Menu
Somos Todos UM - Home

O Mundo é Representação do Sujeito

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Marcos Spagnuolo Souza

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 20/03/2011 10:06:39


Quando cheguei à cabana do velho ancião ele estava conversando com um velho xamã, seu antigo companheiro de caminhada. Sentei em um banco de madeira e ali fiquei escutando a conversa dos dois anciões sobre o mundo em que vivemos. Não sei quanto tempo passou que permaneci imóvel escutando dois sábios conversando, só tenho consciência que ao amanhecer a cabana estava vazia. Pouco tempo depois o velho ancião entrou, olhou para mim, sorriu e disse: "levante e escreva o resumo do que você viu e escutou enquanto estava dormindo, e tenha consciência que não existe nenhuma diferença entre o que sonha e o mundo que você designa como sendo objetivo." Tomando de um pedaço de papel que estava jogado em um armário e um toco de lápis escrevi: O mundo é representação do sujeito. A terra e o sol são representações do sujeito. O mundo circundante somente existe como representação. O mundo inteiro, nada mais é do que o objeto, que é uma representação. O mundo é representação nossa e nenhum de nós pode sair de si mesmo para ver as coisas como elas são. Tudo aquilo que percebemos está dentro de nossa consciência. A matéria não tem existência independente da representação.

A representação possui duas metades: a primeira metade é o sujeito e a outra metade é o objeto. Sujeito: é o sustentáculo do mundo, a condição de todo fenômeno e de todo objeto. Sujeito elabora representações. Objeto: o objeto é a pluralidade das representações do sujeito, aquilo que é conhecido. Sujeito e objeto são inseparáveis, cada uma das duas metades não tem sentido nem existência senão por meio da outra e em função da outra, ou seja, cada uma existe com a outra. O objeto é representação do sujeito. É preciso abandonar a idéia que o mundo fora de nós existe como realidade objetiva, sem qualquer concurso de nossa parte. Não existe uma existência absoluta, independente do sujeito, não existe uma existência impensável pelo sujeito. Tudo o que é objetivo tem sua existência na consciência do sujeito. O mundo, como nos aparece em sua imediaticidade considerado como a realidade em si, é na verdade um conjunto de representações condicionadas pela consciência do sujeito.

Além das representações elaboradas pelo sujeito existe um mundo real, um mundo totalmente desconhecido pelo sujeito, um mundo que está coberto pelo véu da ilusão. O sujeito deve saber desse mundo para poder buscá-lo.

 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa