Menu
Somos Todos UM - Home

O Reino de Deus dentro de Nós

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Guilhermina Batista Cruz

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 3/29/2007 11:15:05 PM


Durante muito tempo procuramos o Reino de Deus fora de nós, nas palavras e ações que pudéssemos dizer e praticar para conseguirmos a “graça “ divina que nos acompanharia os passos e proteger-nos-ia de todos os perigos e sofrimentos. Em nossa imaturidade espiritual só conseguíamos enxergar esse reino muito distante de nós, mas, à medida que fomos despertando de nossa cegueira espiritual, compreendemos que não adiantava buscar lá fora o que existe em abundância dentro de nosso ser.

É somente por meio da busca que empreendermos que chegaremos a esse reino e não podemos basear essa busca exclusivamente na religião e nos ensinamentos deste ou daquele Mestre em particular, e preciso nossa participação real, pois é isso que nos fará chegar com mais rapidez a ele. Podemos atingi-lo, principalmente, através da busca que empreendermos para nos conhecermos, para sairmos a procura da luz que norteará nossa caminhada. O caminho até atingirmos o reino de amor parte do Coração de cada um de nós e segue em direção ao próximo. Seu início dentro de cada um se dá aos poucos, através da germinação oculta e solitária de suas sementes.

Quando chegamos a um determinado “ponto limite” em nosso despertar espiritual, é preciso que aprendamos e incorporemos outros conceitos e valores mais elevados e que ultrapassem os do senso comum. E então é que as forças celestes, utilizando-se do próprio meio em que vivemos , enviam-nos, através de Espíritos Missionários e inovadores , que sempre surgiram e continuam a surgir em toda parte, elementos imprescindíveis ao nosso despertar, influenciando os pensamentos e fazendo com que deixemos para trás conceitos há muito arraigados em nosso ser, modificando atitudes e fazendo com que abracemos até mesmo aqueles conceitos contrários ao nosso modo de ser e sentir, e que exigem de nós um grande esforço de adaptação para que os possamos aceitar e termos uma melhor compreensão acerca de nosso ser divino e imortal.

Os grandes mestres e inovadores do pensamento surgiram na terra para colaborar na implantação de um mundo melhor, onde o amor se constituísse no objetivo maior, transformando-se em um caminho de luz para todos. O maior de todos eles, sem dúvida nenhuma, foi Jesus Cristo, nosso Mestre maior, que aqui veio para substituir a era de extremo materialismo em que a humanidade se via mergulhada; a era do o “olho por olho, do dente por dente, pela era do Amor e Respeito ao próximo. As filosofias terrenas jamais conseguirão desviar-se do roteiro indicado pelo Cristo para todos nós, quando assim falou:” : “ Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim”.

Jesus não veio, como muitos ainda pensam , para “tirar os pecados do mundo”, sofrendo por nós e sim, incitar-nos à resistência aos valores deturpados e egoístas, através da aceitação do mal, para que busquemos o Bem, para que resistamos opondo à força do perdão, da compreensão, da verdade, e do amor. Aos poucos iremos aceitando o fato de que aquele que verdadeiramente ama, não sofre e não causa sofrimento a ninguém. A nossa sensibilidade irá crescendo com o despertar, para que sintamos e possamos usufruir melhor a felicidade.

Quando ainda tínhamos o pensamento imaturo, só concebíamos combater o mal com o mal; para nos defendermos ou preservarmos o “bem”, acabávamos lutando com as mesmas armas com que éramos defrontados. Com a mudança, através do amadurecimento de nosso pensamento, chegamos à conclusão que combatermos nossos semelhantes só nos atrasará a caminhada, e aí então começamos a entender as palavras do Cristo:”Um novo mandamento vos deixo, um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.”

Consciente de que a sabedoria e compreensão vai despertando, gradativamente, no homem, é que Kardec afirmava que as verdades são relativas ao momento evolutivo; se a verdade, amanhã, apresentar-se com uma roupagem diferente, tal vestimenta será, sem dúvida nenhuma , aceita. Somente com o esforço individual é que conseguiremos enxergar que a verdade irá emergindo, em aceleração progressiva ao despertar de nossas consciências para valores maiores, e pensamentos inovadores.

Conseguiremos então, ver com clareza , que realmente o que Jesus veio nos dizer é que possuíamos o Reino de Deus dentro de nós, e que não adianta lutarmos contra todas as adversidades , procurando fora o que almejamos encontrar, pois é dentro de nosso ser que o iremos achar. A mensagem que o Cristo nos deixou quando aqui esteve entre nós, nunca foi totalmente compreendida em seu sentido real. Desde à época em que veio trazer sua mensagem de amor e durante muito tempo ainda , seus ensinamentos foram desvirtuados de seu verdadeiro sentido. A humanidade precisava ainda amadurecer para compreender o significado real do legado que ele nos deixou.

Jesus incitava a prática do amor e respeito ao próximo em todos as palavras que professava: “Ouvistes o que foi dito: amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem e caluniam.” Suas palavras não discriminavam ninguém, pelo contrário, pregava a indulgência e o perdão das ofensas, reconhecendo que somos todos iguais e merecemos todos o mesmo tratamento e respeito.

Somos Espíritos imortais e passamos pelas experiências humanas a fim de buscarmos a sabedoria oculta em nosso ser e que achavamos que se encontrava no mundo exterior, muito longe de nós; não sabíamos que ela estava oculta por imposições evolutivas, para que indo ao seu encalço pudéssemos descobrir, por nossos próprios méritos, a beleza do amor e da perfeição tão junto de nós, dentro de nosso próprio ser.

A busca de nosso ser verdadeiro é o caminho que nos levará a esse reino de amor e luz e para lá chegarmos temos que percorrer o caminho da conscientização, da preservação, do conhecimento, da caridade, da fraternidade e do Amor. Esse tão sonhado Reino é o alvo para onde caminhamos todos nós. Iremos alcançá-lo através das existências sucessivas. Sonhamos com ele, mas nem sempre o percebemos. As visões que temos acerca dele diferem sob diversas interpretações, com que nossa mente é tão fértil em produzir.

O Reino de Deus dentro de nós era o que o Cristo queria mostrar-nos, para que deixássemos nosso egocentrismo e procurássemos ver a grandeza de nosso ser maior, buscando afastar-nos de nosso ser inferior onde reina ainda um grande e avassalador egoísmo. Lancemo-nos então ao encontro desse reino interno que nos levará sempre em ascendência rumo ao Reino maior de onde emana toda a luz e amor universal.

Paz e Luz a todos.
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Guilhermina Batista Cruz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa