O Individualismo Natural e Virtual
Atualizado dia 10/12/2007 8:48:21 PM em Autoconhecimentopor Marcos Spagnuolo Souza
Ser um indivíduo significa ser diferente de todos os outros. Ser um indivíduo significa “eu sou quem eu sou”. O que quer dizer: um ser singular, a única criatura feita desta forma peculiar; profundamente única. A individualidade é tarefa intrinsecamente auto-referencial. É a busca pelo verdadeiro “eu” que está escondido em algum lugar da obscuridade no interior do nosso ser, não afetado pelas pressões externas. Individualidade é autenticidade, ser fiel a si mesmo, ser o verdadeiro “eu”.
A individualidade é escolher livremente e de definir todas as ações como originárias da livre escolha. Nesse domínio do face a face, a individualidade é afirmada e renegociada diariamente na atividade contínua da interação. Ser um indivíduo é aceitar a responsabilidade pela direção e pelas conseqüências da interação. Tal responsabilidade não pode ser contemplada sem que os atores tenham o direito de escolher livremente o caminho a seguir. A individualidade gera a comunidade fundada na cooperação.
Cada pessoa encontra obstáculos no seu caminho para a individualidade de fato. A individualidade de fato não é fácil de conseguir, muito menos de preservar. A busca pela individualidade significa uma luta para toda a vida. A busca da individualidade não deixa tempo para outra coisa. Na corrida pela individualidade, não há intervalo.
O emergir da individualidade assinala um progressivo enfraquecimento do poder verticalizado, a desintegração ou destruição da densa rede de vínculos sociais que amarram com força a totalidade das atividades da vida social. Com o desenvolvimento da individualidade os padrões das rotinas diárias são deixados de ser vistos como incontestáveis e auto-evidentes.
A busca pela individualidade ou singularização não deixa de ser um perigo para os donos do poder que elaboraram e governam uma sociedade com as seguintes características: sociedade voltada totalmente para a superficialidade, exterioridade, efemeridade, lucratividade, consumo, segurança, competência, modernização, eliminação do antigo, busca constante do prazer. O único cerne identitário que se pode ter certeza de que vai emergir nesta sociedade do lucro é um ego impermanente, completamente incompleto, definitivamente indefinido e autenticamente inautêntico.
Para viver nesta sociedade virtual o sistema elaborou o homem virtual substituindo a individualidade natural por uma individualidade virtual. Vários são os métodos empregados para elaborar o homem virtual; dentre eles podemos salientar:
1 Elaboração de um discurso negando a existência da individualidade natural e mostrando a existência de pressões que impedem o direito de livre escolha. Existem pressões contínuas, esmagadoras e irresistíveis do fato social que tornam a livre escolha fora do alcance do ser humano.
2 Para interpretar os nossos sentimentos profundos o sistema elaborou inúmeros profissionais que podem nos ajudar a entender o nosso interior. Quando existe procura, a oferta não demora a aparecer. Em nossa sociedade de indivíduos que buscam desesperadamente sua individualidade, não há escassez de auxílios e pelo preço certo os profissionais se mostrarão totalmente dispostos a nos guiar pelos calabouços sombrios de nossas almas. Dessa forma muitos acabam perdidos na estrutura do pensamento de determinado programa ou no sentimento da impossibilidade de conseguir autonomia ou individualidade.
3 A sociedade virtual não pode existir sem controle. O controle determina para onde ir anulando a liberdade natural da livre escolha. O sistema fornece a bússola que indica os objetivos que as pessoas devem atingir. A possibilidade de escolher seu próprio caminho é inexistente.
4 O caminho que leva à individualidade é uma batalha em curso sendo uma luta interminável entre o desejo de liberdade e a necessidade de segurança. Por essa razão, as guerras de identidade provavelmente permanecerão inconclusas e, com toda a probabilidade, é impossível vence-las, pois, o sistema trabalha e valoriza a segurança virtual. A busca pela segurança individual supera os valores da autonomia humana.
5 A lógica do consumismo serve às necessidades dos homens e das mulheres em luta para construir, preservar e renovar a individualidade virtual e, particularmente, para lidar com a dúvida ou hesitação sobre a individualidade real. A luta pela singularidade agora se tornou o principal motor da produção e do consumo de massa: “Seja você mesmo – prefira Coca Cola”. Para entrar e permanecer na corrida é preciso ter um carro de luxo e uma casa esplêndida. Ser um indivíduo virtual numa sociedade de indivíduos virtuais custa dinheiro, muito dinheiro.
6 Neste mundo de estilo empresarial a individualidade natural é substituída pela competência em gerir os negócios buscando o lucro instantâneo, a administração das crises e a limitação dos danos.
7 As classes instruídas que atualmente constituem o cerne articulado e auto-reflexivo da emergente elite são chamadas de híbridas. A hibridização isola o híbrido de toda e qualquer linha comum. A hibridização passa a ser uma declaração de autonomia virtual, pois são diferentes das outras pessoas, são culturalmente especiais. O fato de os outros serem deixados para trás fortalece nos híbridos suas convicções e suas alegrias.
8 A busca da autonomia natural é substituída pelo desmoronamento ou no desmantelamento forçado das rotinas da vida e das redes de vínculos humanos e compromissos mútuos.
9 A individualidade natural é substituída pela pertença grupal a uma religião, a um time de futebol, a uma associação de classe.
Observamos que a individualização natural forma uma comunidade onde predomina a solidariedade e a paz. A individualização virtual elabora uma sociedade de luta, conquistas, construções, destruições intermináveis e guerras. Assim sendo, a união das individualidades naturais forma uma comunidade e a união das individualidades virtuais forma uma sociedade fundamentada na concorrência e consumo.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 6
Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |