O Homem e a Lua



Autor Instituto Nefrú
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 5/24/2008 6:10:40 PM
Falar sobre a lua é falar de um astro que tem influência fundamental sobre o ser humano e sobre nosso planeta.
Segundo o Kabash - Sabedoria de Vida do Antigo Egito - devemos interpretar cada fase lunar de acordo com o aspecto que influencia na vida humana. Por exemplo, na lua crescente há uma especial influência sobre o aspecto emocional e afetivo do homem.
Na antiguidade havia um grande respeito por todas as tradições relacionadas à lua e quando as pessoas buscavam ajuda nos Templos, o faziam na fase lunar que exercia interferência direta sobre seu problema. Caso estivessem vivendo uma situação difícil no casamento, sofrendo com depressão ou buscando ajuda para ter mais força de vontade e segurança em si mesmas, iam ao Templo na lua crescente. Para problemas de saúde as terapias mais eficazes eram realizadas durante a lua cheia, assim como as práticas para o positivismo econômico.
Hoje gostaria de falar especialmente da fase minguante. Segundo a Sabedoria do Kabash, esta fase é considerada de purificação. É o momento para a “limpeza” de toda a negatividade. No plano alimentar, busca-se fazer um jejum, bebendo muita água, para depurar o organismo das toxinas. Antigamente os Sacerdotes Egípcios recomendavam que se comesse, exclusivamente, alimentos crus durante esta lua. Ao final da minguante a população ia ao Templo receber uma energia especial que, somada à dieta, resultava numa potente depuração.
A medicina da época entendia que o fundamental era prevenir enfermidades, com isso dava maior ênfase às terapias preventivas do que às curativas. Os Sacerdotes Médicos acreditavam que o homem não tem motivos para adoecer quando vive em um meio natural, por isso buscavam não perder o contato com a natureza e tratavam de aproveitar ao máximo a influência astral, que é o grande alimento da aura humana.
O processo de purificação envolvia também o aspecto energético. Todo o excesso de energia negativa deveria ser eliminado do corpo para que, com o tempo, não se transformasse em ameaça à saúde.
Entendiam que a inveja, a raiva, o ódio e outros sentimentos negativos de uma pessoa em relação à outra, são forças muito poderosas que afetam a aura, desequilibrando-a, o que se manifesta como cansaço, mal-estar, dores, irritabilidade, depressão, etc.
Por isso os Sacerdotes que praticavam o Kabash, além de ajudar com suas terapias, pediam que cada um assumisse a responsabilidade de cuidar de si mesmo, combatendo constantemente as energias negativas. Para isso, uma de suas principais recomendações, era a purificação durante a lua minguante.
Claro que estou falando de Sacerdotes do Antigo Egito, de uma época tão distante...mas o que é mais maravilhoso no Kabash é que podemos aplicar esta sabedoria hoje; é totalmente vigente e também o será no futuro. Fundei Escolas no Uruguai, na Argentina e no Brasil onde se pode aprender e reviver esta tradição milenar. No Instituto Nefrú São Paulo e no Instituto Nefrú São Luis (Maranhão), mensalmente são realizadas práticas de meditação egípcia (Dabraká) com o objetivo de canalizar a influência benéfica das diferentes fases lunares.
Hoje quero deixar-lhes um ensinamento para que possam fazer esta tão necessária purificação no período da lua minguante. Podem realizar esta prática diariamente ao longo desta fase lunar, ou pelo menos durante 3 dias.
À noite, você deve fazer um banho de purificação. Depois de higienizar-se, deixe a água cair sobre o corpo, concentrando-se na seguinte combinação de letras: AMU LE”J”ET (o “J” lê-se como em castelhano, um som gutural próximo ao som “RR” em português).
O elemento água unido à força do Dabraká (meditação egípcia) vai ajudá-lo a descarregar as energias negativas que podem tornar-se futuros inimigos e que também é, muitas vezes, a raiz de tantos problemas do presente.
Mestre Rolland
Adaptação do texto extraído do livro “Las Diez Energias de la Vida” (Editora Nefrú)
www.institutonefru.com.br









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Instituto Nefrú Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |