O Ser Humano não pára.



Autor Paulo Salvio Antolini
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 12/5/2011 9:14:36 AM
O Ser Humano não pára.
Grande parte das pessoas "tremem" quando se deparam com situações de mudanças. Mudança traz insegurança, temor, medo do desconhecido, do que está por vir. Independente de serem positivas ou negativas, mas acontece. Mas falaremos disso num outro dia. Hoje, importante é citar que o medo é um sentimento que deve despertar em nós o cuidado, a cautela e não a paralisação.
É interessante como as situações se repetem em nossas vidas e sempre agimos como se fossem pela primeira vez. Quando alguém nos lembra disso dizemos: "_Ah, mas naquela época foi diferente". Sabem por quê? Apenas porque já passou, já superamos nossas ansiedades em relação às mudanças e já estamos acostumados com o que, na época, era novo. O diferente é a época, pois os sentimentos são os mesmos.
Se buscarmos pela memória e começarmos a usar mais nossas referências, perceberemos que, qualquer que tenha sido o resultado da mudança, positivo ou negativo, sobrevivemos e continuamos inteiros.
Por que esse tema, por que esse assunto? Por onde passo tenho ouvido queixas e reclamações, onde se falam sobre a situação política, as denúncias, as improbidades praticadas, o desrespeito aos cidadãos que, de verdade, compõem esse país, e há algo que é preciso ser observado: "O Ser Humano não pára!". Alguém de nós deixou de ter fome ou sede porque a situação dos partidos não está bem esclarecida? Abolimos nossa necessidade de sair para o trabalho, para as compras, para os pagamentos, enfim, deixamos de respirar por conta desta situação? É lógico que não. Nossos hábitos se mantêm. A vida não pára!
Então, a pergunta: "Por que passamos a andar em câmera lenta"? Vivemos oscilações e mudanças em freqüência e intensidade superiores aos que acontecem com pessoas de outros países, e sobrevivemos a todas elas. Assim como em nossa vida pessoal, tentar diminuir o ritmo de nossa existência apenas gera adiamentos e atrasos em nossas conquistas.
Aos empresários, comerciantes, executivos, enfim, às pessoas que gerem e tocam seus negócios, quero repetir algo lido há muitos anos atrás: "Aquele que parou esperando as dificuldades passarem, jamais alcançarão aqueles que continuaram!" Prestem mais atenção aos seus negócios, às suas decisões, e caminhem. As turbulências do mundo político têm dois objetivos principais: conturbar e confundir é um deles, isso a curtíssimo prazo. Depurar nossa capacidade de escolha, esse é outro, que entretanto leva mais tempo.
Vamos começar a intensificar o uso da nossa memória em todas as situações, no que diz respeito a nós mesmos e ao que fizemos em relação às nossas escolhas. Só teremos benefícios. Pessoalmente, perceberemos que em vez de rejeitarmos as mudanças, devemos ir ao encontro delas, pois dessa forma, não daremos tempo para que a vida nos imponha mudanças indesejáveis. E estaremos nos aprimorando também na arte do "escolher quem nos represente". A cada dez pessoas, seis não se lembram em que candidato votaram nos cargos que não os de presidente, governadores e prefeitos. Oito não sabem o nome dos vices de seus escolhidos.
O Ser Humano não pára. A vida não pára. Deixarmos de fazer ou optar não nos impedirá de sofrermos conseqüências, ou melhor, farão com que elas sejam ainda piores, pois deixamos de interferir e participar no direcionamento a ser dado. Portanto, não fiquemos parados em nome da cautela. Ter cuidado é fazer conscientemente. Decidir e agir. Lembrem-se: "O pior erro é deixar de fazer para não correr o risco de errar!"
Estamos vivendo épocas de grandes transformações, em todos os sentidos. Não podemos e não devemos ficar à parte delas.
É nossa vida, nossos rumos que estão em questão. Para tudo temos opções. Mesmo quando aparenta-se não ter outro jeito.









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |