O Perdão é a Verdade que nos liberta
Atualizado dia 6/19/2020 10:47:37 PM em Autoconhecimentopor Rodrigo Durante
As dificuldades que lidamos, assim como as dores que trazemos, ao serem submetidas ao nosso severo juiz interno são agravadas pela falta de amor e compreensão com a qual nos julgamos. Onde existe uma mentalidade ou comportamento nosso de raiva/acusação, existe uma ferida por trás, tristezas, arrependimentos, situações quando achamos mais fácil acusar algo ou alguém do que assumirmos nossas escolhas equivocadas, nos desculparmos e escolher algo melhor para nossas vidas.
Não há demérito algum em voltar atrás e rever nossas posturas em desequilíbrio, porém, pela vaidade, orgulho ou até mesmo fugindo da dor da culpa que nos infringimos, evitamos aceitar que erramos, que não agimos de acordo com o que nós mesmos esperamos de nós.
Ao invés disso, acusamos os outros, buscando encontrar neles algo que julgamos ainda pior do que julgamos a nós mesmos, para assim, de uma maneira desequilibrada e totalmente ilusória, tentarmos elevar a nossa autoestima e moral. Além disso, alimentamos negatividades e vitimismos como forma de afirmar que temos razão, fortalecendo de alguma forma nossa identidade e falsificando, mais uma vez, alguma sensação ou justificativa que nos permita nos aceitarmos apesar de tudo, nos ajudando assim a termos um mínimo de paz.
Existem sim atitudes extremas que chegam a nós através de outros, mas sempre temos a opção de compreender e perdoar, permitindo que o amor nos preencha e cure nossas feridas, nos libertando mais facilmente da situação. Um ataque ou invasão que recebemos, por exemplo, nos despertam reações emocionais que, se observadas mais de perto, nos mostrarão o que realmente precisamos curar em nós. As consequências psicológicas do fato em si são muito mais facilmente curadas se aceitarmos que fomos nós que as criamos ou, ao menos, as escolhemos.
Os acontecimentos que vivenciamos não podem nos dizer quem somos, apenas nós podemos fazer isso. Tudo o que internalizamos dos fatos passa pelo nosso livre-arbítrio, por nossa escolha e decisão de como vamos nos sentir a respeito. Porém, pela carga emocional que já trazemos dentro de nós, tendemos a interpretar algo de uma maneira ou de outra, utilizando os fatos apenas como justificativas para tal. Ainda assim, tudo depende da nossa escolha.
Dessa forma, seja por algo que estamos vivendo agora ou que trazemos em nossa memória, podemos escolher ver a Verdade sobre o assunto, livre de julgamentos tendenciosos e optarmos por uma compreensão mais elevada e amorosa para podemos curar tudo isso em nós. É assim que perdoar se torna a Verdade nos liberta, revelando o Divino que há em nós e no outro, acima da personalidade confusa em meio a tantas descargas emocionais, vivendo tantos sofrimentos e mal entendidos.
Conscientes do Divino em nós, em Luz e Amor nos alinhamos com o ser, dissolvendo nossas dores e sofrimentos, medos e rejeições, culpas, raivas e acusações. Em Amor, escolhendo o perdão e a compreensão, a Paz e a Alegria prevalecem.
Em Paz,
Rodrigo Durante
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 1
Conteúdo desenvolvido por: Rodrigo Durante Aprendendo a ser feliz e compartilhando tudo o que me faz bem! Atendimentos e workshops. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |