O MITO DE LILITH - SEGUNDA PARTE - O FEMININO, O SENTIDO DA AÇÃO
Atualizado dia 3/7/2008 11:35:29 AM em Autoconhecimentopor Academia Mental
Por. Walkiria Rovai e colaboradoras: Adriana Spaulonci Politi e Sandra Soares Ribeiro
Lilith representa o lado rebelde da mulher, quando não usa o feminino para alcançar o que quer, impedindo com isso, encontrar uma satisfação e uma realização.
Eva, por outro lado, representa o aspecto vingativo da mulher quando não consegue também direcionar o que quer, e acaba submetendo-se a vontade do outro, sem conseguir uma realização.
Esses dois aspectos mostram o desenvolvimento, que ocorre na adolescência, na medida em que ainda não se elaborou o lado da vontade.
Na maturidade, a mulher deve assumir o seu lado feminino, que se expressa através da passividade, que significa sentimento, ou seja, usar a direção do sentido na ação. A partir disso, lidar com as suas vontades, sem precisar se submeter nem se rebelar, podendo dar um sentido para o que quer.
O aspecto masculino no mito, que significa ação em relação a sua vontade, também se mostra de maneira imatura. Sua ação é tentar fazer o que quer submetendo ou castigando o outro.
O mito traduz a necessidade de integração dos aspectos femininos e masculinos, tanto no homem quanto na mulher, exatamente para existir uma ação ligada a um sentido. Quando existe a integração, tanto o homem quanto a mulher, podem exercitar a sua vontade, sem se sentir ameaçados frente ao outro.
Conclusão
A mulher, na realidade, tem que aprender a usar a passividade não como submissão, mas como um guia dos seus sentimentos. Essas duas faces da mulher Lilith e Eva, de formas extremas, impede a sua própria realização e satisfação tanto do aspecto feminino como do masculino. Lilith nunca consegue realizar a maternidade, sendo que este radicalismo a impede de ter uma realização e uma satisfação.
Temos que aprender a usar o lado feminino como direcionamento de sentimentos, não como rebeldia, nem vingança. Lilith está revoltada, e Eva está vingativa, com isso impossibilitada de avaliarem o que querem o que sentem, se tornando vulneráveis.
O aspecto feminino possibilita para mulher, o poder, de antes de agir, determinar as conseqüências em termos de sentimentos. O lado masculino não tem essa possibilidade.
A mulher busca não só a ação no seu lado masculino, mas também uma realização em termos de sentido de vida. Ex.: a mulher quer ter filhos, mas quer ter a possibilidade também de poder cuidar deles.
Então ela tem que aprender a fazer o que quer, usando o sentimento e não a rebeldia ou a vingança.
A mulher não deve perder de vista o sentido do que quer. Tanto Lilith quanto Eva permanecem somente na ação.
Lilith se mostrou inteira, Eva num primeiro momento aceitou as regras de adão, mas depois se revelou, vingando-se, por essa submissão que foi colocada.
A mulher traz essa Lilith dentro dela, com muito medo de se colocar, e uma Eva que acaba se vingando.
Eva se impõe através da vingança e não através da vontade. Ao contrario, Lilith colocou a sua vontade e pagou um preço por isso.
Eva foi aceitando as determinações de Adão, mas depois se vingou.
O homem tem muito medo na relação com a mulher, pois acredita que ela possa ser vingativa, porem isso está muito relacionado com a imaturidade em que são estabelecidas as relações entre o homem e a mulher.
Avaliação: 5 | Votos: 35
Consultorio Walkiria Rovai Psicologa CRP /0613624 R Itacolomi 333 cjs 61 e 116 Higienopolis-São Paulo tel. 32588347 cel 991328936 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |