O que é a Verdade??
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Paulo Tavares de Souza
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 23/12/2015 12:42:49
Existe um preceito Budista sobre a Verdade que diz: “Aqueles que falam não sabem, aqueles que sabem não falam”.
O que é a verdade? Essa pergunta foi dirigida por Pilatos no Sinédrio a Jesus e ele não respondeu. Não que ele não soubesse a resposta, simplesmente, não respondeu por que não existem palavras que possam traduzi-la. As palavras coisificam e definem, criando limites e fronteiras, por isso ele não pôde explicar. A mente humana só consegue conceber aquilo que tem imagem, forma, conteúdo, nome, assim por diante, pois precisa fotografar e criar um signo que fará parte de sua linguagem. A verdade não tem nada disso, nem forma, nem nada. Para conhecer a Verdade será necessário ir além da mente, pois ela só pode ser experienciada. Só a experiência é capaz de revelar o que é a Verdade. Qualquer linguagem semiótica da mente será insuficiente.
Por não conhecê-la, a humanidade tenta criar suas próprias verdades. Cada um segue um conjunto de normas e crenças que se ajustam às suas demandas internas, assim, existe uma verdade para cada um. Cada um, realmente, se julga dono da verdade.
Quando Cristo disse: “Conhecerás a Verdade e ela vos libertará”, estava se referindo a essa experiência. Enquanto vagarmos pelo mundo, no automático, agindo sem consciência, seguindo um roteiro de verdades fugazes, implantadas e não criarmos as condições adequadas para um novo despertar, continuaremos escravos. A liberdade será como um sonho de uma noite de verão.
Todo ser humano, em que pese essa narrativa, é falso, pois acredita nos símbolos que representam o seu próprio ser. Não existe ninguém verdadeiro, salvo aqueles que alcançaram a iluminação e conseguem, através de um estado de graça permanente, olhar o mundo com suas cores verdadeiras. São aqueles que conseguiram remover o véu de Maia e enxergam o real que se manifesta no presente.
Enquanto não nos realizarmos, cabe a cada um de nós trabalhar e buscar o ajuste necessário - através do desenvolvimento da nossa noção de realidade - para permitir a manifestação da Verdadeira Natureza do nosso Ser.
É preciso, como diz a letra da canção do Grupo Cidade Negra: “Conhecer a Verdadeira Verdade” e esse conhecimento faz parte da saga que envolve a condição humana. É um caminho de lutas, enfrentamentos, esclarecimentos e expansão da própria Consciência e não há atalhos, será necessário fazer esse bom combate.
É preciso matar o falso eu para o Eu Verdadeiro se manifeste, ou, como diriz Nisargadatta Maharaj, conhecer o que não somos para saber quem somos.
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |