O longo e místico caminho dos espíritos



Autor Bernardino Nilton Nascimento
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 31/12/2010 13:37:59
A causa única do Mundo é a incorporação física do ser humano na doutrina espírita, que é a herança de Cristo. Na origem de seu desenvolvimento era preciso uma operação de ordem transcendente, que esclarecesse, diante de condições misteriosas, mas reguladas fisicamente, a presença de Deus no
interior de cada ser humano.
Com o tempo, fomos diminuindo o contato com a essência da Divina Energia, porém, no mundo moderno estamos sentido a necessidade de adquirir o caminho da volta, a magia perdida. Podemos resgatar essa magia praticando, verdadeiramente, o amor ao próximo.
Foi de extrema bondade de Deus a criação da matéria para o nosso retorno, mesmo sendo muito mais lenta em relação a nossa criação original.
No início deste novo caminho deveríamos esquecer os nossos poderes mágicos e buscar resgatar, com liberdade, o retorno. Porém, uma parte que não se afastou de Deus se colocou à disposição de ajudar a trazer de volta os espíritos para suas árvores de origem, com seus mágicos poderes restaurados.
No entanto, com ordem superior, ninguém poderia influenciar na liberdade rumo ao retorno. Neste ponto encontra-se a parte mais triste disso tudo: chegando aqui em matéria e sem poderes, meio que perdidos, éramos crianças para adquirir o conhecimento do retorno. Milhares de anos se passaram e hoje somos apenas juvenis em busca da magia que nos fará retornar à origem.
Em vista da penetração do Divino em nossa natureza materializada, nasceu um renovado crescimento material. Porém, os princípios básicos do crescimento deveria ser o espírito. Piorando ainda mais sua trajetória de vota, o ser humano teve uma inesperada e prolongada desobediência às leis espirituais, com irresponsáveis aventuras materiais.
O perdão passou a ser a seiva única que sobe pelos troncos das nossas árvores familiares na origem, onde todos podem ser livres, mas sem afastar tanto. Todos os troncos têm a seiva do “Amor Divino”, que é regada pelo sangue que corre em nossas veias sob o impulso de um mesmo Coração, que irradia uma forte energia. Uma energia radiante e um coração poderoso provam a presença de um espírito elevado, que conduz nossos caminhos de volta sob sua proteção.
Nesse tronco familiar espiritual, a árvore criada é bem parecida com uma árvore da terra, porém, os frutos, que somos nós, pensando estarmos amadurecidos, desligamo-nos da nossa árvore e caímos em um grande abismo. Mas alguns frutos de outras árvores ficaram firmes em seus troncos. Porém, esses irmãos gêmeos dos mesmos troncos se comprometeram a lutar junto com o exército de Deus, procurando nos auxiliar neste retorno a verdadeira origem.
A reencarnação é uma renovação, uma restauração de todas as energias e potências que há no Universo. E neste centro, nesta verdade, aparece o Cristo, o fruto do principal tronco de Deus. Ele é a prova do fim e do recomeço de toda a criação espiritual e material. Por Ele tudo foi recriado, santificado e vivificado.
Podemos ter chegado a esta conclusão pela reação de termos considerado a função da nossa energia interior com a do Cristo Cósmico uma grandeza nova, que o ser humano não deixa entrar facilmente em seus corações.
Com o defeito da reflexão da verdadeira reencarnação de Cristo sobre o sentido do mistério da corporificação, ficou ainda mais longe de se enxergar com clareza a materialização que a ciência, a psicologia, a filosofia, as religiões e tudo mais tentam nos mostrar com uma fórmula inaceitável. Confirma-se que para a descoberta da verdadeira origem de toda a criação, não podemos deixar de expressar que ela é um mistério infinitamente maravilhoso. Ninguém, pelo menos por enquanto, foi autorizado a esclarecer a verdadeira origem do espírito.
No mais profundo dos fenômenos, uma espécie de ultra espiritualidade vem se elaborando. Aquela pela qual o amor se forma pouco a pouco, animado por sua influência e reunindo, em sua forma mais sublime, todas as energias. Podemos criar em nossa alma uma reflexão do Cristo na Terra, materializado e espiritualizado, como forma de um grande atalho para retomamos ao caminho de casa.
O eixo da energia do amor deve ser o fator central da tendência universal e também o ponto preciso do encontro que surge entre o Universo e o nosso Ponto de Partida.
No sentido do amor ao próximo, a raça humana é formada pela sua totalidade, e a duração da Criação é o tempo exigido para a sua consagração.
BNN
Texto revisado









"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |