O QUE É ENEAGRAMA?
Atualizado dia 08/05/2008 10:59:09 em Autoconhecimentopor Mariane Ambrosio
Você sabe o que é Eneagrama?
O Eneagrama (do grego, Ennea = nove, e grammos = figura ou desenho) é um antigo sistema de sabedoria, criado há cerca de 2500 anos (autores situam sua origem entre 3.500 e 2.000 anos atrás), provavelmente no Egito. Seu conhecimento foi mantido sigiloso durante muitos séculos.
Este sistema descreve a queda e a ascensão possível da consciência humana, segundo nove padrões (qualquer semelhança com a numerologia é mera coincidência). Mais especificamente, descreve como, segundo nove padrões, a perda de Virtudes humanas gera paixões ou vícios emocionais; como a perda de Idéias Superiores cria fixações mentais; e como a perda do Instinto Puro leva à construção de estratégias instintivas de sobrevivência em três âmbitos: auto-preservação, social e sexual (chamados de subtipos ou variantes instintivas, conforme o autor). De acordo com o eneagrama, todos nós temos um pouco de cada uma delas, conforme a situação. Entretanto, cada um de nós escolheu e desenvolveu uma delas como espada. Cada pessoa, assim, pode possuir traços dos nove pontos do Eneagrama, mas possui apenas um Tipo que não muda. Existe, entretanto, evolução dentro de cada Tipo, em seus diferentes níveis de desenvolvimento e consciência.
Muitas pessoas que conhecem o Eneagrama concluem que ele é um sistema altamente profundo e preciso na descrição de comportamentos humanos. Mais do que uma tipologia, o Eneagrama é um mapa que mostra caminhos possíveis da evolução de nossa consciência, ou seja, da superação da paixão e da fixação de nosso tipo no Eneagrama.
Com o tempo o Eneagrama vem se tornando mais conhecido por muitas pessoas e aplicado com sucesso por grupos e importantes organizações. Quando bem aplicado, este sistema promove aceitação de si mesmo e dos outros e orienta pessoas em seus caminhos de desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual.
Os 9 tipos
Uma importante observação antes que se discorra sobre os 9 tipos: apesar de ser divulgado atualmente e de forma mais ampla como um sistema psicológico de 9 tipos, o eneagrama é, na verdade, um símbolo representativo de qualquer processo evolutivo ou criativo que ocorra dentro do raio de criação (Gurdjieef). Segundo os ensinamentos do quarto caminho (Gurdjieef), algumas leis cósmicas universais podem ser aplicadas no sentido de se conhecer qualquer fenômeno, seja físico, biológico, psicológico ou espiritual. O processo de aprendizagem dessas leis leva-nos a conhecer o princípio original que rege o acontecimento de todas as coisas.
Destacam-se duas leis fundamentais que são a essência do conhecimento do eneagrama, a lei de três, e a lei de sete ou lei das oitavas. O eneagrama é a representação gráfica do processo de interação dessas duas leis. A aplicação do eneagrama aos 9 tipos psicológicos (como aborda vasta literatura atualmente), é fato recente. Portanto, devemos tomar um certo cuidado se pretendemos nos apropriar devidamente deste conhecimento, uma vez que o modelo dos nove tipos, ainda que válido e eficiente como ferramenta psicológica, é reducionista e não encerra de forma alguma o conhecimento sobre o tema. Para uma introdução ao assunto devemos pesquisar os escritos de P.D. Ouspesky e Bennet.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 4
Mariane Ambrosio - Numeróloga e Psicoterapeuta Contato:11 3854- 6022 [email protected] outras colunas: http://misteriosantigos.com/artigos http://marianeambrosio.multiply.com/ www.marianeambrosio.zip.net E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |