o outro, espiritual. Um explica o assunto material. O outro ajuda a adquirir uma personalidade nobre e a desabrochar a vida do homem numa bela flor. Um é a exposição dos fatos relacionados à qualquer matéria. O outro é o desdobramento da personalidade individual. A educação verdadeira deverá tentar ambos os apectos, tanto o mundano quanto o espiritual. A educação não deve se limitar à mera informação, mas deve ser dirigida para preencher a vida do homem com amor puro, bem como transformar seu coração.
A educação não deve se satisfazer em apenas construir um homem a partir de si mesmo, mas deve ajudá-lo a manifestar sua divindade latente.
Texto revisado por Cris
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Eliana Kruschewsky Terapeuta, Palestrante, Educadora. Serviços: Avaliação Radiestésica, Reiki, Cromopuntura, Florais e Tarô Terapêutico. Brasília-DF. Ministra cursos de: Mandalas em fios, em vidro e em tela. Radiestesia/Radiônica, Tarô Terapêutico. www.portalvialuz.com (61) 3551-2003 (61) 8189-8843 Tim E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |