OS DEUSES E OS AROMAS - PARTE I



Autor Tina Simão
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 6/29/2010 5:42:43 PM
Os aromas, através dos perfumes, ervas, óleos essenciais ou essências, sempre estiveram ligados ao mundo divino, sendo usados em rituais desde a Antiguidade. Depois de criar um circulo mágico ou ambiente propício, o praticante do ritual mentaliza uma imagem nítida do aspecto característico da divindade, os seus atributos, símbolos e mitos, que serão usados naquela momento. O praticante concentra-se nestes detalhes para invocar o deus e usufruir dos seus benefícios. Os perfumes são parte integrante deste processo de construção da imagem.
As formas divinas são forças ou correntes universais ou ainda aspectos da vida cósmica e também existem na mente humana. Foram definidos por Carl Jung como arquétipos com grande importância no desenvolvimento e amadurecimento do ser humano. Estas formas ou imagens existem em praticamente todas as culturas humanas e são expressas através de mitos e do folclore. Formam símbolos cuja importância está na possibilidade de conexão com a mente humana. Quando conseguimos uma conexão com esses símbolos poderosos nos sentimos mais inteiros e ligados à fonte sagrada da vida.
Quando os deuses são invocados nos rituais há uma necessidade de imitação das qualidades dos eventos da vida deste deus. O ritual exterioriza as qualidades e nos ajuda a quebrar barreiras para experimentar algo maior que nós mesmos. E mais uma vez os aromas podem ser usados para ancorar essas experiências positivas de conexão.
Abaixo alguns deuses e deusas e a sua ligação com aromas que caracterizam seu modo de ação que poderá nos auxiliar na conquista dos nossos objetivos:
APOLO / SOL
O sol é considerado como o centro do campo da consciência, o ego. O signo e a casa onde se encontra o sol quando nascemos nos mostram de que maneira tentamos alcançar nossos objetivos e nos desenvolvemos conforme nossos desejos interiores. Nas crenças religiosas aparece com freqüência simbolizando Deus, ou o Cristo. É um arquétipo da consciência masculina, enquanto a lua é a consciência feminina. É a força yang e suas palavras chave são ambição, talento artístico, criatividade, dinamismo, energia, iluminação, cura, inspiração, inteligência, liderança, musica, organização autoconfiança, espiritualidade, vitalidade, calor e força de vontade.
Os deuses solares são Apolo, Rá, Osíris, Mithra, Cristo, Krishna. Apolo é um deus grego e é visualizado próximo ao ser humano. Mostra-se como um jovem belo coroado com folhas de louro. Peito largo, quadris elegantes, corpo viril. Possui uma lira de onde emite uma melodia encantada. Nos seus templos de cura praticam-se adivinhações e profecias. Seus animais sagrados são o cisne, o galo, corvo, leão, abutre, gavião, Lobo e serpente. As plantas e flores ligadas a este deus são loureiros, palmeiras, oliveiras, tamariscos, girassóis, heliotrópios, eucaliptos e acácias mas o perfume intenso do olibano é que predomina nos seus templos. Quando reverenciamos este deus devemos ter pensamentos e consciência clara do que necessitamos.
Óleos e aromas ligados a Apolo:
Alecrim – usado para proteção contra magia negra, é calmante e curativo, destrói o ódio e domina o medo, usados em banhos e rituais.
Angélica – atrai poder espiritual e proteção. É forte e deve ser usado em pouca quantidade.
Camomila – usado em bênçãos, para melhorar finanças e para unção em curas.
Canela – traz sorte. Pode ser usados para untar a cabeça e abençoar quartos.
Cravo – afrodisíaco com grande poder de atração. É também usado nas misturas, para aumentar o aroma de outros perfumes, incensos e essências.
Eucalipto – usado para curar feridas e para proteger-se do mal e da angustia.
Louro – usado para contra atacar a negatividade, afastar o mal e estimular a visão psíquica.
Olíbano – usado para abençoar, proteger, purificar, consagrar e atrair sucesso e prosperidade.
HERMES / MERCURIO
Mercúrio expressa as habilidades mentais, a capacidade de assimilar experiências e dados e as habilidades de comunicação. Estimula os impulsos para classificar, estudar, analisar as experiências e assimilar através da analise dos fatos. As palavras chaves são adaptabilidade, análise, classificação, contemplação, sagacidade, destreza, eloqüência, troca, facilidade, sorte, humor, curiosidade intelectual, interpretação, perspectiva, rapidez de pensamento, racionalidade, relação, inquietude, auto expressão, habilidade, trapaça, talento para escrever.
Mercúrio ou Hermes, o trapaceiro ou mágico entre os deuses, era o guia para o submundo da psique. Ele levava as mensagens dos deuses para os homens e entre os próprios deuses. Hoje nos traz estas mensagens através dos sonhos. Como tradutor dos sonhos, é mestre da psicologia profunda e é a ele que devemos procurar quando queremos nos entender a fundo. No Egito era conhecido como Thoth que originou o Livro de Thot ou Tarô. É o senhor da Magia.
Percebemos sua presença perto de nós quando sentimos uma carga eletrostática no ar provocando um arrepio a espinha. Este deus apresenta-se como jovem esbelto e andrógino, calçando sandálias aladas e elmo prateado, carregando um caduceu, símbolo do cérebro humano e do sistema nervoso. Ele se movimenta com gestos rápidos e precisos, seus poderes mentais são fortes e adaptáveis. A brisa traz um aroma de estoraque ou lima. Para aproximar-se deste deus tenha esperteza, sagacidade e humor.
Óleos e aromas ligados a Mercúrio:
Âmbar – curativo e polarizador, fortalece a aura e equilibra os componentes masculino e feminino; atrai solidariedade e amantes, alem de aumentar os poderes telepáticos.
Anis – estimulante psíquico e mental, induz a clarividência e energiza o cérebro.
Esclaréia – cura, alivia, acalma os nervos, excelente para meditação e para ter sono tranquilo se usado no corpo antes de dormir.
Estoraque – estimulante mental.
Funcho – cheiro elétrico que aumenta as capacidades psíquicas.
Ilangue ilangue – efeito aliviador para todo tipo de cura.
Jacinto – óleo de unção, cura, amor, sorte, da tranqüilidade, inclusive no sono e promove a projeção astral.
Lavanda – usado na cura, para melhorar finanças, acumular energia, trazer tranqüilidade aos relacionamentos.
Lima – usado para estimular a mente e restaurar energias.
Manjerona – cura e restaura as energias.
Violeta – usado para curar, afastar o mal e pacificar brigas entre amantes.
Tina Simão
Estudiosa e Pesquisadora da Arte ou Religião Antiga.
Cursos, Workshops, Palestras e Rituais sobre o tema.
www.luzinterior.com.br
11 4238 8619
veja no site a programação de cursos para os meses de julho e agosto.









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |