O QUE VOCÊ SENTE QUANDO PENSA EM PRAZER?



Autor Marco Antonio Beck (coaching)
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 9/6/2011 11:08:50 AM
Sou direto e vou perguntar de cara: o que você sente quando pensa em prazer? Alegria ou culpa? Vergonha ou tesão? Entusiasmo ou medo?
Meus parabéns se sua resposta sincera é alegria, tesão e entusiasmo. Você é uma raridade.
Aham, ra-ri-da-de. Porque a absoluta maioria responderá culpa, vergonha, medo - ou não estará sendo sincera que nem você. Eu sou: pensar em prazer faz com que me sinta culpado, constrangido e assustado. E não tou falando só de prazer sexual. Basta que eu relaxe os pés nos chinelos, resolva ficar mais dez minutos felizes fazendo nada embaixo do chuveiro ou durma até o meio-dia num domingo, pra que algo que parece sério e responsável faça buuuu dentro de mim. É como se eu não tivesse direito de.
Claro que é coisa de criança. Literalmente. Porque a culpa, a vergonha e o medo se instalam feito um software quando somos pequenos, quando toda brincadeira é um prazer e a gente é prazerosamente a gente mesmo... até que a mamãe, o papai, a vovó, a professora e o padre comecem a nos ensinar o Jeito Certo. O jeito certo de se vestir, de pentear o cabelo, de segurar o garfo, de rezar, de namorar, de dobrar o papel higiênico. O jeito é bem-intencionado, mas é o jeito deles - ou nem isso, porque eles também instalaram esse software quando pequenos, ouvindo não.
Aham, porque pra gente ir dizendo sim pra todos esses jeitos alheios a primeira condição é dizer não pro nosso jeito, prazer incluído.
Ah, mas eu não tive culpa, eu me dizia e ainda me digo: eu era criança e criança não questiona, engole o prato feito. É muito verdade... mas vou seguir sendo criança, agora pra justificar a impossibilidade de um sim presente por causa de um não passado?
Cá entre nós, não tá na hora de trocar o software?








Marco Beck é personal & professional coach com certificação internacional. Também trabalha como ilustrador, revisor e ghost-writer, e seu currículo inclui as editoras Abril, Três e Ática, dentre outras. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |