O MAGO
Atualizado dia 5/18/2007 9:31:33 PM em Autoconhecimentopor Zaida Miranda Rebêlo da Silva
O ornamento mais comum dessa lâmina do tarot é um jovem de pé, signo da lemniscata acima da cabeça e/ou chapéu, a mão esquerda para cima, uma mesa ou altar à sua frente e objetos representativos dos quatro elementos.
Um jovem de pé - símbolo do vigor e das aspirações - lidando habilmente com as mãos - símbolo de atitudes pessoais - absorvendo toda a energia criativa universal com seu valioso bastão - símbolo do poder mágico - para emaná-la no plano real e prático. Olha atentamente para outra direção, mostrando muita habilidade e rapidez; afinal, seu intento é para uma realização futura e não se pode perder muito tempo. Suas roupas escondem a real proporção de seu corpo físico. Será forte ou fraco? Não importa, pois usará apenas seu poder mental e linguagem expressiva. Em sua cabeça reside a lemniscata - símbolo do infinito e de todas as possibilidades do universo - mas será que se encontra tudo isso em sua mente? O Mago, para criar sua obra, sua vida, seu projeto, utiliza-se de todas as possibilidades do mundo, simbolizadas pelos quatro elementos - bastão (fogo), taça (água), faca (ar) e moeda (terra) - que se manifestarão em sua forma mais perfeita no Arcano 21 - O Mundo. No Mago atuam os fatores imperativos como a inteligência, a capacidade, a criatividade e o poder de persuasão.
Todo o simbolismo desse arcano denota muitas possibilidades, intenso livre-arbítrio, múltiplas idéias, muita criatividade, muito trabalho, mas pouquíssima conclusão. Traduz um momento muito frágil, efêmero, sem garantias, no qual absolutamente tudo dependerá do planejamento correto a longo prazo, da habilidade em gerenciar e dos sentimentos e pensamentos corretos. Evoca a aspiração, o desejo de ter algo, um vislumbre do futuro, uma vontade imensa de realizar pois se tem todo um destino a favor ou está com as situações nas mãos. Simboliza a primeira idéia, a primeira visão, o primeiro pensamento, o início de alguma necessidade ou sentimento mas, mesmo assim, é apenas uma expectativa, nunca será o desfecho final.
Todo o simbolismo e sintoma sugerem que nada é conclusivo, tudo é passível de planejamento ou alteração; portanto, é muito claro: ou analisa que o se deseja ou dispersa para outros objetivos. Como aqui estamos em nosso livre-arbítrio, tudo é possível em nossa instável personalidade. Podemos extrair uma reflexão: toda a vontade tem que ser um planejamento, senão poderá ser dispersada.
Este arcano, O Mago, atribui sempre o "talvez" e a "possibilidade", porém jamais a efetivação. É o novo a que aspiramos, que fomos buscar em nossa plena criação mental e humana.
Taróloga
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 21
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |