O que é o Oasis Interior - Parte 1
Autor Kátia Regina Silva
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 11/21/2016 7:58:20 PM
No mundo atual, tantas são as exigências , as necessidades, tantos estímulos consumistas, cobranças , ficamos meio tontos no meio de tudo.
Muitas vezes nos sentimos sufocados quando não atingimos o que a sociedade espera de nós e começamos a escutar comentários, como:
“_ Nossa , como você é estranha.....”
“_ Como assim, não gosta de “X “ estilo de............moda...............ou música.........ou programa.........todo mundo gosta!”
“_ Por que você quer ser diferente, quer aparecer ou o que?”
“_Engordou.....hein? Precisa malhar, viu?”
“ _ Você gosta de roupas........coloridas, né? Interessante..............”
Parece até bulling..........rsrsrs............as pessoas precisam ter um comportamento de rebanho, para serem aceitas.............mas mesmo assim, nunca deixam todos felizes.
O comportamento que entitulei de “Oásis Interior” é uma filosofia de vida, onde criamos um espaço, interno, onde nos refugiamos, felizes e em paz , quando o mundo fica louco demais.
Exige auto conhecimento , auto aceitação, amor próprio e responsabilidade, além de gentileza e persistência.
Não podemos deixar nossa alegria e bem estar nas mãos dos outros, do mundo, do nosso patrão, namorado......... precisamos nos empoderar de nossas vidas.
Falar é fácil, fazer é difícil? Nem tanto , acredite, você só vai precisar querer, do fundo de seu ser, ter paciência e persistência.
Sabia que a maior cobrança , é a auto-cobrança? Que quando alguém nos fere, com comentários maldosos e críticas , isso só acontece por que damos esse poder a essa(s) pessoa(s)? Que não poderão nos atingir se .................não ligarmos para as opiniões deles?
Criamos um vício em nos auto criticar e criticar os outros quando não estamos felizes.
Pois é , parece loucura, mas não é. Eu mesma, sempre exigi demais de mim, em tudo : trabalho, estudo, relacionamentos , amizades. Tinha que ser a melhor, não apenas boa. Com isso, sempre me frustrei, pois deixava de ser quem eu era para buscar ser a “ Mulher Maravilha” que nunca serei. Resultado : dores, alergias, irritações, discussões, cobranças, críticas, julgamentos............frustração.Tristeza. Era muito cruel, comigo e colocava a culpa nas pessoas, no mundo, isto é : vitimização! Não leva ninguém a lugar algum..........pelo menos a nenhum lugar bom...........
Finalmente, aprendi que tenho que ser eu mesma, cheia de imperfeições , mas Feliz! FIM!
Ninguém vai me amar se eu não me amar antes, isso é fato!
Não pretendo ser nenhum guru ou dona da verdade, quero , apenas, compartilhar com vocês o que assimilei nesses anos, todos, de aprendizado, afinal são mais de 35 anos, na jornada de auto conhecimento.
Minha intenção é , ao menos, fazê-los pensar sobre o que escrevo e , se tiver coerência para vocês , me sigam , se não, ok , sigam o caminho que lhes for de acordo e continuamos amigos.
Vou propor um exercício : escreva ou grave uma mensagem para você mesma dizendo todos os defeitos que lembra ter : Ex: estou gorda, velha, desempregada, sou teimosa, ciumenta, insegura, todos me odeiam, meu namorado me acha implicante.............e por aí, vai....... Acabando , faça uma nova lista ou gravação com suas qualidades.............e...............é aí............. que muita gente empaca.
Muitas de nós, conseguem ver milhares de defeitos e nenhuma qualidade..............triste..............mas a maioria de nós age assim............ Vamos lá, não desista.........mais uma tentativa : sou honesta, comprometida, alegre, boa amiga, boa ouvinte, parceira.......não pare não, continua que melhora...........
Seja mais gentil com você mesma .
Vista suas roupas preferidas, não guarde para um dia especial........hoje é especial !
Se agrade, se presenteie. Não precisa ser com o sapato mais caro do shopping..........mas pode ser um sorvete preferido, uma caminhada no parque, um cinema , sozinha, em dia de semana, uma escapada , no trabalho, uma falta, para ficar em casa e assistir sessão da tarde..........se cobre menos, se ame mais!
Reclame menos.
Espere menos dos outros e acredite que pode conseguir tudo o que quiser, basta querer, mesmo!
Estamos mais acostumados a dizer o que não queremos, o que não gostamos do que o contrário.
Passe a acordar e dizer: “ Eu me amo , me aceito, totalmente. Hoje quero um dia .........”escreva como quer seu dia, mesmo que ache que não ser possível, até sua mente ser libertada . Você pode, acredite, se eu consegui, você também consegue.
Sonhe.
Pense grande, dá o mesmo trabalho que pensar pequeno, só que é muito mais gostoso!
Faça isso todos os dias, principalmente, nos dias que não estiver bem. Sua vontade pode vencer sua mente...........que mente!
Vamos nos falando...............me conte o resultado após uma semana, um mês........adoro conversar.
Pode discordar, também, perguntar, dar pitacos , fazer perguntas.
Esse espaço é nosso e assim que vencer mais uma etapa da minha jornada,minha timidez diante da câmera, teremos um canal no Youtube para compartilharmos experiências, ok?
Gratidão por estar aqui!
Até a próxima!
Namastê!
Avaliação: 5 | Votos: 1
Sou publicitária, de formação, proprietária da Azimute Eventos e Cursos. Estudo autoconhecimento, terapias alternativas há 35 anos. Acredito que cada um de nós tem o dever e o direito de ser quem é: único e feliz! Criei a Oásis Interior, página do Facebook e futuro canal no Youtube. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |