Os cinco pilares da autoestima O que é a autoestima?
Atualizado dia 8/23/2023 11:45:55 PM em Autoconhecimentopor Andrea Pavlo
Primeiro, antes de tudo vamos esclarecer uma coisa: não tem como viver uma vida boa, legal, completa, sem autoestima. Alguns movimentos nos últimos tempos têm falado sobre não “precisar” se amar mas eu digo, você só não precisa se amar se não quiser nada com a vida. Não quiser realizar nada, não quiser fazer nada, simplesmente preferir continuar existindo...ou pior, sobrevivendo.
A autoestima é a base para um bom desenvolvimento pessoal e social. Se nós aceitamos e gostamos de quem nós somos, nos dedicamos mais aos nossos sonhos e esperanças. Vamos querer nos curar de uma doença ou mudar um hábito que parece nocivo. Não é o contrário. Não nos curamos, ou ficamos mais bonitos e depois disso nos amaremos. Na verdade, não existe autocuidado onde não houver, pelo menos um pouco de autoestima.
A autoestima se desenvolve na infância e depende de vários fatores. Uma criança com um emocional equilibrado, que é criada em uma boa família, amorosa e presente, tem mais chances de desenvolver uma boa autoestima. Mas, claro, também existem fatores pessoais, de autoaceitação, principalmente quando essa criança vai para o mundo e entra em contato com preceitos e preconceitos externos.
As mulheres costumam ser mais cobradas quando falamos de autoestima. Carregamos o estigma de sermos “belas” para sermos escolhidas por um potencial parceiro. A cobrança na estrutura patriarcal não é tão forte, mas também é da natureza do feminino cuidar mais de si mesma, até mesmo em termos de saúde. Então, é uma congruência de questões que precisam ser levadas em conta.
E a pergunta que eu mais recebo nos meus canais como o IG é: mas como eu desenvolvo isso? Nunca tive, ou perdi em determinado momento. Ou “como eu vou me amar se tudo em mim está tão errado”. Essas são as perguntas que pretendo responder com esses artigos. Não, não precisamos de tudo perfeito para começar a aprender a nos amarmos e sim, é um processo. Um processo por vezes difícil e doloroso, mas que opera milagres realmente incríveis nas nossas vidas.
Fiquem por aqui e acompanhem os próximos artigos.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 19
Conteúdo desenvolvido por: Andrea Pavlo Psicoterapeuta, taróloga e numeróloga, comecei minhas explorações sobre espiritualidade e autoconhecimento aos 11 anos. Estudei psicologia, publicidade, artes, coaching e várias outras áreas que passam pelo desenvolvimento humano, usando várias técnicas para ajudar as mulheres a se amarem e alcançarem uma vida de deusa. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |