Menu
Somos Todos UM - Home

O tempo, esse bem precioso.

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Paulo Salvio Antolini

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 21/11/2011 07:57:43


 

O tempo, esse bem precioso.

            Vocês já repararam com há situações que reconhecemos como importantes, mas continuamos agindo como se não fosse? No que se refere ao uso do tempo, fazemos a mesma coisa. O tempo não vai embora. No momento seguinte ele continua existindo. Diferente da comida, do dinheiro, enfim, de outras coisas que vão se acabando e precisam ser renovadas. O tempo está sempre para nós.

            E nós, como estamos para o tempo? Ele não se acaba nunca, mas nós passamos por ele e então percebemos que não dá para recuperá-lo no que já foi. "Amanhã eu faço." "Amanhã eu vejo isso." "Deixe aí que depois eu cuido disso". E mais um outro tanto de afirmações que empurram o que poderia ter sido feito agora. Outro tipo de expressão é: "Eu não fui à sua casa porque não tive tempo". O tempo existe, se "não fui" à sua casa, foi porque não criei a oportunidade. Não fiz a opção de usar o tempo e me organizar dentro dele de forma a ter podido visitá-lo(a).

            Não reconhecemos realmente que ele, o tempo, é um bem que nos é dado a desfrutar, e que se não usado apropriadamente, não há como retomá-lo. "Sempre é tempo", é uma afirmação verdadeira, mas que significa que você pode aproveitar a partir de agora, pois o que passou não volta mais.

            Vejam como vinte e quatro horas para uma pessoa é diferente das mesmas vinte e quatro horas de outra. Para uma, o dia rende e ainda sobra espaço no tempo. Para outra, nada se fez e fica faltando, e muito, para se concluir.

            Vale a pena dar uma parada em nossa agitação mental e refletir sobre como estamos usando nosso tempo. Como nos organizamos dentro do nosso dia? Será que nos organizamos? Será que antes de iniciar meu dia faço uma análise de como vou proceder dentro dele de forma a aproveitá-lo o máximo possível, sem sobrecargas e sem correrias? Em situações de trabalho, em empresas, isto se manifesta mais claramente. Há prazos a serem respeitados e então sentimos na pele a correria ou a cobrança de não estarmos conseguindo fazer ordenadamente.

            Como consultor, encontrei em várias empresas o carimbo "Urgente Urgentíssima." Desesperador, se feita uma análise mais profunda. Se o "Urgente" é o que está em cima do prazo, o "Urgente Urgentíssima" significa que já passou do prazo? Não. Apenas usam isso para fazer com que os envolvidos dêem mais atenção à mensagem. Inacreditável, não é? Para que se dê importância ao que é dito ou solicitado faz-se necessário um exagero na manifestação, pois ao contrário, se apenas dito, não se dá o devido reconhecimento. Torna-se urgente tudo o que, sendo importante, não foi tratado como tal quando havia tempo.

            Em nossa vida pessoal é comum encontrarmos pessoas lamentando-se de não terem aproveitado as oportunidades que tiveram na vida e que agora não é mais possível retomar. Elas estão dizendo que não usaram o tempo que tiveram disponível de forma útil. Nós mesmos temos situações assim, de menor ou maior importância. 

            Aprendermos a lidar com esse bem tão precioso é enriquecermos-nos cada vez mais. É um "ouro" que está ali, ao nosso alcance. Não há limites a não ser ele próprio.

            Outra infeliz distorção que temos sofrido é a do imediatismo. Queremos tudo para agora, ou pra ontem. Se não for assim, não serve. É um direito, mas tem uma conseqüência: Não se constrói mais. Quer-se pronto, e pronto, a maior parte das situações ficam desprovidas de lastro. Desmoronam. São superficiais. Observem relacionamentos relâmpagos. Observem aquisições aceleradas, sem a devida averiguação. Decepções em nossas vidas e que poucos percebem a verdadeira causa de suas ocorrências.

            Vidas desperdiçadas, fortunas dilapidadas, amores desmoronados e tudo porque o tempo foi tratado como se não existisse.

            Não necessitamos esperar o momento de dizer: "O tempo é implacável!" Vamos começar a usá-lo em nosso favor. Agora!


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa