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O verdadeiro Spirit of America

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Autor Flávio Bastos

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 1/27/2006 2:49:30 AM


A seguir, reproduzo trechos de falas e cartas de chefes tribais norte americanos dirigidas às autoridades da época: séculos XVIII e XIX. São palavras cheias de altivez e natural sabedoria. Esta, repleta de valores morais e éticos, evidenciando um estilo de vida em perfeita simbiose com a natureza e uma consciência cósmica de provocar inveja aos representantes da cultura invasora.

Este conteúdo serve também para analisarmos um pouco a filosofia indígena e extraírmos dela importantes tópicos que possam estar fazendo falta na nossa vida pessoal e também - porque não? - nos mecanismos de relação da sociedade moderna. Vamos, portanto, aos fatos, convidando os leitores a "saborearem" cada frase, pois a interpretação das falas revela uma natural e verdadeira simbologia:

"Voces devem ter notado que tudo o que o índio faz movimenta-se em círculo. O poder do mundo trabalha sempre de forma circular e tudo tende a ter a perfeição do círculo. O céu é redondo e a terra também, bem como as estrelas. O vento rodopia e os pássaros constróem seus ninhos de forma circular; as leis deles são semelhantes às nossas. Até mesmo as estações seguem uma grande roda nas suas mudanças, voltando sempre ao ponto de partida. A vida do homem é um círculo: de uma infância à outra. E assim é tudo onde o Poder se movimenta".
ALCE NEGRO - XAMÃ OGLALA SIOUX.

"Como podeis comprar ou vender o céu, a tepidez do chão? A idéia não tem sentido para nós. Se não possuímos o frescor do ar ou o brilho da água, como podeis querer comprá-los? Qualquer parte desta terra é sagrada para o meu povo. Qualquer folha de pinheiro, qualquer praia, a neblina dos bosques sombrios, o brilhante e zumbidor inseto, tudo é sagrado na memória e na experiência do meu povo. A seiva que percorre o interior das árvores leva em si as memórias do homem vermelho.

Nós mesmos sabemos que o homem branco não entende nosso modo de ser. Para ele um pedaço de terra não se distingue de um outro qualquer, pois é um estranho que vem de noite e rouba da terra tudo de que precisa. A terra não é sua irmã, mas sua inimiga. Depois que a submete a si, que a conquista, ele vai embora, à procura de outro lugar. Trata a sua mãe, a terra e seus irmãos, o céu como coisas a serem compradas ou roubadas, como se fossem peles de carneiro ou brilhantes contas sem valor. Seu apetite vai exaurir a terra, deixando atrás de si só desertos. A visão de vossas cidades faz doer aos olhos do homem vermelho.

Assim consideraremos vossa proposta de comprar nossa terra. Se nos decidirmos a aceitá-la, farei uma condição: o homem branco terá que tratar os animais desta terra como se fossem seus irmãos. O que será dos homens sem os animais? Se todos os animais desaparecerem o homem morrerá de solidão espiritual. Porque tudo isso pode cada vez mais afetar os homens. Tudo está encaminhado.

Deveis ensinar aos vossos filhos que o chão onde pisam simboliza as cinzas de nossos ancestrais. Para que eles respeitem a terra, ensinai a eles que ela é rica pela vida dos seres de todas as espécies. Ensinais a eles o que ensinamos aos nossos: que a terra é a nossa mãe. Quando o homem cospe sobre a terra está cuspindo sobre si mesmo. De uma coisa nós temos certeza: a terra não pertence ao homem branco; o homem branco é que pertence à terra. Todas as coisas estão relacionadas como o sangue que une uma família. O que fere a terra fere também aos filhos da terra. O homem não tece a teia da vida. É antes um dos seus fios. O que quer que faça a essa teia, faz a si próprio".
CACIQUE SEATTLE - CARTA DE 1855.

"Nossa terra vale mais do que seu dinheiro. Ela irá durar para sempre. Nem mesmo as chamas do fogo poderão destruí-la. Enquanto o sol brilhar e as águas correrem, ela continuará aqui dando vida aos homens e aos animais. Não podemos vender a vida dos homens e dos animais: portanto, não podemos vender esta terra. Foi o Grande Espírito que a destinou para nós e não podemos vendê-la porque não nos pertence".
CHEFE PÉ-PRETO.

"Quem lhes deu as terras que agora habitam? Com que direito as possuem? Elas sempre foram dos Algoukin. Na verdade, meu irmão, sinto pena de você do fundo de minha alma. Ouça o meu conselho e torne-se um Huron. Pois vejo uma enorme diferença entre a sua condição e a minha. Eu sou senhor do meu próprio corpo, disponho absolutamente de mim mesmo, faço o que eu quero, sou o conjunto da minha nação, não temo nenhum homem e só dependo do Grande Espírito. Enquanto o seu corpo como a sua alma, estão condenados à dependência dos seus superiores; você não tem a liberdade de fazer o que pensa. Tem medo de ladrões, assassinos, falsas testemunhas, etc., e depende de uma infinidade de pessoas que estão acima de você. É verdade ou não é?
KONDIARONK - CHEFE HURON.

CONCLUSÃO
Liberdade, luta e liberdade... Talvez seja este o único sentido que valide a expressão Spirit of America que nada mais representa e simboliza do que a heróica resistência dos povos indígenas americanos contra o processo de dominação imposto pelo homem branco.

As palavras, por si só, dizem tudo. As falas, apesar de proferidas por líderes de nações tribais distintas, incrivelmente se assemelham e se completam em seu conteúdo revelador de uma harmoniosa melodia de valores humanos. Amor, respeito, dignidade e honestidade, talvez sejam as palavras que possam representar este código de valores
que hoje em dia está fazendo falta em nossa sociedade dita civilizada. E como!

Psicanalista Clínico e Psicoterapeuta Reencarnacionista.

Texto revisado por Cris

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Conteúdo desenvolvido pelo Autor Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

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