Menu
Somos Todos UM - Home

O SUCESSO É RESULTADO DE MUITA MOTIVAÇÃO

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Raul Imhof

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 10/04/2005 19:21:17


O termo motivação quase sempre é empregado como sinônimo de forças psicológicas, desejos, impulsos, instintos, necessidades, vontade, intuição. Podemos considerar que todos esses conceitos são válidos na medida em que que, no seu conjunto, indicam movimento de ação. Ao estudar-se o comportamento das pessoas descobre-se uma certa força que as impele a agir mesmo que seja no sentido de buscar ou fugir de determinadas situações. Certos fatores são internos ao indivíduo, inscritos desde o seu nascimento. Freud (1920) propôs dois grandes instintos: o instinto da vida (ego) e o instinto da morte (thánatos).

Na vida profissional atuei mais de 35 anos no campo da educação como professor de Língua Portuguesa e em diversas atividades administrativas relacionadas ao campo educacional. O principal motivo que me levou a escrever este artigo é que um fato sempre me chamou a atenção: porque alunos inteligentes, capazes, bem dotados física e mentalmente, aplicados e com excelentes resultados escolares e apresentando boas perspectivas de sucessso quando alunos, eram suplantados, mais tarde, por alunos que não apresentavam as mesmas qualificações como estudantes?

Começando a buscar as causas ao longo do tempo, constatamos que o sucesso é conseguido por uma série de fatores - dos quais se destaca a motivação - que buscam explicar o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho e nas organizações e instituições.

Buscamos estudar: o que faz as pessoas trabalharem; que necessidades ou motivos as impelem à ação; qual a importância do dinheiro entre grupos de pessoas e que incentivos levam as pessoas a desejar aumentar sua produtividade; porque há pessoas que apresentam elevada motivação para o trabalho e outras não; qual a influência da motivação sobre a criatividade e a auto-realização.

Podemos citar como impulsionadores do sucesso, ou como formas de motivação, entre outras: a auto-estima, o amor, o otimismo, a criatividade. Cada ser humano tem dentro de si um gigantesco poder capaz de reverter todas as dificuldades e contratempos que surgirem, trazendo para perto de si ,realizações que para muitos parecem impossíveis. O ser humano possui necessidades físicas, sociais e egoísticas. Nos nossos dias, o homem na sua maneira de ser, não é totalmente manipulado ou dirigido pelas ciências exatas e não se submete a padrões pré-estabelecidos. Por definição, motivação significa o que se move, o que incita a ação, o que dirige para o alcance dos objetivos. Procuraremos expor as diversas maneiras que fazem com que as pessoas alcancem o sonhado sucesso, lembrando sempre, que no início de tudo está a motivação. A maior recompensa trazida pelo sucesso é a satisfação consigo mesmo.

Embora pensemos que a acumulação de riquezas é a única medida do sucesso, na verdade ela é apenas uma das medidas. Quando Henry Ford começou a trabalhar na sua "carroça sem cavalos" pessoas de menos visão, muitos deles vizinhos e parentes, riam dele. Alguns passaram a chamá-lo de inventor louco. Louco ou não, Ford sabia o que queria e sentia um desejo ardente de conseguir o seu objetivo. Carecendo de educação formal ou preparo como mecânico ele simplesmente tornou-se autodidata. Assim Ford mudou a face dos EUA. Sem o seu "fordeco" milhões de empresas e empregos nos EUA e no mundo inteiro não seriam criados.

Diversos autores desenvolveram conceitos com a finalidade de aprofundar a compreensão dos fatores motivacionais como as que seguem: no entender de Lopes (1980), a motivação relaciona-se com a personalidade do ser humano e com o seu desenvolvimento mental e emocional, profissional e social. Segundo Wolf (1976), a motivação é a grande força que unifica as diferentes manifestações da atividade psicológica e engloba forças unificadoras dos processos emocionais.
Para Bergamini (1990), motivação é uma força que se encontra no interior de cada pessoa, que pode estar ligada a querer motivar outra pessoa: o que ela pode fazer para estimular a outra.

A probabilidade de que uma pessoa siga a orientação de ação desejável está diretamente ligada à força de um desejo. A motivação, portanto, pode manifestar-se de diversas formas e utilizar-se dos mais variados meios conforme veremos a seguir.

Podemos citar como impulsionadores do sucesso ou como forma de motivação: a auto- estima, o otimismo, a criatividade, o amor ao trabalho, entre outras.
(continua)

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Raul Imhof   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa