O que é justiça?



Autor Suzy Reigado Ferreira
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 4/27/2012 5:10:28 PM
Algo que aparenta ser justo a um, a outro pode ser totalmente injusto, sendo assim creio que é impossível formar uma ideia concreta do termo justiça.
Todo ser humano, a partir do momento em que desenvolve um nível elevado de discernimento das coisas, involuntariamente também desenvolve um senso de justiça, julgando imediatamente cada situação ocorrida em seu cotidiano.
Platão dizia que a Justiça é uma virtude suprema, necessária para conciliar as demais virtudes, dizia também que os deveres e direitos deveriam ser divididos de acordo com aptidão de cada um.
Até aonde vai o meu direito e começo o do outro? Será que a justiça é igualitária e corrompível no seu termo mais amplo, pois quem as faz e julga são seres humanos!
"A comparação entre o ser e o dever - ser é frequentemente frustrante". Mas, ao mesmo tempo, a decepção deve ser posta como uma tarefa a realizar. Ou seja, os injustiçados deverão procurar a justiça.
O que é injusto perante uma doença? O que é injusto perante a lei de causa e efeito? Porque há injustiças feitas há um ser aparentemente bom, que injustamente é acusado? O que é certo e o que é errado? Será que o erro só é admitido quando efetuamos realmente a ação ou se a partir do momento que cobiçamos uma mulher ou um homem, já cometemos o adultério?
Porque se o mundo é feito de vibrações e pensamento, então creio que a grande parte já cometeu adultério.
Inveja ao cobiçar os pertences dos outros, situações materiais, posições enfim vulgarmente chamada de inveja branca. Lembro-me hoje das palavras de minha professora onde dizia que: inveja sempre será inveja! branca ou preta.
Apesar de se dizer que a justiça é cega, que a sua balança não pende para nenhum lado a realidade não parece ser essa. Para alguns povos um pequeno furto já é merecimento para retirada de sua mão, quando que para outros uma simples quantia em dinheiro resolve o caso.
Até que ponto podemos julgar? Pois sabemos que cometemos muitos delitos e infrações ao longo de nossas reencarnações, caso contrario não estaríamos aqui ainda, porque muitas vezes matamos, adulteramos, roubamos, fomos preconceituosos e serve isto para os moralistas de plantão. Que acham que são o suprassumo do Divino, apenas que por esta reencarnação ainda não cometerão aos seus olhos algum delito mais grave.
Se então a justiça dos homens é falha, aonde se encontra a justiça divina? A justiça divina é aquela que distribui gratuitamente todos os bens e dá todas as condições para que o homem possa ser feliz e ter uma vida digna e é por isso que Deus criou todas as coisas e as deu gratuitamente para os homens que não viveram a gratuidade e se apossaram do mundo segundo seus interesses.
Citação do Versículo da divina presença
E será justiça para nós, se tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o Senhor nosso Deus, como ele nos ordenou.
Deuteronômio 6:25
Citação do livro de FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER -
Livro -Justiça Divina
Capitulo de Virtude solidária
Há quem deseje tranquilidade ideal na Terra, com a pretensão de fugir ao erro.
Casa branca no aclive da serra, com o vale rente.
Clima doce e perfume da natureza.
Nenhum aborrecimento.
Nenhum cuidado.
Falta alguma.
Problema algum.
Solidão saborosa em que o morador consiga estirar-se, inerte, em poltronas e redes.
***
No entanto, é no trato da luta que as forças se enrijecem e as qualidades se aperfeiçoam.
Ninguém progride sem alguém.
Abençoados, assim, as provações que nos abençoam.
Mas, que acima de tudo que a Humildade e Sabedoria estejam sempre presente para que possamos aceita-las e administrá-las sem ódio e revolta achando que não somos merecedores de tal lição.









I- Chácara Sementes de Luz- Itaici- Indaiatuba-(019) 9.8102-6510 Canal You Tube- suzy reigado ferreira instagram- Suzy Reigado Terapias Facebook- Suzy Reigado Terapias E-mail: suzyreigado@gmail.com | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |