O homem está em harmonia



Autor Theresa Spyra
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 25/03/2008 17:28:29
O homem nasceu para viver em harmonia. Pode parecer uma declaração típica de auto-ajuda ou grupo espiritualista, mas não quero ir para este lado. Simplesmente digo: o homem nasceu para viver em harmonia, porque esta é o único caminho da natureza. Basta observar a natureza: tudo se completa e se encaixa. A água se encaixa perfeitamente nas cavidades. O ritmo das estações do ano são perfeitamente distribuídos e interagem com o movimento de translação da Terra. Após o dia, vem a noite, e este ciclo está de pleno acordo com a fotossíntese que proporciona oxigênio ao planeta. A noite também proporciona o descanso a grande parte dos animais, entre eles o homem, que aproveitam este período onde a energia do sol está menos presente, para também recuperar sua própria energia. Cada lei da natureza se encaixa perfeitamente a outra lei da natureza. O homem, sendo parte da natureza, também está subordinado a estas leis.
Talvez então, fique uma dúvida: se o homem é parte da natureza, e a natureza é harmônica, porque o homem não é harmônico? Vou contrariar um pouco você, se você também pensa que o homem não é harmônico. O homem está e vive 100% do tempo em harmonia com as leis da natureza, nas quais eu incluo as leis sistêmicas, que explicarei mais tarde. Sim, o homem está em harmonia! Vamos ver: se o homem ultrapassa os limites do seu corpo físico, logo sentirá o cansaço e o desgaste. Se continua insistindo, o corpo adoece e, mais um pouco, para de funcionar. Esta lei não é do homem: é da natureza. Se o homem está modificando radicalmente o meio-ambiente, o meio-ambiente está se readaptando às mudanças, alterando o clima, a vegetação, o ritmo das chuvas, o calor na superfície terrestre, etc. O homem está subordinado às leis da natureza. Não há nenhum momento onde o homem não esteja em harmonia com as leis da natureza, simplesmente porque as leis da natureza são maiores e mais poderosas que qualquer lei humana e qualquer atitude humana. Mesmo que, hipoteticamente, o homem destrua a Terra de alguma maneira, a natureza irá recompor o planeta de outra forma, e a matéria que forma esta natureza nunca se perderá... somente se transformará.
A questão básica é: o homem acha que está mudando o mundo. O homem acha que está construindo uma vida. O homem acha que estará eternizando alguma coisa. Tudo isto são idéias humanas, menores e inócuas perante as leis naturais. É uma loucura momentânea, dos últimos séculos, onde em pouco tempo o homem distanciou-se da mãe natureza a ponto de achar-se maior que ela. E isso não tem lógica nenhuma. A natureza não está nem aí com o homem, afinal, são 5 ou 6 bilhões de planetas iguais à Terra somente na via Láctea. A natureza é muito maior que nossa humanidade.
O homem é filho da natureza. O homem é filho de seu pai e de sua mãe. O homem possui ligações estreitíssimas com a natureza, com seu pai, com sua mãe e com seus antepassados. O homem antigo reverenciava a natureza e os antepassados. E até hoje ainda se mantém um pouco essa reverência, que nada mais é que estar em harmonia com a natureza. Não apenas os povos ditos primitivos, mas ainda japoneses, chineses, hindus, havaianos e inúmeros outros mantém viva a tradição de “sentir-se filho da natureza”.
Sentir-se “filho da natureza”. É isto que quero dizer que o homem é harmônico. Se você é filho de João, por mais que diga que não é, você continuará sendo filho de João. Mesmo que João o abandonou quando bebê. O homem é filho da natureza e está submetido às regras dela, quer queira ou não. Então, a questão é que ele “não se sente filho de João”. Não reconhece. Diz que não. Mas não há como estar em desarmonia. A única coisa que é possível é negar, como uma criança mimada. Porém, o homem está em harmonia, sempre. Isto quer dizer: está e sempre estará submetido às leis naturais e leis sistêmicas, sempre.
últimas vagas para a próxima constelação sistêmica em grupo – clique aqui e saiba mais!
Avaliação: 5 | Votos: 9




Theresa Spyra é alemã, trainer e terapeuta com especialização em constelação sistêmica familiar, organizacional e estrutural. Estudou com a também alemã Mimansa Erika Farny, pioneira na introdução do método sistêmico de Bert Hellinger no Brasil, e aprofundou-se nos sistemas estruturais e organizacionais, com estudos no Brasil, Alemanha e Suíça E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |