O Poder do Silêncio



Autor Eliane Stum
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 11/24/2005 9:22:16 AM
Quando não souber o que dizer, não diga. A comunicação via telefone é muito complicada porque perde a parte principal que é o gestual do diálogo. Ninguém precisa ser um estudioso de relações pessoais para perceber que a comunicação verbal, além das palavras ditas, vem acompanhada da expressão facial, da entonação de voz, da postura corporal e da gesticulação. Mas vem acompanhada, principalmente, do olhar.
Se observamos um casal apaixonado, por exemplo, é comum vermos que falam com os rostos bem próximos um do outro e cruzam seus olhares diversas vezes. Quando nos referimos a ter uma conversa esclarecedora, costumamos dizer “vou ter uma conversa olho no olho”. Quando queremos confirmar que a pessoa esteja prestando atenção ao nosso discurso, inflamados dizemos “Olhe para mim enquanto falo”. Quando nos desentendemos com alguém e ficamos naquele processo de queda de braço “quero ver se vai me pedir desculpas”, qual a decepção quando, ao cruzarmos com a pessoa na rua, não recebemos nem um olhar. Tristes, pensamos “sequer me olhou...”.
Assim, podemos constatar a importância do olhar na comunicação. Palavras passam muita informação, transmitem carinho, demonstram amor. Sabendo usar as palavras certas, sucesso garantido no diálogo. O cuidado que devemos tomar é que uma vez a palavra proferida, não há mais volta. Se pegarmos uma folha de papel em branco, fizermos um risco e depois apagá-lo com borracha, o risco não estará mais ali, mas sua marca estará. Da mesma forma a palavra que magoa pode ser perdoada, sim, mas deixará uma marca.
O olhar tem a mesma capacidade de transmitir carinho e demonstrar amor. Tem também a mesma capacidade de ferir e magoar. A emoção é transmitida tanto pelas palavras como pelo olhar. E é por isso que o olhar pode substituir as palavras, quando não soubermos o que dizer.
Foi a um velório e não sabe o que dizer ao viúvo: demonstre em seu olhar sua consternação, ele saberá que você se compadece pelo sofrimento dele. Teve uma discussão com o marido e não sabe o que dizer para se retratar: demonstre em seu olhar. O amor em seus olhos tocará o sentimento dele.
Porque a boca é o principal canal de comunicação de seu cérebro mas os olhos são o principal canal de comunicação de seu coração. Quando não souber o que dizer, deixe seus olhos falarem! Esse é o silêncio que vale por mais de mil palavras!
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 907




Conteúdo desenvolvido pelo Autor Eliane Stum Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |